Cote
PT -SCMLSB SCML/OA/MS/04/002/030
Titre
Date(s)
- 1853-10-24 (Production)
Niveau de description
Pièce
Étendue matérielle et support
9 fls.; papel.
Nom du producteur
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Portée et contenu
Inclui deliberações sobre os seguintes assuntos:
1.º Cumprimento da Portaria do Ministério de Reino de 14 de Outubro de 1853, relativa à transferência dos inválidos do Hospital do Amparo e do Hospital de Santa Ana.
2.º Informação do enfermeiro-mor do Hospital de São José de Lisboa sobre a referida transferência.
3.º Providências e normas relativas à organização de pessoas e bens, após a transferência do Hospital do Amparo e do Hospital de Santa Ana para as novas instalações.
4.º Irregularidades praticadas por Antónia Ricarda, moradora na freguesia de São Mamede, concelho da Batalha, ama de Angélica, criança exposta da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
5.º Pedido de Henriqueta Evangelista, ama das crianças expostas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para que lhe fosse concedido um aumento do salário.
6.º Tabela das despesas autorizadas pelo Ministério do Reino, para o ano económico de 1853-1854.
7.º Informação do pároco da freguesia de Alpedriz, concelho de Alcobaça sobre Maria Casimira, ama das crianças expostas da Misericórdia de Lisboa, moradora no lugar de Casais de São Brás.
8.º Irregularidades praticadas por Luísa Maria e Ludovina Rita, respetivamente, amas de Maria e Manuel, crianças expostas da Santa Casa.
9.º Ordem para que, no orçamento das obras do Hospital dos Expostos de Lisboa, se contemplasse a separação da comunicação interna entre a casa do padre tesoureiro da Igreja da Misericórdia e o pátio do referido Hospital.
10.º Autorização de fornecimento de tabaco, comida, vestuário e calçado aos asilados do Hospital do Amparo e do Hospital de Santa Ana.
11.º Estabelecimento de uma tabela com a ementa dos almoços do Hospital do Amparo, Hospital de Santa Ana, Hospital dos Expostos de Lisboa e Recolhimento de São Pedro de Alcântara.
12.º Ordem para que o diretor do Hospital dos Expostos de Lisboa apresentasse as alterações consideradas necessárias na referida tabela.
13.º Providência para o cumprimento da Portaria do Ministério de Reino de 25 de Outubro de 1848, relativa à prevenção da cólera-morbo.
14.º Ordem para que se entregassem as chaves dos antigos edifícios do Hospital do Amparo e do Hospital de Santa Ana ao enfermeiro-mor do Hospital de São José de Lisboa.
15.º Pedido da contadoria do Hospital de São José de Lisboa, para que não fossem retiradas dos referidos edifícios as pias de pedra.
16.º Irregularidades praticadas pelo pároco de Rio Maior na emissão de um atestado a Leocádia da Conceição, ama de Adelaide, criança exposta da Misericórdia de Lisboa.
17.º Pedido de informação à Casa Pia de Lisboa e ao Colégio Militar de Mafra sobre o processo de aquisição e distribuição de géneros naquelas instituições.
18.º Apresentação do orçamento e prospeto das obras de construção edifício de banhos termais da Santa Casa.
19.º Publicação de anúncios na imprensa relativos à arrematação das referidas obras.
20.º Queixas relativas à ausência de celebração eucarística em alguns dos oratórios da Cadeia de Lisboa.
21.º Aprovação dos assuntos apresentados à Mesa da Misericórdia por [José Maria da Silva Torres, arcebispo de Palmira] e provedor da Santa Casa.
22.º Incapacidade física atribuída a Melchíades e Quirino, expostos da Santa Casa que haviam sido admitidos no Serviço da Armada do Ministério da Marinha. Ordem para que todos os expostos encaminhados para o referido ministério fossem, antecipadamente, observados por um médico.
23.º Pedido de João Batista de Sousa, fabricante de esteiras, para que lhe fosse restituído o exposto António de Campos, aprendiz de esteireiro, que fugira de sua casa e fora, seguidamente, encaminhado pela Santa Casa para o Serviço da Armada do Ministério da Marinha.
24.º Pedido de João Teixeira Gomes, padre capelão do antigo Hospital do Amparo para que lhe fosse concedida uma gratificação pelos serviços que prestara durante o seu provimento.
25.º Resposta ao pedido de informação do administrador do Concelho de Belém sobre o estabelecimento de um hospital para coléricos, no referido concelho.
26.º Inspeção aos estabelecimentos dependentes da Misericórdia de Lisboa.
27.º Medidas a adotar para combater a carestia de azeite nos estabelecimentos da Santa Casa.
28.º Medidas a adotar para reduzir o consumo de lenha nos referidos estabelecimentos.
29.º Irregularidades praticadas pelo pároco de Cascais na emissão de atestados às amas das crianças expostas da Misericórdia de Lisboa.
30.º Arrematação das obras do edifício de banhos termais da Santa Casa.
31.º Pedido de aprovação à Câmara Municipal de Lisboa para o estabelecimento do referido edifício.
32.º Envio de um relatório sobre os assuntos da Misericórdia de Lisboa pendentes no Ministério da Fazenda ao conselheiro [José Máximo de Castro] Neto [Leite e Vasconcelos].
33.º Atualização do número legal de inválidas do Hospital do Amparo.
34.º Informação sobre a necessidade de se nomearem expostas para coadjuvar no serviço de condução da água, no referido Hospital.
35.º Ordem para que aos enjeitados menores residentes no Hospital dos Expostos de Lisboa apenas fosse dado café misturado com cevada e leite.
36.º Ordem para que aos mesmos expostos fosse negado o consumo de chá.
37.º Ordem para que João dos Santos Leal, regente dos inválidos do antigo Colégio [de Nossa Senhora da Conceição para] Clérigos Pobres, distribuísse o serviço doméstico pelos expostos.
38.º Pedido de autorização da regente do Hospital do Amparo para que pudesse ter como [dama de companhia] Maria José Xavier de Sousa.
39.º Transferência da enfermeira do antigo Hospital do Amparo para o Hospital dos Expostos de Lisboa.
40.º Informação sobre o falecimento de [Francisca], criança que dera entrada na Misericórdia de Lisboa, trazida por Maria Casimira, moradora no lugar dos Casais de São Brás, freguesia de Alpedriz, concelho de Alcobaça.
41.º Consulta ao Governo sobre o orçamento para a construção do edifício de banhos termais da Santa Casa, em São Paulo, Lisboa.
42.º Adjudicação da construção dos referidos banhos.
43.º Recomendação a dirigir aos médicos e cirurgiões da Misericórdia de Lisboa para que atestassem as reais necessidades das visitadas da mesma instituição.
44.º Ordem para que o mestre de obras da Santa Casa iniciasse as obras do Colégio [de Nossa Senhora da Conceição para] Clérigos Pobres.
45.º Inventário dos bens móveis do Hospital do Amparo e do Hospital de Santa Ana.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Descrição elaborada a 11 e 12 de Julho de 2012.