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Associação Protetora da Infância Desvalida e dos Pobres do Lumiar
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Livros de ordenados

Inclui um livro com o registo dos ordenados auferidos mensalmente por cada um dos funcionários do Asilo, indicando a respetiva categoria e data de entrada. Integra os somatórios mensais e anuais das importâncias pagas aos colaboradores.

Livros diário da receita e despesa

Inclui livros com o registo detalhado da receita e despesa, descriminada mensalmente.

No que concerne à receita, regista-se informação sobre os montantes das pensões, o saldo anterior (transporte) e os donativos.

Relativamente à despesa, constam elementos informativos sobre os géneros alimentares adquiridos e respetivo custo, as obras e reparações efetuadas no edíficio, material escolar, medicamentos, remunerações dos funcionários, contribuições, seguros e despesas de manutenção (água, eletricidade, equipamentos variados, etc.).

Livros de caixa

Inclui livros com o registo das receitas e despesas da instituição, descriminadas mensalmente.

No que respeita ao registo da receita, constam elementos como o transporte (saldo proveniente do ano económico anterior), montantes das quotas, juros bancários, legados, donativos, pensões de alunas e subsídios governamentais.

Os registos referentes às despesas contêm elementos informativos sobre as remunerações dos funcionários, contribuições e seguros, despesas de manutenção e despesas relacionadas com as asiladas.

Livros de registo mensal de quotas

Inclui dois livros com o registo mensal das quotas pagas pelos sócios, constando o nome do associado, o montante recebido, os meses em questão e os respetivos totais.

Os registos, a partir do ano económico de 1932/1933, incluem referência ao montante da quota, ao mês em causa, o nome e endereço do associado, a confirmação do pagamento, ou não, das quotas e os totais.

Orçamentos

Inclui formulários preenchidos com a previsão anual, por artigos, da receita e despesa da Associação. Integra os orçamentos ordinários, suplementares, bem como, em alguns casos, os duplicados e triplicados dos mesmos.

Registo de matrículas

Inclui um livro de registo das matrículas das alunas, com informação biográfica e elementos relativos ao grau de instrução das mesmas à entrada, a aplicação, frequência escolar e o comportamento. Engloba também o registo da data e circunstâncias da saída das crianças da instituição.

Admissão de crianças

Inclui os processos das crianças admitidas, bem como das candidatas que não obtiveram provimento.

Estes processos são compostos por requisições de internamento, boletins de inscrição, atestados de residência, termos de responsabilidade em que os familiares assumiam os cuidados da criança caso esta deixasse de permanecer no Asilo, atestados de pobreza, certidões de vacinação e de ausência de patologias contagiosas, certidões de óbito do(s) progenitor(es), certidões de nascimento, certidões de batismo, cédulas de identificação, atestados de indigência, boletins de transição escolar, ofícios de diversas instituições que encaminhavam crianças para o Asilo (Direção-Geral da Assistência, Governo Civil, etc.).

Copiador de correspondência expedida para a Direção-Geral da Assistência

Inclui cópias dos ofícios remetidos à Direção-Geral da Assistência e organismos dependentes relativos, entre outros assuntos, à comunicação das contas de receita/despesa e orçamentos anuais e à comunicação de dados estatísticos relativos ao funcionamento e atividade da Associação.

Copiador de correspondência expedida

Inclui cópias da correspondência expedida relativa, entre outros assuntos, ao agradecimento pela atribuição de donativos ou subsídios, respostas a ofícios de outras entidades, ao envio de faturas e recibos de pagamento das pensões das internadas subsidiadas por outras entidades (Governo Civil de Lisboa, a Casa Pia de Lisboa, Instituto de Assistência a Menores, etc.), orçamentos, declarações de pagamento de quotas e donativos dos sócios. Engloba também cópias da correspondência trocada com familiares das asiladas e resposta a pedidos de internamento de crianças.

O livro contém o registo alfabético dos destinatários.

Correspondência com entidades

Inclui a correspondência trocada entre a Associação e entidades oficiais como a Direção-Geral da Assistência, o Instituto de Assistência a Menores e a Casa Pia de Lisboa, a Nunciatura Apostólica em Portugal e o Patriarcado de Lisboa, entre outras instituições.

Integra minutas de ofícios de resposta, mapas estatísticos, comunicações sobre a composição dos órgãos administrativos da Associação, orçamentos, justificativos de receitas e despesas, pedidos de declarações, provisões para a celebração de missas na capela do Asilo e certidões.

Correspondência recebida

Inclui ofícios e cartas recebidos de diversas entidades, remetendo orçamentos, memorandos e comunicações, donativos de entidades, empresas e particulares, folhetos publicitários, pedidos de transferência de alunas, agradecimento de ex-alunas, circulares, convites para eventos culturais, religiosos, didáticos, pedidos para admissão de alunas, guias de encomenda de artigos para a instituição, recibos de renda, subsídios, cartões de visita, boletins de donativos de Natal, faturas de diversos produtos e serviços, pagamento de quotas de associados, divulgação de produtos e serviços, nomeações de mandatários para representação nas assembleias.

Associação Protetora da Infância Desvalida e dos Pobres do Lumiar

  • PT -SCMLSB APIDPL
  • Fundo
  • 1867 - 1977

Do conjunto documental destacam-se os estatutos da instituição, os livros de atas das reuniões da Direção e da Assembleia-Geral, que atestam a vida administrativa da associação, bem como os documentos respeitantes à comunicação interna e com outras entidades, nomeadamente a correspondência recebida e o registo de correspondência expedida.

Inclui, também, documentação relacionada com a gestão financeira, nomeadamente orçamentos, relatórios e contas, balancetes, registos de receita e despesa, registos de quotas mensais e anuais, registos de pensões, livros caixa e livros diário.

Integra ainda, entre outros, os conjuntos documentais relativos às crianças assistidas, salientando-se as candidaturas de admissão, os processos de crianças admitidas, o registo de matrículas, o registo biográfico e o registo da avaliação escolar das alunas institucionalizadas.

Associação Protetora da Infância Desvalida e dos Pobres do Lumiar