Mostrar 213 resultados

Descrição arquivística
DS Com objeto digital
Previsualizar a impressão Ver:

Cartão de Maria Amélia Horta Pereira, conservadora do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, para António Eusébio Benito Maçãs

Referência ao interesse demonstrado pelo diretor do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, João Manuel Bairrão Oleiro, em conhecer pessoalmente o destinatário e de visitar na sua companhia os locais e objetos que este havia mencionado durante uma visita ao Museu.
É também solicitada a indicação de uma data e do local considerados oportunos para nova conversa, na presença do diretor do Museu.

Carta de Harri Meier para António Eusébio Benito Maçãs

(Heidelberg) - Manifestação de apreço pela confirmação da ida de Delmira Maçãs para Heidelberg, onde iria exercer o cargo de leitora universitária; envio de informações sobre a viagem, o alojamento e sobre o custo de vida em Heidelberg; alusão à existência de uma "boa" biblioteca portuguesa.

Cartão de Harri Meier para António Eusébio Benito Maçãs

[s.l.] - Mensagem de agradecimento relativa a uma oferta de queijo alentejano; recomendação de descanso para a filha do destinatário, Delmira Maçãs, que se preparava para a realização de um exame.
Sublinha-se, ainda, a referência à publicação da tese [de Licenciatura] de Delmira Maçãs.

[Retrato de corpo inteiro da família Benito Maçãs]

Os retratados econtram-se alinhados em três fileiras, de frente para o observador, sobre um tapete estampado que se encontra a cobrir o chão de pedra.
Trajam fatos formais.
Identificam-se, da esquerda para a direita e de cima para baixo: Catarina Maria Benito Maçãs (1.ª), Faustina Benito Maçãs (2.ª), Francisco Benito Maçãs (3.º), António Dias Maçãs (4.º), Ana Catarina Bonito Semedo Maçãs (5.ª), José da Ascensão Benito Maçãs (6.º) e António Eusébio Benito Maçãs (7.ª).
Em segundo plano, observa-se um panejamento escuro.

[Retrato de corpo inteiro das famílias Benito Maçãs e Maçãs Fernandes]

Plano geral de um grupo de 11 indivíduos, da família de António Dias Maças, [já viúvo], com os filhos e as sobrinhas. Encontram-se alinhados em 3 fileiras, de frente para o observador, sobre um tapete estampado.
Trajam fatos formais, um dos indivíduos apresenta um fato de natureza militar.
Identificam-se, a contar da esquerda para a direita e de cima para baixo: Catarina Maria Benito Maças (2.ª), Faustina Maria Benito Maçãs(4.ª), António Fernandes (5.º), Faustina Dias Maçãs (7ª), João Maçãs Fernandes (ao colo da mãe), Francisco Benito Maçãs (8.º), António Dias Maçãs (9.º), António Eusébio Benito Maçãs (10.º) e José da Ascensão Benito Maçãs (11.º).
Em segundo plano vislumbra-se a parede de uma sala, terminando em chão de pedra.
Prova realizada por Ubaldi.

[Retrato de corpo inteiro de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, de frente para o observador. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. O braço esquerdo está apoiado numa cerca composta por troncos de madeira, que fazem parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. Apoia a mão direita num guarda - chuva fechado.
Traja fato escuro, camisa clara e gravata escura. Usa chapéu escuro, de aba larga.
Prova realizada na Photografia Central.

[Retrato de meio corpo de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, ligeiramente voltado para a sua direita, direcionando o olhar para a sua esquerda. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. A mão direita está apoiada no espaldar de uma cadeira e o braço esquerdo repousa ao longo do corpo.
Traja casaco e colete escuros, camisa clara e gravata escura.
Prova realizada na Photographia Central.

[Retrato de corpo inteiro de Maria José Pereira Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, rodeada por um cenário bucólico recriado em estúdio. A mão esquerda encontra-se apoiada numa mesa, contruída com troncos de árvore; o braço direito repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado ao cimo da cabeça.
Traja um vestido claro, de mangas compridas, franzido nos punhos.
Em segundo plano, no cenário pintado, destacam-se, à esquerda do observador um tronco de uma árvore e, ao fundo um lago.
Prova realizada na Photographia Central de Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de meio corpo de Maria José Pereira Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, de frente para o observador. Os braços estão apoiados sobre uma cerca composta por troncos de madeira, que fazem parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. Segura um leque com a mão direita.
Traja um vestido claro, de mangas compridas e um xale de renda sobre os ombros.
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Josefa Pereira Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, de frente para o observador, pisando um tapete estampado. A mão direita está apoiada sobre o espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Apresenta o cabelo apanhado numa longa trança, presa por um laço escuro, a contrastar com o laço claro que ornamenta o pescoço.
Traja vestido escuro, justo na parte superior e ornamentado com por laços e folhos. Usa uma pulseira no pulso esquerdo.

[Retrato de corpo inteiro de José da Ascensão Benito Maçãs]

O jovem encontra-se de pé, de frente para o observador. A mão esquerda está apoiada sobre um chapéu de palha, colocado no assento de uma cadeira que faz parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. O braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja um casaco escuro, assertoado, com "golas de marinheiro", sobre uma camisola escura, na qual se observa uma âncora estampada, ao nível do peito. Os calções da mesma cor do casaco, são curtos, ao nível do joelho, fazendo aparecer as meias e as botas com atacadores.
Prova realizada por Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de corpo inteiro de António Eusébio Benito Maçãs]

O jovem encontra-se de pé, de frente para o observador. A mão esquerda está apoiada no assento de uma cadeira que faz parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. O braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja camisa clara com laço escuro ao pescoço, casaco e colete escuros. Os calções escuros, são curtos, ao nível do joelho, fazendo aparecer as meias e as botas com atacadores.
Prova realizada por Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Francisco Pedro Benito Maçãs]

O jovem encontra-se de pé, de frente para o observador. A mão esquerda está apoiada sobre um chapéu de palha, colocado no assento de uma cadeira que faz parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. O braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja camisa clara, gravata e casaco assertoado, escuros. Os calções, da mesma cor do casaco, são curtos, ao nível do joelho, fazendo aparecer as meias e as botas com atacadores.
Prova realizada por Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de corpo inteiro de Faustina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, rodeada por um cenário bucólico recriado em estúdio. O seu rosto está voltado para o observador. A mão esquerda encontra-se apoiada num tronco, que parece fazer parte de um espaldar de uma cadeira, o braço direito repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado atrás da cabeça.
Traja roupa clara, cintada com um corpete claro que contrasta com pequenas aplicações de tecido escuro na gola, nos punhos e na cintura.
No cenário, para além dos troncos sobre os quais repousa a mão da retratada, destaca-se ainda à esquerda do observador, parte de uma árvore, rodeada por pequenos arbustos.
Prova realizada na Photographia Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de meio corpo de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, ligeiramente voltado para a sua direita, direcionando o olhar para a sua esquerda. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. A mão direita está apoiada no espaldar de uma cadeira e o braço esquerdo repousa ao longo do corpo.
Traja casaco e colete escuros, camisa clara e gravata escura.

[Retrato de busto de Honório Pinto de Almeida]

O retratado encontra-se de frente para o observador.
Traja farda militar, destacando-se na gola um símbolo bordado de dois ramos [de oliveira] com os pés passados em aspa. Usa chapéu com um símbolo bordado.
Em segundo plano, observa-se vegetação arbórea, que se desvenace numa auréola muito clara á volta da imagem.

[Retrato de busto de Afonso Elias Rosado Gordilho]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com a cabeça voltada para a sua direita.
Traja camisa clara, de colarinhos subidos, com gravata às riscas de dois tons (claro e escuro) e casaco abotoado, escuro.
O fundo é claro, nele se diluindo a parte inferior do corpo.
Prova realizada por J. Duro.

[Retrato de corpo inteiro de homem]

O retratado encontra-se sentado, de frente para o observador. O braço esquerdo repousa sobre uma mesa estreita, de madeira, com pé alto, o braço o direito encontra-se apoiado sobre a perna direita. Usa chapéu de aba larga.
Traja camisa clara, a contrastar com o fato, colete, laço e sapatos.
Em segundo plano vislumbra-se um rodapé de madeira e uma parede escura. O chão encontra-se coberto por um tapete .

[Retrato de corpo inteiro de José da Ascensão Benito Maçãs]

A criança retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado, de frente para o observador. O braço direito está apoiado sobre o assento da cadeira em palhinha, o esquerdo repousa ao longo do corpo.
Traja vestido escuro, com um realce gradualmente mais intenso nos ombros e nos punhos. Calça meias claras e botas escuras, de cano médio.
Em segundo plano, vislumbra-se uma parede escura e uma planta.

[Retrato de corpo inteiro de António Eusébio Benito Maçãs]

A criança retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado, a olhar para o observador. O braço direito encontra-se apoiado numa cadeira e o esquerdo repousa ao longo do corpo.
Traja camisa clara com um grande laço às riscas, a adornar o pescoço. O casaco e os calções formam quadrados de dois tons, claro e escuro. Calça meias e botas escuras.
À sua direita, destaca-se, sobre o assento da cadeira em palhinha, um chapéu adornado com insígnias militares. Do seu lado esquerdo encontra-se uma planta.

[Retrato de corpo inteiro de Francisco Pedro Benito Maçãs]

A criança retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado. O braço direito encontra-se apoiado numa cadeira e a mão esquerda segura um livro.
Traja camisa clara com um grande laço às riscas, a adornar o pescoço. O casaco e os calções formam quadrados de dois tons, claro e escuro. Calça botas escuras de cano alto.
À sua direita, destaca-se, sobre o assento da cadeira em palhinha, um chapéu com uma pala, adornado com insígnias militares.
Em segundo palno observa-se uma parede escura, que compõe o fundo da imagem.

[Retrato de corpo inteiro de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, de frente para o observador, pisando um tapete estampado. A mão direita está apoiada sobre o espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Apresenta o cabelo apanhado numa longa trança, presa por um laço escuro, a contrastar com o laço claro que ornamenta o pescoço.
Traja vestido escuro, justo na parte superior e ornamentado com por laços e folhos. Usa uma pulseira no pulso esquerdo.

[Retrato de busto de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, de frente para o observador. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. A mão direita está apoiada sobre um chapéu de chuva fechado e o braço esquerdo repousa sobre uma cerca, que faz parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio.
Traja fato escuro, camisa clara e gravata escura.
Prova realizada na Photographia Central - José de Carvalho.

[Retrato de busto de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com o rosto ligeiramente voltado para a sua direita. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face.
Traja um casaco escuro abotoado, uma camisa clara de colarinhos subidos e um laço aos quadrados, xadrez.

[Retrato de busto de Ana Catarina Benito Semedo Maçãs]

A retratada figura de frente para o observador, com a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda. Usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.
Traja um vestido escuro, estampado a nível do peito, das golas e dos punhos. Do conjunto sobressai uma aplicação muito clara, presa à gola.

[Vista geral da fachada da "casa do Corro", em Portalegre]

Plano involuntariamente desfocado da "casa do Corro", em Portalegre.
A habitação é constituída por 2 pisos, destacando-se na fachada, os cunhais e o soco em pedra.
Observam-se, no piso superior, uma fila de cerca de 6 janelas de sacada com guardas de ferro, cujo lintel é encimado por uma cornija.
No piso térreo vislumbra-se um portão, três portas e várias janelas de peito.

[Vista geral da fachada principal de um edifício]

A fachada de 2 pisos é enquadrada pelo soco, pelos cunhais (com base e plinto salientes) e por uma cornija (com faixa inferior) sob o beiral. É muito regular, tendo 9 vãos uniformemente distribuídos em cada piso.
Observam-se, no piso superior, uma fila de janelas de sacada com guardas de ferro, cujo lintel é encimado por uma cornija.
No piso térreo, vislumbram-se janelas de peito, com portadas de madeira e lintel simples. A entrada ornamentada em pedra, ostenta, por cima do portal, um brasão.
Em segundo plano, vislumbram-se três pessoas no largo subjacente ao edifício.

[Vista parcial da fachada principal de um edifício]

A fachada de 2 pisos é enquadrada pelo soco, pelos cunhais (com base e plinto salientes) e por uma cornija (com faixa inferior) sob o beiral. É muito regular, tendo 9 vãos uniformemente distribuídos em cada piso.
Observam-se, no piso superior, uma fila de janelas de sacada com guardas de ferro, cujo lintel é encimado por uma cornija.
No piso térreo, vislumbram-se janelas de peito, com portadas de madeira e lintel simples. A entrada ornamentada em pedra, ostenta, por cima do portal, um brasão.
A parte direita da imagem denota a marca da sombra dos dedos do fotógrafo sobre a lente.

[Retrato de meio corpo de duas mulheres]

Plano involuntariamente desfocado de duas retratadas, que se encontram de frente para o observador, no meio de um quintal com vegetação.
Trajam, ambas, fatos escuros.
Vislumbram-se, em segundo plano, parte de um muro e vegetação arbustiva e arbórea.
«

[Vista parcial do ossário de Leuk, na Suiça]

Em primeiro plano, junto a uma parede, observa-se um amontoado de crânios, tíbias e outros ossos humanos, empilhados.
Em segundo plano, distinguem-se um crucifixo e três objetos ornamentais. Num destes objetos, situado ao centro, distingue-se parte de uma inscrição: "arrer venezt pearret [...] unserm". No outro, situado mais à esquerda, pode ler-se a palavra "vater".

[Retrato de corpo inteiro de uma boneca vestida com fato tradicional do Baixo Alentejo]

A boneca retratada encontra-se num largo de terra batida, ligeiramente virada para a sua direita. O fato tradicional alentejano é constituído por chapéu de aba larga, lenço, blusa, avental e sapatos. Apresenta, ainda, jóias e, debaixo do braço esquerdo, fora colocada uma cesta de vime.
Em segundo plano, vislumbra-se algumas árvores, vegetação e parte da fachada de uma habitação.

[Vista parcial de um lago]

[Esta imagem foi captada no lugar dos Olhos de Água, concelho de Marvão, distrito de Portalegre].
Parte da margem do rio surge em primeiro plano, destacando-se uma árvore, cujos ramos pendem sobre as águas.
Em segundo plano, vislumbra-se parte de uma serra.

[Retrato de corpo inteiro de homem no quintal de uma casa de habitação]

O retratado encontra-se de pé, de perfil para o observador, surgindo rodeado por vegetação, junto à fachada de uma casa de habitação.
Os braços repousam atrás das costas.
Traja fato escuro.
Em segundo plano, através da porta, vislumbra-se o corpo de uma mulher dentro da habitação, de frente para o observador.

[Retrato de corpo inteiro de duas mulheres]

As retratadas encontram-se no meio de um quintal com árvores de fruto, estando uma de pé, surgindo em primeiro plano. A outra figura sentada, atrás da primeira.
Trajam ambas casacos escuros sobre camisas claras de gola subida.
Vislumbram-se, ainda, em segundo plano, um tanque, parte de um muro e vegetação arbustiva e arbórea.

Resultados 1 a 50 de 213