- PT -SCMLSB CG/0000015
- DS
- [1598]
Parte de Coleção de gravuras
A mancha superior representa uma panorâmica rasante da cidade de Lisboa com embarcações no Tejo em primeiro plano, encimada pelas armas reais portuguesas (reinado de D. João III), suportadas por dois anjos.
Destacam-se, entre outros edifícios, o Hospital de Todos-os-Santos e o Palácio dos Estaus, sede do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa, bem como o Convento de São Domingos, sitos na Praça do Rossio.
São também visíveis a Igreja e o edifício sede da Misericórdia de Lisboa (com a respetiva torre da escrivaninha), fronteiros ao Terreiro do Trigo, e o Palácio Real, sito no Terreiro do Paço. Mais a Ocidente, destacam-se o Convento do Carmo, o Convento da Santíssima Trindade e, já na parte alta e extramuros da cidade, surge representada a Igreja e Casa Professa de São Roque, sede da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
A mancha inferior contém um texto em alemão: "Olisiponis oder Lissbonae der Furnenmen und wegen des gewaltigen Lauffmanns Rewerb so all da gettrieben weitbet andren State in Spanien wahre abcontrafactur" [Olisipo ou Lisboa, a nobre e, pelo imenso negócio mercantil ali realizado, extensamente conhecida cidade em Espanha, sua verdadeira contrafação].