Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Albergue de Mendicidade da Polícia de Segurança Pública de Lisboa
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
- Albergue da Mendicidade da Mitra
- Asilo da Mitra
- Mitra
identificadores para entidades coletivas
Zona da descrição
Datas de existência
1933-05-10 - 1940-04-20
História
Albergue criado no dia 10 de maio de 1933 pelo Comando da Polícia de Segurança Pública de Lisboa para internar provisoriamente indivíduos que mendigavam pelas ruas da cidade de Lisboa e por zonas urbanas circundantes.
O mencionado comando policial nomeou, na mesma altura, a Comissão Administrativa do Fundo de Assistência à Mendicidade, órgão colegial responsável pela administração do albergue.
O albergue encontrava-se financeiramente dependente das receitas do Fundo de Assistência à Mendicidade, as quais provinham, essencialmente, da cobrança de quotas de subscritores, da organização de festas e da recolha de donativos.
Entre 1933 e 1935, decorreram as obras de beneficiação das instalações do albergue, sitas nos terrenos da antiga sede patriarcal de Lisboa, vulgo Palácio da Mitra, equipando-se os espaços destinados às camaratas, refeitório, cozinha, ginásio, enfermarias, balneários, lavandarias, recreios e terreno de cultivo.
Foram, ainda, criadas salas de aula, destinadas ao ensino dos albergados em idade escolar, tendo sido contratadas professoras do ensino primário.
Para os adultos, aptos a trabalhar, equiparam-se pequenas oficinas de alfaiataria, sapataria, serralharia, carpintaria e latoaria, cuja produção se destinava ao consumo no albergue.
O cumprimento do estipulado no Decreto-Lei n.º 30.389, de 20 de abril de 1940, que estabeleceu a criação de albergues em todas as capitais de distrito, determinou a conversão do Albergue de Mendicidade da Polícia de Segurança Pública de Lisboa em albergue distrital. O organismo que lhe sucedeu, o Albergue Distrital de Mendicidade de Lisboa, era administrado por uma nova comissão administrativa e consultiva, mantendo, no entanto, a mesma relação associativa com o Comando da Polícia de Segurança Pública de Lisboa.
Lugares
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
Internar, provisoriamente, indivíduos que, como modo de vida habitual ou acidentalmente, infringissem as leis que proibiam a mendicidade, presentes no Decreto n.º 19.3687, de 4 de Maio de 1931.
Mandatos/Fontes de autoridade
Decreto-Lei n.º 19.687, de 4 de maio de 1931, que regulou a repressão da mendicidade nas ruas e lugares públicos.
Primeira sessão da Comissão Administrativa do Fundo de Assistência à Mendicidade de 31 de julho de 1933, que procedeu à análise das contas correntes do referido fundo.
Decreto-Lei n.º 30.389, de 20 de abril de 1940, que determinou a criação de albergues nas capitais de distrito, destinados a prevenir e reprimir a mendicidade nas ruas.
Estruturas internas/genealogia
Entre 1933 e 1935, o albergue dispunha de refeitório, cozinha, ginásio, enfermarias, balneários, lavandarias e recreios, cujas tarefas básicas eram asseguradas pelos agentes da Polícia de Segurança Pública de Lisboa.
Por volta do ano de 1934 foram criadas as oficinas de alfaiataria, serralharia, sapataria e carpintaria.
Em setembro do mesmo ano, foi colocada em funcionamento a aula de instrução primária, destinada aos menores albergados, tendo sido contratadas duas professoras primárias e um professor de ginástica.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
AMM
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Mínimo
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 17 de Maio de 2024.
Línguas e escritas
Sistema(s) de escrita
Fontes
Bastos, Susana Pereira, O Estado Novo e os Seus Vadios: Contribuições para o Estudo das Identidades Marginais e da sua Repressão, in Etnográfica Press, 21 de Janeiro de 2019, https://books.openedition.org/etnograficapress/2192.
Colen, Maria Luísa Guterres Barbosa - O Albergue de Mendicidade da Mitra, in Mitra Polo de Economia Social. Lisboa: SCML, 2021, pp. 74-133.
Fundo de Assistência à Mendicidade: Exercício dos primeiros 5 meses da sua fundação, Fevereiro-Junho de 1933, Lisboa; Papelaria, Livraria e Tipografia Fernandes & C.ª, [1933].