Zona da identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
António Eusébio Benito Maçãs
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
Zona da descrição
Datas de existência
1883-1974
História
Filho de António Dias Maçãs e de Ana Catarina Bonito Semedo, António Eusébio Benito Maçãs nasceu a 15 de Dezembro de 1883 na freguesia de Ribeira de Nisa, concelho de Portalegre.
Neto da parte paterna de António Dias Maçãs e de Faustina Maria da Silveira, e da parte materna de José Lourenço Semedo e Catarina José Bonito.
Irmão de Catarina Maria Benito Maçãs, Faustina Maria Benito Maçãs, Francisco Pedro Benito Maçãs e José da Ascensão Benito Maçãs.
Órfão de mãe a partir de 1890, foi internado com os seus irmãos no colégio jesuíta de São Fiel, passando, posteriormente, para o Colégio de Santa Maria, no Porto.
Em 1900, após o falecimento de seu pai, que à data era vogal da Câmara Municipal de Portalegre, regressa à casa paterna, onde se fixou para administrar as propriedades herdadas.
Casou com Ema Virgínia Garraio em 23 de Maio de 1922.
Foi pai de Delmira Maria Filomena Benito Maçãs.
Para além de proprietário agrícola e pequeno industrial, foi um autodidata colecionador de materiais arqueológicos, recebendo um louvor do Governo da República Portuguesa pelos serviços e ofertas em favor do Museu Etnológico Português.
Faleceu em Santos-o-Velho (Lisboa) a 23 de Maio de 1975.