Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Dispensário n.º 1 - Alcântara
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
DA
Zona da descrição
Datas de existência
1907-2-4 - [?]
História
Unidade orgânica criada na dependência dos Serviços Médicos Externos após a reforma dos serviços de assistência médica, farmacêutica e higiénica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciada no ano de 1906 e concretizada a 4 de Fevereiro de 1907. Foi aberta ao público nesta última data.
Lugares
O Dispensário n.º 1 - Alcântara procedia ao atendimento de indivíduos pobres residentes no 1.º distrito clínico, que compreendia as freguesias de Santa Maria de Belém, Nossa Senhora da Ajuda, Nossa Senhora da Lapa, Santos-o-Velho, Santa Isabel e São Pedro de Alcântara.
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
Unidade orgânica orgânica que tinha como função facultar consultas regulares, tratamento e distribuição de medicamentos à população mais carenciada residente nas freguesias que compunham o 1.º distrito clínico.
Mandatos/Fontes de autoridade
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 4 de Outubro de 1906, que aprovou o orçamento para a instalação dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Novembro de 1906, que autorizou o arrendamento de casas em Lisboa para a instalação dos Dispensários e Consultas dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Dezembro de 1906, que nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•2.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Dezembro de 1906, que nomeou um enfermeiro para serviço no Dispensário n.º 1 - Alcântara.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 24 de Janeiro de 1907, que aprovou o regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 18 de Abril de 1907, que estabeleceu o dia 1 de Maio do mesmo ano para a entrada em vigor do regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos e nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médicos Externos.
•2.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 25 de Abril de 1907, que determinou a apresentação de finaça ou caução aos farmacêuticos nomeados para serviço no Dispensário n.º 1 - Alcântara e no Dispensário n.º 2 - Santa Marta.
•5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 25 de Abril de 1907, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.
•2.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Maio de 1907, que manda criar um Dispensário na sede da Santa Casa, para evitar que os residentes nas freguesias mais próximas da zona de São Roque se deslocassem a Dispensários distantes ou sobrelotassem o Posto Permanente de Socorros Médicos.
•3.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Maio de 1907, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.
•7.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 17 de Junho de 1909, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.
•5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Junho de 1909, que regularizou a concessão de licenças aos funcionários dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
Estruturas internas/genealogia
Unidade orgânica constituída por três médicos, um farmacêutico, um enfermeiro e um servente.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
DA
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 4 de Agosto de 2017.