Mostrar 20 resultados

Descrição arquivística
Associação Protetora da Infância Desvalida e dos Pobres do Lumiar
Previsualizar a impressão Ver:

1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Livros de ordenados

Inclui um livro com o registo dos ordenados auferidos mensalmente por cada um dos funcionários do Asilo, indicando a respetiva categoria e data de entrada. Integra os somatórios mensais e anuais das importâncias pagas aos colaboradores.

Livros diário da receita e despesa

Inclui livros com o registo detalhado da receita e despesa, descriminada mensalmente.

No que concerne à receita, regista-se informação sobre os montantes das pensões, o saldo anterior (transporte) e os donativos.

Relativamente à despesa, constam elementos informativos sobre os géneros alimentares adquiridos e respetivo custo, as obras e reparações efetuadas no edíficio, material escolar, medicamentos, remunerações dos funcionários, contribuições, seguros e despesas de manutenção (água, eletricidade, equipamentos variados, etc.).

Livros de caixa

Inclui livros com o registo das receitas e despesas da instituição, descriminadas mensalmente.

No que respeita ao registo da receita, constam elementos como o transporte (saldo proveniente do ano económico anterior), montantes das quotas, juros bancários, legados, donativos, pensões de alunas e subsídios governamentais.

Os registos referentes às despesas contêm elementos informativos sobre as remunerações dos funcionários, contribuições e seguros, despesas de manutenção e despesas relacionadas com as asiladas.

Livros de registo mensal de quotas

Inclui dois livros com o registo mensal das quotas pagas pelos sócios, constando o nome do associado, o montante recebido, os meses em questão e os respetivos totais.

Os registos, a partir do ano económico de 1932/1933, incluem referência ao montante da quota, ao mês em causa, o nome e endereço do associado, a confirmação do pagamento, ou não, das quotas e os totais.

Associação Protetora da Infância Desvalida e dos Pobres do Lumiar

  • PT -SCMLSB APIDPL
  • Fundo
  • 1867 - 1977

Do conjunto documental destacam-se os estatutos da instituição, os livros de atas das reuniões da Direção e da Assembleia-Geral, que atestam a vida administrativa da associação, bem como os documentos respeitantes à comunicação interna e com outras entidades, nomeadamente a correspondência recebida e o registo de correspondência expedida.

Inclui, também, documentação relacionada com a gestão financeira, nomeadamente orçamentos, relatórios e contas, balancetes, registos de receita e despesa, registos de quotas mensais e anuais, registos de pensões, livros caixa e livros diário.

Integra ainda, entre outros, os conjuntos documentais relativos às crianças assistidas, salientando-se as candidaturas de admissão, os processos de crianças admitidas, o registo de matrículas, o registo biográfico e o registo da avaliação escolar das alunas institucionalizadas.

Associação Protetora da Infância Desvalida e dos Pobres do Lumiar