Mostrar 282 resultados

Descrição arquivística
Arquivo Familiar Benito Maçãs Com objeto digital
Previsualizar a impressão Ver:

Cartão de Maria Amélia Horta Pereira, conservadora do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, para António Eusébio Benito Maçãs

Referência ao interesse demonstrado pelo diretor do Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, João Manuel Bairrão Oleiro, em conhecer pessoalmente o destinatário e de visitar na sua companhia os locais e objetos que este havia mencionado durante uma visita ao Museu.
É também solicitada a indicação de uma data e do local considerados oportunos para nova conversa, na presença do diretor do Museu.

Carta de Harri Meier para António Eusébio Benito Maçãs

(Heidelberg) - Manifestação de apreço pela confirmação da ida de Delmira Maçãs para Heidelberg, onde iria exercer o cargo de leitora universitária; envio de informações sobre a viagem, o alojamento e sobre o custo de vida em Heidelberg; alusão à existência de uma "boa" biblioteca portuguesa.

Cartão de Harri Meier para António Eusébio Benito Maçãs

[s.l.] - Mensagem de agradecimento relativa a uma oferta de queijo alentejano; recomendação de descanso para a filha do destinatário, Delmira Maçãs, que se preparava para a realização de um exame.
Sublinha-se, ainda, a referência à publicação da tese [de Licenciatura] de Delmira Maçãs.

[Retrato de corpo inteiro da família Benito Maçãs]

Os retratados econtram-se alinhados em três fileiras, de frente para o observador, sobre um tapete estampado que se encontra a cobrir o chão de pedra.
Trajam fatos formais.
Identificam-se, da esquerda para a direita e de cima para baixo: Catarina Maria Benito Maçãs (1.ª), Faustina Benito Maçãs (2.ª), Francisco Benito Maçãs (3.º), António Dias Maçãs (4.º), Ana Catarina Bonito Semedo Maçãs (5.ª), José da Ascensão Benito Maçãs (6.º) e António Eusébio Benito Maçãs (7.ª).
Em segundo plano, observa-se um panejamento escuro.

[Retrato de corpo inteiro das famílias Benito Maçãs e Maçãs Fernandes]

Plano geral de um grupo de 11 indivíduos, da família de António Dias Maças, [já viúvo], com os filhos e as sobrinhas. Encontram-se alinhados em 3 fileiras, de frente para o observador, sobre um tapete estampado.
Trajam fatos formais, um dos indivíduos apresenta um fato de natureza militar.
Identificam-se, a contar da esquerda para a direita e de cima para baixo: Catarina Maria Benito Maças (2.ª), Faustina Maria Benito Maçãs(4.ª), António Fernandes (5.º), Faustina Dias Maçãs (7ª), João Maçãs Fernandes (ao colo da mãe), Francisco Benito Maçãs (8.º), António Dias Maçãs (9.º), António Eusébio Benito Maçãs (10.º) e José da Ascensão Benito Maçãs (11.º).
Em segundo plano vislumbra-se a parede de uma sala, terminando em chão de pedra.
Prova realizada por Ubaldi.

[Retrato de corpo inteiro de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, de frente para o observador. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. O braço esquerdo está apoiado numa cerca composta por troncos de madeira, que fazem parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. Apoia a mão direita num guarda - chuva fechado.
Traja fato escuro, camisa clara e gravata escura. Usa chapéu escuro, de aba larga.
Prova realizada na Photografia Central.

[Retrato de meio corpo de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, ligeiramente voltado para a sua direita, direcionando o olhar para a sua esquerda. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. A mão direita está apoiada no espaldar de uma cadeira e o braço esquerdo repousa ao longo do corpo.
Traja casaco e colete escuros, camisa clara e gravata escura.
Prova realizada na Photographia Central.

[Retrato de busto de António Eusébio Benito Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com a cabeça voltada para a sua direita.
Traja casaco escuro abotoado, camisa clara de colarinhos subidos e gravata escura, estampada com motivos claros.
O fundo é branco, nele se diluindo o fato escuro.
Por baixo da imagem, encontra-se anotado: "20 annos".
Prova realizada na Photografia Central de José de Carvalho.

[Retrato de busto de Francisco Pedro Benito Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com a cabeça voltada para a sua direita. Usa bigode espesso e enrolado nas pontas.
Traja fato aos quadrados de dois tons (claro e escuro), camisa clara de gola subida, gravata estampada e colete ornamentado com uma aplicação metálica. No casaco desabotoado, observa-se no bolso, parte de um lenço estampado.
O fundo da imagem é claro, nele se diluindo a parte inferior do casaco.
Por baixo da imagem, encontra-se anotado: "23 annos".
Prova realizada por Muñiz Martinez.

[Retrato de corpo inteiro de Maria José Pereira Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, rodeada por um cenário bucólico recriado em estúdio. A mão esquerda encontra-se apoiada numa mesa, contruída com troncos de árvore; o braço direito repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado ao cimo da cabeça.
Traja um vestido claro, de mangas compridas, franzido nos punhos.
Em segundo plano, no cenário pintado, destacam-se, à esquerda do observador um tronco de uma árvore e, ao fundo um lago.
Prova realizada na Photographia Central de Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Josefa Pereira Maças]

A retratada encontra-se de frente para o observador; usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.
Traja roupa clara e usa um xale de renda branco sobre os ombros.
Por baixo da imagem, encontra-se anotado: "16 annos".
Prova realizada na Photographia Guedes.

[Retrato de busto de Armando Carrazedo]

O retratado encontra-se de frente para o observador.
Traja farda militar, destacando-se na gola um símbolo bordado de dois ramos [de oliveira] com os pés passados em aspa. Usa chapéu com um símbolo bordado.
Em segundo plano observa-se vegetação arbórea, que se desvenace numa auréola muito clara à volta da imagem.
No reverso encontra-se a seguinte anotação "Armando Carrazedo offerece a Honório Pinto de Almeida".

[Retrato de busto de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de frente para o observador; usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.
Traja roupa clara com aplicações de renda nos ombros.
No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado "Oferece como prova do puro affecto que se dedica a sua amiga. Catharina Maçãs".
Prova realizada na Photographia Guedes.

[Retrato de meio corpo de Maria José Pereira Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, de frente para o observador. Os braços estão apoiados sobre uma cerca composta por troncos de madeira, que fazem parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. Segura um leque com a mão direita.
Traja um vestido claro, de mangas compridas e um xale de renda sobre os ombros.
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Josefa Pereira Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, de frente para o observador, pisando um tapete estampado. A mão direita está apoiada sobre o espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Apresenta o cabelo apanhado numa longa trança, presa por um laço escuro, a contrastar com o laço claro que ornamenta o pescoço.
Traja vestido escuro, justo na parte superior e ornamentado com por laços e folhos. Usa uma pulseira no pulso esquerdo.

[Retrato de busto de João Maria Silva Sardinha]

O retratado encontra-se de frente para o observador, direcionando o olhar para a sua esquerda. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face.
Traja camisa clara, com laço escuro ao pescoço, casaco claro e, colete escuro assertoado com botões.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: " À Ex.ma S.ª D. Anna Catharina Bonito Semedo, offerece João M.ª S.ª Sard.ª "
Prova realizada por F. C. Morant.

[Retrato de corpo inteiro de Ana José Benito]

A retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado, voltada para a sua direita. A mão direita encontra-se apoiada no espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado na nuca.
Traja roupa escura, decorada no pescoço, na frente e nos punhos, com aplicações. A saia é plissada.
Como pano de fundo observa-se uma parede.
A meio do reverso encontra-se o seguinte texto "Ana José Bonito ofereçe o seu retracto ao seu primo António Euzébio Bonito Maçans em prova de muita amizade."

[Retrato de corpo inteiro de José da Ascensão Benito Maçãs]

O jovem encontra-se de pé, de frente para o observador. A mão esquerda está apoiada sobre um chapéu de palha, colocado no assento de uma cadeira que faz parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. O braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja um casaco escuro, assertoado, com "golas de marinheiro", sobre uma camisola escura, na qual se observa uma âncora estampada, ao nível do peito. Os calções da mesma cor do casaco, são curtos, ao nível do joelho, fazendo aparecer as meias e as botas com atacadores.
Prova realizada por Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de corpo inteiro de António Eusébio Benito Maçãs]

O jovem encontra-se de pé, de frente para o observador. A mão esquerda está apoiada no assento de uma cadeira que faz parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. O braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja camisa clara com laço escuro ao pescoço, casaco e colete escuros. Os calções escuros, são curtos, ao nível do joelho, fazendo aparecer as meias e as botas com atacadores.
Prova realizada por Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Francisco Pedro Benito Maçãs]

O jovem encontra-se de pé, de frente para o observador. A mão esquerda está apoiada sobre um chapéu de palha, colocado no assento de uma cadeira que faz parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. O braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja camisa clara, gravata e casaco assertoado, escuros. Os calções, da mesma cor do casaco, são curtos, ao nível do joelho, fazendo aparecer as meias e as botas com atacadores.
Prova realizada por Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Luísa Camila Calhaça]

A retratada encontra-se de frente para o observador, com o rosto voltado para a sua direita.
Traja um vestido escuro, com mangas em galão. Usa o cabelo apanhado atrás da cabeça, um lenço à volta do pescoço e brincos em forma de arcada.
A imagem sobressai do suporte branco, sob a forma elíptica, vislumbrando-se, em segundo plano, parte de uma parede escura.
A meio do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "Luísa Camila Calhaça criada do meu bisavô que ajudou a criar o pai."

[Retrato de corpo inteiro de Faustina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, rodeada por um cenário bucólico recriado em estúdio. O seu rosto está voltado para o observador. A mão esquerda encontra-se apoiada num tronco, que parece fazer parte de um espaldar de uma cadeira, o braço direito repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado atrás da cabeça.
Traja roupa clara, cintada com um corpete claro que contrasta com pequenas aplicações de tecido escuro na gola, nos punhos e na cintura.
No cenário, para além dos troncos sobre os quais repousa a mão da retratada, destaca-se ainda à esquerda do observador, parte de uma árvore, rodeada por pequenos arbustos.
Prova realizada na Photographia Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de meio corpo de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, ligeiramente voltado para a sua direita, direcionando o olhar para a sua esquerda. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. A mão direita está apoiada no espaldar de uma cadeira e o braço esquerdo repousa ao longo do corpo.
Traja casaco e colete escuros, camisa clara e gravata escura.

[Retrato de busto de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador. Usa as suíças longas que acabam em barba dos dois lados da face.
Traja camisa clara, com laço escuro ao pescoço e casaco escuro, assertoado com botões.
Na parte inferior do reverso encontra-se anotado "António Dias Maçãs".
Prova realizada na "Photographia Italiana".

[Retrato de busto de Honório Pinto de Almeida]

O retratado encontra-se de frente para o observador.
Traja farda militar, destacando-se na gola um símbolo bordado de dois ramos [de oliveira] com os pés passados em aspa. Usa chapéu com um símbolo bordado.
Em segundo plano, observa-se vegetação arbórea, que se desvenace numa auréola muito clara á volta da imagem.

[Retrato de busto de Noé Pinto de Almeida]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com a cabeça voltada para a sua esquerda. Usa óculos.
Traja camisa de gola subida e casaco abotoado em tom claro. Usa lenço no bolso superior do casaco.
O fundo da imagem é claro, nele se diluindo a parte inferior do fato.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "Noé Pinto de Almeida - brasileiro".
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Maria José Pereira Maçãs]

A retratada encontra-se sentada, de frente para o observador, rodeada por um cenário bucólico, recriado em estúdio. Ampara a face com a mão direita, apoiando o cotovelo sobre um elemento do cenário, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado na nuca e ostenta joias.
Traja um vestido comprido de cor escura, com aplicações no peito.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "Ao meu querido Antoninho offereço o meu retrato, testemunhando-lhe o muito affecto que lhe dedico. Maria José Pereira Maçãs 14-9-900".
Prova realizada por José de Carvalho.

[Retrato de corpo inteiro do casal Maçãs Ramos]

Os retratados encontram-se de braço dado, de frente para o observador e envolvidos por um cenário produzido em estúdio.
Josefa Carolina Pereira Maças Ramos segura um ramo de flores com a mão direita.
Traja vestido de noiva, comprido, adornado com rendas e aplicações. Usa grinalda e véu.
Bernardo Joaquim de Sousa Ramos segura uma luva branca com a mão direita, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo.
Traja fato escuro sobre uma camisa clara, com colarinhos subidos e laço claro. O retratado usa óculos e bigode.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "Bernardo Joaquim de Sousa Ramos e Josepha Carolina P. Maçãs Ramos tomam a liberdade de offerecer à sua querida prima as suas photographias em testemunho da sua amizade. Josepha. Porto, 15-6-1900".
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de busto de Afonso Elias Rosado Gordilho]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com a cabeça voltada para a sua direita.
Traja camisa clara, de colarinhos subidos, com gravata às riscas de dois tons (claro e escuro) e casaco abotoado, escuro.
O fundo é claro, nele se diluindo a parte inferior do corpo.
Prova realizada por J. Duro.

[Retrato de corpo inteiro de Arlindo Pinto de Almeida]

O retratado encontra-se de pé, ligeiramente voltado para a sua direita, direcionando o olhar para o observador. O braço direito está apoiado numa estrutura que faz parte de um cenário produzido em estúdio, sobre a qual se observa um chapéu com um símbolo bordado; o braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja farda militar, destacando-se na gola um símbolo bordado de dois ramos [de oliveira] com os pés passados em aspa.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "Arlindo Pinto de Almeida (Brasileiro)".
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Honório Pinto de Almeida]

O retratado encontra-se de pé, ligeiramente voltado para a sua direita, direcionando o olhar para o observador. O braço direito está apoiada numa estrutura que faz parte de um cenário produzido em estúdio, sobre a qual se observa um chapéu com um símbolo bordado; o braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja farda militar, destacando-se na gola um símbolo bordado de dois ramos [de oliveira] com os pés passados em aspa.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "Honório Pinto de Almeida (Brasileiro)".
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Raúl Maças Fernandes]

A criança retratada encontra-se sentada, de frente para o observador, envolvida num cenário produzido em estúdio.
Traja um vestido claro franzido nos ombros e sem mangas.
O fundo é branco, nele se diluindo a parte inferior da imagem.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "4 mezes. Faustina de J. Maçãs Fernandes offerece a sua prima o retrato do seu filho Raúl. 11-10-98".
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Mário Maçãs Fernandes]

A criança retratada encontra-se sentada, de frente para o observador, envolvida num cenário produzido em estúdio. Ampara a face com a mão esquerda, apoiando o cotovelo sobre um elemento do cenário. O braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja um vestido claro, com mangas compridas e plissado. Os sapatos são escuros, a contrastar com o vestido.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "offerece a sua querida prima como prova de amizade. Porto 2-8-96".
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de João Maçãs Fernandes]

A criança retratada encontra-se de pé, de frente para o observador. O braço esquerdo está apoiada sobre uma cerca composta por troncos de madeira, que fazem parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. Com a mão direita segura um brinquedo.
Traja um vestido escuro, com um realce mais acentuado nas golas, punhos e na cintura. As botas escuras, de cano médio, apertam com atacadores.
O fundo é claro, nele se diluindo o resto do cenário.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "João Maças Fernandes - General".
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Maria José Pereira Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, de frente para o observador, pisando um tapete estampado. A mão direita está apoiada sobre o espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Apresenta o cabelo apanhado numa longa trança, presa por um laço claro, a combinar com outro laço que ornamenta o pescoço.
Traja um conjunto escuro. A saia é plissada. Usa uma pulseira no pulso esquerdo.
Como pano de fundo observa-se uma parede.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "Maria José Pereira Maçãs".

[Retrato de busto de Josefa Carolina Pereira Maçãs Ramos]

A retratada encontra-se de frente para o observador, com o rosto voltado para a sua esquerda.
Traja um vestido às riscas, de dois tons (claro e escuro), com folhos ao nível do peito e dos ombros. Usa um alfinete preso à gola e um fio à volta do pescoço.
O fundo é claro, nele se diluindo a parte inferior do corpo.
Na parte inferior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "À sua querida prima offerece Josepha o seu retrato com a edade de 21 anos".
Prova realizada por José de Carvalho.

[Retrato de busto de António Eusébio Benito Maçãs]

O jovem retratado encontra-se de frente para o observador, com a cabeça voltada para a sua direita.
Traja camisa clara com laço escuro ao pescoço e casaco escuro assertoado com quatro botões; as golas do casaco são ornamentadas com um símbolo bordado de dois ramos [de oliveira] com os pés passados em aspa. O fundo é branco, nele se diluindo o fato escuro.
Na parte inferior do anverso da prova, encontra-se a seguinte anotação: "14 annos”. Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "António Maçãs".
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de busto de António Fernandes]

O retratado encontra-se de frente para o observador. Usa bigode.
Traja casaco militar abotoado e adornado nas golas com um símbolo bordado em forma de "S".
O fundo é claro, nele se diluindo a parte inferior do casaco.
No lado direito do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "primo António Fernandes marido da prima Faustina."

[Retrato de corpo inteiro de homem]

O retratado encontra-se sentado, de frente para o observador. O braço esquerdo repousa sobre uma mesa estreita, de madeira, com pé alto, o braço o direito encontra-se apoiado sobre a perna direita. Usa chapéu de aba larga.
Traja camisa clara, a contrastar com o fato, colete, laço e sapatos.
Em segundo plano vislumbra-se um rodapé de madeira e uma parede escura. O chão encontra-se coberto por um tapete .

[Retrato de busto dos primos João e Mário Maçãs Fernandes]

As duas crianças encontram-se abraçados, de frente para o observador.
Trajam fatos claros com "golas à marinheiro".
O fundo é claro, nele se desvanecendo a parte inferior da imagem.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "João Mário oferece a sua querida prima como prova de amizade. Porto 2-8-96
Prova realizada na "Photographia Guedes".

Resultados 1 a 50 de 282