Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Instituto Luísa Paiva de Andrada
identificadores para entidades coletivas
ILPA
Zona da descrição
Datas de existência
1908 - 1943
História
A criação de um instituto de beneficência com o nome de Luisa Paiva de Andrada, jovem falecida em 1892, vítima de tuberculose, já havia sido contemplado no testamento de Jacinto Augusto Paiva de Andrada, seu pai. No entanto, seria Carolina Augusta Paiva ... »
Funções, ocupações e atividades
De acordo com uma proposta de definição de estatutos, elaborada em 1908, os pedidos de admissão no Instituto Luísa Paiva de Andrada eram formalizados por carta e encaminhados para análise da sua fundadora, Carolina Augusta Picaluga Paiva de Andrada.
No ... »
Mandatos/Fontes de autoridade
-
Decreto de 19 de Setembro de 1902, que aprovou o regulamento da instrução primária (Diário do Governo n.º 214 de 23 de Setembro de 1902).
-
Testamento de Carolina Augusta Picaluga Paiva de Andrada, feito a 28 de Maio de 1912, que instituiu a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa como herdeira e gestora do Instituto Luísa Paiva da Andrada, fundado em 1908.
-
36.ª deliberação da sessão de Mesa de 30 de Setembro de 1943, que uniu o Instituto Luísa Paiva de Andrada e o Recolhimento das Órfãs, criando o Instituto de São Pedro de Alcântara.
Estruturas internas/genealogia
No projeto para adaptação do prédio da Rua de São Boaventura a estabelecimento de ensino, apresentado à Câmara Municipal de Lisboa, a 5 de Março de 1908, encontram-se identificadas acomodações destinadas a:
- uma regente;
- uma professora;
- criadas;
- uma ... »
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
ILPA
Nível de detalhe
Mínimo
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 28 de Abril de 2022.