Código de referência
PT -SCMLSB AFBM/A/G/03/10
Título
Data(s)
- [ant. 1962]-2007 (Produção)
Nível de descrição
DC
Dimensão e suporte
84 fls.
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Âmbito e conteúdo
Contém diversas redações de testamentos de Delmira Maçãs. No primeiro, entre diversos legados, institui como herdeira universal de todos os seus bens, direitos e ações a sua mãe Ema Virgínia garraio, ou, na falta desta, o seu pai, António Eusébio Benito Maçãs. No segundo, institui como herdeiro universal o seu pai. Nas diversas minutas do terceiro testamento, entre outras disposições, era determinada a criação de uma fundação de utilidade pública geral, com fins culturais, especialmente vocacionada para a investigação arqueológica e linguística, à qual seria atribuída a denominação "Fundação Delmira Maçãs". Esta fundação ficava com o encargo de publicar, no prazo de três anos, as obras inéditas da testadora. Contém uma nota final através da qual a testadora determina que, caso não fosse criada a fundação, ficaria como herdeira universal a Santa casa da Misericórdia de Lisboa.
Integra também dois ofícios do advogado João Menezes Leitão, representante da Sociedade de Advogados António Leitão e Carlos Serafim, com informação relativa à preparação do testamento de Delmira Maçãs; uma publicação sobre a "Fundação SPES", instituída por testamento de D. António Ferreira Gomes, bispo do Porto.
Compreende, ainda, a fotocópia de uma certidão do Cartório Notarial de Oeiras, com a cópia do testamento feito por Delmira Maçãs em 28 de Abril de 1983, no qual, entre diversos legados a favor de familiares, empregados, afilhados e entidades coletivas, a testadora institui como herdeira universal a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
São nomeados testamenteiros o advogado José Afonso Gil, Fernando Marques Paixão ou seu filho Maurício Avilez Paixão.
Inclui, por fim, o instrumento da abertura do testamento cerrado, que decorreu em 23 de Novembro de 2007.