Fonds AMACM - Maria Alice da Costa Machado

Cote

PT -SCMLSB AMACM

Titre

Maria Alice da Costa Machado

Date(s)

  • 1940-? (Production)

Niveau de description

Fonds

Étendue matérielle et support

?? m.l. ( ?? cxs.); papel

Nom du producteur

(1932-08-22 - 2019)

Notice biographique

Filha de Eugénio Domingos Machado e de Emília Ferreira da Costa Machado, Maria Alice da Costa Machado nasceu a 22 de Agosto de 1932 na freguesia de Coração de Jesus, em Lisboa. Neta paterna de Manuel Domingos e de Joaquina Carolina, e materna de Manuel Ferreira da Costa e de Casimira Comba.
Concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa.
Administrou o património imobiliário familiar, situado exclusivamente na cidade de Lisboa.
Faleceu sem descendentes em Lisboa, em 2019, tendo deixado todos os seus bens à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Nom du producteur

(15-10-1897 - ?)

Notice biographique

Filha de Manuel Ferreira da Costa e de Casimira Comba, Emília Ferreira da Costa Machado nasceu na freguesia da Sé, no Porto, em 15 de Outubro de 1897.
Casou com Eugénio Domingos Machado e foi mãe de Maria Alice da Costa Machado.
Faleceu em VER

Eugénio Domingos Machado e de Emília Ferreira da Costa Machado, Maria Alice da Costa Machado nasceu

Nom du producteur

(?? - ??)

Notice biographique

Filho de Eugénio Domingos Machado e de Emília Ferreira da Costa Machado, Carlos Raúl Costa Machado nasceu no Zaire em VER. Neto paterno de Manuel Domingos e de Joaquina Carolina, e materno de Manuel Ferreira da Costa e de Casimira Comba.

Nom du producteur

(12-06-1891)

Notice biographique

Filho de Manuel Domingos Machado e de Joaquina Carolina Machado, Eugénio Domingos Machado nasceu a 12 de Julho de 1891 na freguesia de Coentral, concelho de Castanheira de Pera.
Casou com Emília Ferreira da Costa Machado e foi pai de Maria Alice da Costa Machado.
Foi proprietário e comeriante.
Faleceu na freguesia das Mercês, em Lisboa, em 1967.

Histoire archivistique

Documentação conservada por Maria Alice da Costa Machado e integrada em 2020 no Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do cumprimento das disposições testamentárias desta benemérita da SCML, que instituiu a Misericórdia de Lisboa como herdeira universal dos seus bens.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

O fundo Maria Alice da Costa Machado foi incorporado no Arquivo Histórico da SCML, na sequência das disposições testamentárias da benemérita, falecida no final de 2019, que instituiu a SCML como universal herdeira dos seus bens.
A aceitação da herança foi decidida pelas deliberações da Mesa da SCML n.º 175, de 27 de outubro de 1987, n.º 833, de 17 de maio de 2001, e n.º 879/202, de 15 de maio de 2002, bem como pela deliberação do DGIP n.º 315/DGIP/2002 de 14 de maio de 2002.
Em conformidade com os procedimentos adotados pela Unidade de Benemerências da SCML, após o falecimento dos promitentes beneméritos é solicitado o parecer dos técnicos do Arquivo Histórico (AH), do Museu de São Roque e da Biblioteca da SCML, relativamente à existência de bens com valor histórico e cultural.
Em cumprimento dos referidos procedimentos e por solicitação da Unidade de Benemerências, os técnicos do AH deslocaram-se ao imóvel da antiga residência da benemérita, sito na Rua da República do Paraguai, n.º 29, 2.º Dto., em Lisboa, e procedendo à análise dos vários locais de possível acumulação de documentos, selecionaram e agruparam um conjunto de documentos com interesse informativo sobre Maria Alice da Costa Machado.
Este conjunto documental, que recebeu a identificação de fundo ou arquivo Maria Alice da Costa Machado, foi incorporado no Arquivo Histórico em março de 2020.

Portée et contenu

Documentação produzida, recebida e acumulada, entre [datas extremas aproximadas], por Maria Alice da Costa Machado, bem como por vários indivíduos ligados a esta por vínculos de parentesco ou afinidade, nomeadamente os pais e o irmão [VER]. Esta documentação está ligada, maioritariamente, às diversas atividades, ocupações e interesses individuais, mas também à gestão do património e dos recursos financeiros pessoais de Maria Alice da Costa Machado.

No que se refere à gestão do património, integra documentos ligados à identificação de bens móveis e imóveis, assim como comprovativos de atos jurídicos de aquisição, transferência e alienação de direitos de propriedade, usufruto e habitação de bens imobiliários, nomeadamente certidões de escritura de compra e venda, escrituras e contratos de promessa de compra e venda, contratos de arrendamento, inventários de bens; documentos relativos à justa composição de conflitos de interesses relacionados com direitos de propriedade e usufruto de imóveis; minutas e certidões de testamentos.

Entre os documentos relativos à movimentação e controlo dos recursos financeiros pessoais, destacam-se os comprovativos de pagamentos de contribuições, impostos, quotas de associações, seguros e outros bens/serviços de utilização corrente; os comprovativos de movimentos e de saldos de contas bancárias, aplicações financeiras e fundos de investimento; as declarações de remunerações e rendimentos.

No âmbito da vida pessoal, atividades, ocupações e interesses individuais dos diversos produtores, engloba documentos de identificação (bilhetes de identidade, passaportes, cartões de identificação fiscal, cartões de identificação de membros de associações, cartões de identificação de beneficiários da Segurança Social Portuguesa ou de utentes diversas unidade hospitalares e serviços de saúde); diários, agendas e apontamentos autobiográficos; versões preparatórias e finais de composições literárias de índole poética, em prosa e em verso; cartões e listas de contactos; correspondência recebida e expedida.

Integra, ainda, um vasto conjunto de documentos fotográficos, com representações individuais ou coletivas dos vários indivíduos, do património familiar, de paisagens urbanas e rurais, bem de cenas da vida quotidiana [VER].

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Fundo estruturado nas seguintes séries documentais, definidas, maioritariamente, com base em critérios tipológicos: VER"Documentos de identificação"; "Testamentos"; "Comprovativos de movimentos e saldos de contas bancárias e aplicações financeiras"; "Cópias de cheques"; "Recibos"; "Processos de heranças e partilhas"; "Atestados médicos"; "Ações cíveis"; "Atestados, certidões e públicas-formas de documentos"; "Diários, agendas e apontamentos autobiográficos"; "Esboços, desenhos e plantas"; "Poemas"; "Romances, contos e ensaios"; "Textos e apontamentos avulsos"; "Licenças de uso, posse e conservação de armas de defesa"; "Correspondência recebida"; "Correspondência expedida"; "Recortes de imprensa"; "Receitas médicas"; "Pagelas"; "Requisições/relatórios de exames de diagnóstico, fichas de marcação de consultas e guias/registos de tratamentos clínicos; "
Requerimentos"; "Cartões e listas de contactos"; "Declarações de rendimentos"; "Livros de honra"; "Ações penais"; "Declarações"; "Contratos de arrendamento e de aluguer"; "Orçamentos"; "Contratos de promessa de compra e venda de imóveis"; "Fotografias"; "Títulos de ações"; "Diversos".

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés