Identity area
Reference code
PT -SCMLSB AFBM/A/C/01/13
Title
Date(s)
- 1908-05-23 - 1917-01-12 (Creation)
Level of description
File
Extent and medium
53 fls.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Arrematação feita por António Eusébio Benito Maçãs, por si e como procurador do seu irmão José da Ascensão Benito Maçãs, em 21 de Maio de 1916, pela quantia de 5.401 escudos.
O prédio arrematado havia sido penhorado a Francisco Pedro Benito Maçãs, por empréstimo contraído a António Eusébio Benito Maçãs.
Inclui também uma declaração pela qual o arrematante se compromete a pagar o crédito de 2.000 escudos a João Vaz Fernandes; uma certidão dos autos da execução hipotecária movida por António Eusébio Benito Maçãs a Francisco Pedro Benito Maçãs; um recibo da receção de 5.401 escudos por parte dos arrematantes.
Compreende, ainda, os seguintes documentos relativos à hipoteca e execução da penhora do prédio rústico e urbano denominado Olhos de Água:
- Pública-forma da escritura da hipoteca da fazenda denominada Olhos de Água e do domínio útil de uma fazenda contígua feita por Francisco Pedro Benito Maçãs a favor do seu irmão António Eusébio Benito Maçãs, como garantia do pagamento de uma dívida no valor de 12.000.000 réis.
- Uma certidão do registo predial da mencionada hipoteca.
- Certidão dos autos da penhora dos Olhos de Água feita a 01 de Junho de 1915, para pagamento da quantia de 3.987,18 escudos, referente à dívida e respetivos juros contraída por Francisco Pedro Benito Maçãs a António Eusébio Benito Maças.
- Certidão do registo predial da penhora a favor de António Eusébio Benito Maçãs.
Integra, por fim, uma certidão do Juízo de Direito da Comarca de Portalegre, a comprovar a existência de uma ação hipotecária pendente, em que o executante António Eusébio Benito Maçãs solicitava o pagamento da quantia de 3.987,18 escudos, por parte de Francisco Pedro Benito Maçãs, residente em Buenos Aires.