Casa de Consulta do Campo Grande

Identity area

Type of entity

Corporate body

Authorized form of name

Casa de Consulta do Campo Grande

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

Identifiers for corporate bodies

CCCG

Description area

Dates of existence

1907-2-4 - [?]

History

Unidade orgânica criada na dependência dos Serviços Médicos Externos após a reforma dos serviços de assistência médica, farmacêutica e higiénica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciada no ano de 1906 e concretizada a 4 de Fevereiro de 1907. Foi aberta ao público nesta última data.

Places

A Casa de Consulta do Campo Grande procedia ao atendimento de indivíduos pobres residentes nas freguesias do Campo Grande, Lumiar, Ameixoeira e Charneca do Lumiar.

Legal status

Functions, occupations and activities

Unidade orgânica orgânica que tinha como função facultar consultas regulares, tratamento e distribuição de medicamentos à população mais carenciada residente nas freguesias da sua área geográfica de intervenção.

Mandates/sources of authority

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 4 de Outubro de 1906, que aprovou o orçamento para a instalação dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Novembro de 1906, que autorizou o arrendamento de casas em Lisboa para a instalação dos Dispensários e Consultas dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Dezembro de 1906, que nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 24 de Janeiro de 1907, que aprovou o regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 18 de Abril de 1907, que estabeleceu o dia 1 de Maio do mesmo ano para a entrada em vigor do regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos e nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médicos Externos.

•5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 25 de Abril de 1907, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.

•2.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Maio de 1907, que manda criar um Dispensário na sede da Santa Casa, para evitar que os residentes nas freguesias mais próximas da zona de São Roque se deslocassem a Dispensários distantes ou sobrelotassem o Posto Permanente de Socorros Médicos.

•3.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Maio de 1907, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.

•7.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 17 de Junho de 1909, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.

•5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Junho de 1909, que regularizou a concessão de licenças aos funcionários dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

Internal structures/genealogy

General context

Relationships area

Related entity

Serviços Médicos Externos (1907-4-18 - [?])

Identifier of the related entity

SME

Category of the relationship

hierarchical

Dates of the relationship

1907-02-04 - ?

Description of relationship

Access points area

Subject access points

Place access points

Occupations

Control area

Authority record identifier

CCCG

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation, revision and deletion

Registo de autoridade elaborado a 23 de Agosto de 2017.

Language(s)

Script(s)

Sources

  • Clipboard

  • Export

  • EAC

Related subjects

Related places