Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
Casa de Consulta do Campo Grande
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
CCCG
Zone de description
Dates d'existence
1907-2-4 - [?]
Historique
Unidade orgânica criada na dependência dos Serviços Médicos Externos após a reforma dos serviços de assistência médica, farmacêutica e higiénica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciada no ano de 1906 e concretizada a 4 de Fevereiro de 1907. Foi aberta ao público nesta última data.
Lieux
A Casa de Consulta do Campo Grande procedia ao atendimento de indivíduos pobres residentes nas freguesias do Campo Grande, Lumiar, Ameixoeira e Charneca do Lumiar.
Statut juridique
Fonctions et activités
Unidade orgânica orgânica que tinha como função facultar consultas regulares, tratamento e distribuição de medicamentos à população mais carenciada residente nas freguesias da sua área geográfica de intervenção.
Textes de référence
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 4 de Outubro de 1906, que aprovou o orçamento para a instalação dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Novembro de 1906, que autorizou o arrendamento de casas em Lisboa para a instalação dos Dispensários e Consultas dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Dezembro de 1906, que nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 24 de Janeiro de 1907, que aprovou o regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 18 de Abril de 1907, que estabeleceu o dia 1 de Maio do mesmo ano para a entrada em vigor do regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos e nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médicos Externos.
•5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 25 de Abril de 1907, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.
•2.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Maio de 1907, que manda criar um Dispensário na sede da Santa Casa, para evitar que os residentes nas freguesias mais próximas da zona de São Roque se deslocassem a Dispensários distantes ou sobrelotassem o Posto Permanente de Socorros Médicos.
•3.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Maio de 1907, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.
•7.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 17 de Junho de 1909, que aprovou uma nova distribuição, por zonas, das unidades orgânicas dependentes dos Serviços Médicos Externos.
•5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Junho de 1909, que regularizou a concessão de licenças aos funcionários dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
Organisation interne/Généalogie
Contexte général
Zone des relations
Entité associée
Identifiant de l'entité associée
Type de la relation
Dates de la relation
Description de la relation
Zone des points d'accès
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Occupations
Zone du contrôle
Identifiant de la notice d'autorité
CCCG
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision et de suppression
Registo de autoridade elaborado a 23 de Agosto de 2017.