Identity area
Type of entity
Corporate body
Authorized form of name
Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento em Saúde
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
CADS
Description area
Dates of existence
2003-04-24 - 2005-10-20
History
Unidade orgânica criada, a 24 de Abril de 2003, na dependência da Direção dos Serviços de Saúde, no âmbito da aprovação do novo modelo de gestão para a área da saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Extinta, em 20 de Outubro de 2005, na sequência da extinção do Departamento Saúde-Santa Casa e do Serviço de Saúde de Proximidade e da criação da Direção Saúde-Santa Casa.
Places
Legal status
Functions, occupations and activities
A Comissao de Acompanhamento do Desenvolvimento dos Servigos de Saude era composta por diferentes profissionais e tinha como principal função a elaboração de propostas de
desenvolvimento dos serviços, quer ao nível da qualidade, quer ao nível das estratégias mais adequadas face às necessidades concretas da população mais carenciada da cidade de Lisboa, e o enriquecimento profissional dos recursos humanos afetos aos serviços.
Competia, em especial, a esta Comissão:
a) elaborar proposta de plano estratégico de desenvolvimento dos Serviços de Saúde, na ótica de intervenção na comunidade, com a duração de um ano, enquadrado na missão da Misericórdia de Lisboa, que incluía, nomeadamente, medidas para articulação e coesão entre as diferentes Unidades Locais de Saúde, as suas atividades e projetos; formas de articulação dos diferentes recursos e profissionais de saúde, com vista a obtenção de respostas as necessidades sentidas, quer a nível assistencial, quer a nível do desenvolvimento de atividades e projetos; identificação e desenvolvimento de processos de melhoria contínua da qualidade em saúde e dos cuidados de saúde; formas de articulação com o trabalho desenvolvido na Ação Social, através de projetos conjuntos;
b) propor medidas para a melhoria das estruturas organizativas, funcionais e físicas dos serviços, atividades e projetos em saúde;
c) elaborar a proposta de plano estratégico de aprendizagem/formação, com base nas necessidades identificadas por cada uma das Unidades Locais de Saúde;
d) propor o desenvolvimento de projetos de intervenção e de investigação na área da saúde;
e) elaborar a proposta de indicadores de qualidade em saúde e consequentes formas de avaliação da qualidade dos serviços prestados (ganhos de saúde).
Mandates/sources of authority
•498.ª deliberação da 41.ª sessão ordinária da Mesa, de 24 de Abril de 2003, que aprovou a proposta de modelo de gestão para os Serviços de Saúde, criando na Direção dos Serviços de Saúde uma Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento dos Serviços de Saúde e alterou o modelo de gestão das Unidades Locais de Saúde;
•755.ª deliberação da 50.ª sessão ordinária da Mesa, de 26 de Junho de 2003, que aprovou o regulamento orgânico da Direção dos Serviços de Saúde, no âmbito da reestruturação orgânica da Santa Casa;
•442.ª deliberação da 137.ª sessão ordinária da Mesa, de 7 de Abril de 2005, que colocou a Direção dos Serviços de Saúde sob a alçada do Departamento Saúde-Santa Casa, criado pela deliberação n.º 335 da 134.ª sessão ordinária, de 17 de Março do mesmo ano;
•629.ª deliberação da 142.ª sessão ordinária da Mesa, de 12 de Maio de 2005, que aprovou o regulamento orgânico do Departamento Saúde-Santa, extinguindo a Direção dos Serviços de Saúde e criando o Serviço de Saúde de Proximidade.
Internal structures/genealogy
A Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento em Saúde era constituída por um coordenador (responsável pela organização e funcionamento da unidade orgânica), por representantes da Direção dos Serviços de Saúde, pelas direções das Unidades Locais de Saúde, pela coordenação do Apoio Domiciliário Medicalizado e por outros membros propostos pela Direção, num número nunca superior a sete.
Era um órgão consultivo, reunindo ordinariamente em cada mês e, extraordinariamente, a pedido de algum dos seus membros, em casos considerados excecionais.
General context
Relationships area
Related entity
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Dates of the relationship
Description of relationship
Related entity
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Access points area
Subject access points
Place access points
Occupations
Control area
Authority record identifier
CADS
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation, revision and deletion
Registo de autoridade elaborado a 21 de Julho de 2017.