Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Corpo de Bombeiros Voluntários do Orfanato Escola Santa Isabel
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
- Corpo de Bombeiros Privativo do Orfanato Escola Santa Isabel
- Corpo de Bombeiros Voluntários de Albarraque
identificadores para entidades coletivas
Zona da descrição
Datas de existência
1947-10-30 – 1961-07-12
História
O Corpo de Bombeiros Voluntários do Orfanato Escola Santa Isabel começou a funcionar em 1948, na sequência de uma proposta apresentada por Álvaro Augusto Vilela, na sessão extraordinária da Assembleia Geral do orfanato, realizada no dia 4 de Setembro do mesmo ano.
A corporação foi extinta em 12 de Julho de 1961, por ordem do inspetor de incêndios da Zona Sul, uma vez que não possuía meios de assistência indispensáveis ao desempenho das suas funções.
O mesmo órgão tutelar, determinou, ainda, que o espólio do extinto corpo de bombeiros, bem como o pessoal a ele adstrito, fossem transferidos para a Associação de Bombeiros Voluntários de Algueirão Mem Martins.
Lugares
Estatuto legal
Pela análise dos relatórios de gestão e contas do Orfanato Escola Santa Isabel é possível verificar que o corpo de bombeiros respondia perante o Ministério do Interior, através da Inspeção Geral de Incêndios do Sul.
O comandante e o restante pessoal da corporação eram nomeados pela mencionada entidade tutelar, tendo o comandante autonomia de gestão do quartel.
Funções, ocupações e atividades
Este organismo tinha como missão prestar serviços de proteção e socorro à polução do concelho de Sintra.
Neste contexto, as principais atividades deste organismos relacionavam-se com o combate a incêndios de qualquer natureza (designadamente, urbanos, industriais, rurais e florestais) e o socorro e transporte de feridos ou doentes, incluindo a emergência pré-hospitalar.
Mandatos/Fontes de autoridade
-
Deliberação única da 28.ª sessão extraordinária da Assembleia Geral do Orfanato Escola Santa Isabel, de 4 de Setembro de 1948, que analisou a proposta de integração de um Serviço de Incêndios no orfanato.
-
Ofício n.º 907 do Inspetor de Incêndios da Zona Sul, de 12 de Julho de 1961, que determinou a extinção do Corpo de Bombeiros Voluntários do Orfanato Escola Santa Isabel.
Estruturas internas/genealogia
O corpo ativo da corporação era constituído pelo comandante, um grupo de bombeiros voluntários, um conjunto de aspirantes a bombeiros e outro de cadetes.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
CBVOESI
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 23 de Janeiro de 2024.