Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Direção de Avaliação, Conservação do Património e Segurança
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
- Divisão de Avaliação e Conservação do Património (entre 16-07-1998 e 03-12-1998)
identificadores para entidades coletivas
Zona da descrição
Datas de existência
1998-07-16 - 2002-10-03
História
Unidade orgânica criada na dependência da Direção do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, na sequência da reestruturação deste último aprovada a 16 de Julho de 1998.
Começou por ter um enquadramento de divisão de serviços, mas, por força da 1927.ª deliberação da Mesa, de 3 de Dezembro do referido ano, passou a direção.
Assumiu, grosso modo, as atribuições anteriormente asseguradas pela Direção de Serviços de Avaliação do Património e, após a entrada em vigor da mencionada deliberação, passou a integrar e a coordenar três unidades orgânicas, acrescendo às suas atribuições várias competências na área da conservação e segurança do património imobiliário da Misericórdia de Lisboa, na sequência da extinção da Direção de Serviços de Segurança e Conservação de Imóveis, que, até então, reportava perante um dos adjuntos da Mesa.
Foi extinta a 3 de Outubro de 2002, após aprovada a reestruturação orgânica do DGIP.
Lugares
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
Competia a esta unidade orgânica, entre outras atribuições:
- apoiar a Direção do Departamento e o administrador-delegado na definição dos objetivos globais, das políticas e estratégias de gestão do património da Misericórdia de Lisboa.~
- coordenar as unidades orgânicas dependentes, de modo a alcançar as metas, indicadores e objetivos delineados, garantindo, também, a condução dos projetos de loteamento e de reconversão de espaços.
- apoiar a tomada de decisão sobre a aquisição e alienação de imóveis;
- elaborar pareceres sobre a viabilidade de arrendamentos, trespasses e locação de imóveis;
- proceder à avaliação dos prédios da titularidade da Misericórdia de Lisboa, informando a tomada de decisão sobre os atos de gestão a desenvolver;
- promover a valorização do património imobiliário urbano por intermédio de ações de conservação e beneficiação dos edifícios, ou da sua reabilitação profunda, por intermédio do programa RECRIA ou outros similares;
- valorizar o património imobiliário rústico, desenvolvendo estudos de viabilidade de urbanização dos terrenos e dinamizando os processos de loteamento;
- colaborar com a Direção de Administração e Gestão do Património na informatização do cadastro de imóveis;
- assegurar a gestão corrente dos procedimentos de utilização e afetação do património imobiliário;
- instruir e monitorizar os processos de avaliação imobiliária por parte de peritos externos;
- apresentar um plano anual e orçamento para as intervenções de conservação dos imóveis;
- instruir e acompanhar os procedimentos aquisitivos destinados à realização de obras;
- proceder à fiscalização das empreitadas adjudicadas, conferindo os autos de medição e propondo o pagamento devido pelos serviços prestados;
Após 8 de Dezembro de 1998 acresceram as suas competências relativas às intervenções de manutenção e conservação dos imóveis da Misericórdia de Lisboa, bem como à segurança física dos mesmos, em virtude da extinção da Direção de Serviços de Segurança e de Conservação de Imóveis e incorporação das suas unidades orgânicas dependentes.
Mandatos/Fontes de autoridade
1165.ª deliberação da 129.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 16 de Julho de 1998, que aprovou o organograma e os conteúdos funcionais do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
1927.ª deliberação da 148.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Dezembro de 1998, que determinou a alteração do organograma e dos conteúdos funcionais do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
41.ª deliberação da 154.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 14 de Janeiro de 1999, que extinguiu a Direção de Serviços de Segurança e de Conservação, criada por força da 989.ª deliberação da 27.ª Sessão Ordinária da Mesa, de 11 de Julho de 1996.
343.ª deliberação da 13.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Outubro de 2002, que aprovou o novo organograma do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, no âmbito da reestruturação orgânica da Misericórdia.
Estruturas internas/genealogia
Compreendia, desde 8 de Dezembro de 1998, as seguintes unidades orgânicas:
Divisão de Segurança
Gabinete de Avaliação, Planeamento e Intervenções
Serviço de Conservação e Reparação.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
DACP
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 27 de Abril de 2022.