Farmácia Central

Identity area

Type of entity

Corporate body

Authorized form of name

Farmácia Central

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

  • Serviços Farmacêuticos ([?] - 1943-06-17)

Identifiers for corporate bodies

FC

Description area

Dates of existence

1907-2-4 - [?]

History

Unidade orgânica criada na dependência dos Serviços Médico-Farmacêuticos após a reforma dos serviços de assistência médica, farmacêutica e higiénica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciada no ano de 1906 e concretizada a 4 de Fevereiro de 1907.

A instalação da Farmácia Central resultou do aumento do número de indivíduos assistidos pelos serviços médicos da Misericórdia de Lisboa, da consequente necessidade de alcançar uma redução das despesas efetuadas com a compra de medicamentos às farmácias particulares e de controlar, de forma mais eficaz, a distribuição de remédios.

Além da Farmácia Central, e na sua dependência, foram criados varios postos (ou dispensários) farmacêuticos junto aos dispensários clínicos e casas de consulta da Misericórdia de lisboa espalhados pela cidade. A partir de 19 de Junho de 1923, a Farmácia Central passou também a fornecer medicamentos, a preço tabulado, aos colaboradores da Santa Casa.

Durante o período da I Guerra Mundial esta unidade orgânica prestou auxílio aos hospitais civis e a outras entidades, uma vez que tinha acumulado em stock grandes quantidades de matérias-primas necessárias à produção dos fármacos.

A 3 de Janeiro de 1935, a Farmácia Central passou para a dependência do Instituto Medico Central, inaugurado oficialmente a 8 de Março do mesmo ano.

Places

Legal status

Functions, occupations and activities

À Farmácia Central, dotada de laboratório próprio, competia a produção, fornecimento e distribuição gratuita de medicamentos aos tutelados da Santa Casa, bem como aos doentes pobres assistidos nos Dispensários Clínicos, nas Casas de Consulta e no Posto Permanente de Socorros Médicos.

Fornecia também medicamentos, a preço de custo, a organismos e estabelecimentos de assistência pública e privada.

Competia-lhe, ainda, superintender aos dispensários farmacêuticos existentes nos Dispensários Clínicos e Casas de Consulta da Misericórdia de Lisboa.

Mandates/sources of authority

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 4 de Outubro de 1906, que aprovou o orçamento para a instalação dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

•4.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 29 de Novembro de 1906, que nomeou o diretor dos Serviços Farmacêuticos [Farmácia Central].

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Dezembro de 1906, que nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

•Regulamento provisório dos Serviço Médico-Farmacêuticos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - 1906 (cota bibliográfica: XX00361).

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 24 de Janeiro de 1907, que aprovou o regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 18 de Abril de 1907, que estabeleceu o dia 1 de Maio do mesmo ano para a entrada em vigor do regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos e nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médicos Externos.

•5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Junho de 1909, que regularizou a concessão de licenças aos funcionários dos Serviços Médico-Farmacêuticos.

Internal structures/genealogy

Esta unidade orgânica encontrava-se na dependência dos Serviços Médico-Farmacêuticos e superintendia às farmácias existentes nas Casas de Consulta e nos Dispensários Clínicos da Misericórdia de Lisboa.

Cada uma das referidas farmácias encontrava-se dotada de um farmacêutico e de um servente.

General context

Relationships area

Related entity

Serviços Médico-Farmacêuticos (1907-2-4 - 1935-5-8)

Identifier of the related entity

SMF

Category of the relationship

hierarchical

Dates of the relationship

1906-02-07 - 1935-05-08

Description of relationship

Access points area

Subject access points

Place access points

Occupations

Control area

Authority record identifier

FC

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation, revision and deletion

Registo de autoridade elaborado a 24 de Agosto de 2017.

Language(s)

Script(s)

Sources

  • Clipboard

  • Export

  • EAC

Related subjects

Related places