Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
Farmácia Central
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
- Serviços Farmacêuticos ([?] - 1943-06-17)
Numéro d'immatriculation des collectivités
FC
Zone de description
Dates d'existence
1907-2-4 - [?]
Historique
Unidade orgânica criada na dependência dos Serviços Médico-Farmacêuticos após a reforma dos serviços de assistência médica, farmacêutica e higiénica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa iniciada no ano de 1906 e concretizada a 4 de Fevereiro de 1907.
A instalação da Farmácia Central resultou do aumento do número de indivíduos assistidos pelos serviços médicos da Misericórdia de Lisboa, da consequente necessidade de alcançar uma redução das despesas efetuadas com a compra de medicamentos às farmácias particulares e de controlar, de forma mais eficaz, a distribuição de remédios.
Além da Farmácia Central, e na sua dependência, foram criados varios postos (ou dispensários) farmacêuticos junto aos dispensários clínicos e casas de consulta da Misericórdia de lisboa espalhados pela cidade. A partir de 19 de Junho de 1923, a Farmácia Central passou também a fornecer medicamentos, a preço tabulado, aos colaboradores da Santa Casa.
Durante o período da I Guerra Mundial esta unidade orgânica prestou auxílio aos hospitais civis e a outras entidades, uma vez que tinha acumulado em stock grandes quantidades de matérias-primas necessárias à produção dos fármacos.
A 3 de Janeiro de 1935, a Farmácia Central passou para a dependência do Instituto Medico Central, inaugurado oficialmente a 8 de Março do mesmo ano.
Lieux
Statut juridique
Fonctions et activités
À Farmácia Central, dotada de laboratório próprio, competia a produção, fornecimento e distribuição gratuita de medicamentos aos tutelados da Santa Casa, bem como aos doentes pobres assistidos nos Dispensários Clínicos, nas Casas de Consulta e no Posto Permanente de Socorros Médicos.
Fornecia também medicamentos, a preço de custo, a organismos e estabelecimentos de assistência pública e privada.
Competia-lhe, ainda, superintender aos dispensários farmacêuticos existentes nos Dispensários Clínicos e Casas de Consulta da Misericórdia de Lisboa.
Textes de référence
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 4 de Outubro de 1906, que aprovou o orçamento para a instalação dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•4.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 29 de Novembro de 1906, que nomeou o diretor dos Serviços Farmacêuticos [Farmácia Central].
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Dezembro de 1906, que nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•Regulamento provisório dos Serviço Médico-Farmacêuticos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa - 1906 (cota bibliográfica: XX00361).
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 24 de Janeiro de 1907, que aprovou o regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
•1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 18 de Abril de 1907, que estabeleceu o dia 1 de Maio do mesmo ano para a entrada em vigor do regulamento dos Serviços Médico-Farmacêuticos e nomeou o primeiro diretor dos Serviços Médicos Externos.
•5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Junho de 1909, que regularizou a concessão de licenças aos funcionários dos Serviços Médico-Farmacêuticos.
Organisation interne/Généalogie
Esta unidade orgânica encontrava-se na dependência dos Serviços Médico-Farmacêuticos e superintendia às farmácias existentes nas Casas de Consulta e nos Dispensários Clínicos da Misericórdia de Lisboa.
Cada uma das referidas farmácias encontrava-se dotada de um farmacêutico e de um servente.
Contexte général
Zone des relations
Entité associée
Identifiant de l'entité associée
Type de la relation
Dates de la relation
Description de la relation
Zone des points d'accès
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Occupations
Zone du contrôle
Identifiant de la notice d'autorité
FC
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision et de suppression
Registo de autoridade elaborado a 24 de Agosto de 2017.