Gabinete de Estudos e Planeamento

Zona da identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Gabinete de Estudos e Planeamento

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

  • Núcleo de Planeamento
  • Direção de Coordenação de Estudos, Prospetiva e Planeamento
  • Gabinete de Estudo e Planeamento

identificadores para entidades coletivas

Zona da descrição

Datas de existência

1972[?] -

História

A criação do Núcleo de Planeamento foi aprovada, numa primeira fase, em regime de instalação, pela Portaria n.º 37/75, de 20 de Janeiro, e, posteriormente, pelo Decreto-Lei n.º 313/79 de 20 de Agosto.

Em 1982, o Gabinete de Estudos e Planeamento encontrava-se enquadrado na Secretaria-Geral e tinha como principais atribuições a elaboração de estudos para a definição de políticas, bem como a realização de planos e programas de ação sectoriais.

Com a aprovação do regulamento geral, orgânico e funcional da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ocorrida em Janeiro de 2003, o Gabinete de Prospetiva e Planeamento (GPP) é enquadrado na dependência direta do Provedor, cabendo-lhe, em geral, apoiar a Administração na definição do planeamento estratégico e na produção de informação de gestão fundamental à eficaz prossecução da missão da instituição.

Em 2009, com a aprovação de um novo regulamento orgânico, o Gabinete de Estudos e Planeamento, considerado um serviço instrumental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, mantinha as anteriores atribuições do GPP.

Com a criação do Serviço de Estudos, Planeamento, Auditoria e Jurídico (SEPAJ), em 2015, o Gabinete de Estudos e Planeamento passa a figurar entre as as unidades orgânicas dependentes deste serviço.

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e atividades

Entre 1982 e 2009, o Gabinete de Prospetiva e Planeamento/Gabinete de Estudos e Planeamento tinha como principais atribuições a elaboração de estudos para a definição de políticas, a realização de planos e programas de ação sectoriais, bem como o apoio à Administração na definição do planeamento estratégico e na produção de informação de gestão.

Entre Março de 2009 e Janeiro de 2015, o Gabinete de Estudos e Planeamento detinha as seguintes competências:
a) prestar apoio técnico à Mesa da SCML e respetivos serviços, na definição do plano estratégico e dos indicadores de gestão;
b) promover a participação dos diversos serviços na elaboração do plano anual de atividades da SCML, de modo a garantir a articulação entre os elementos que o compõem;
c) coordenar a elaboração do plano anual de atividades;
d) assegurar a elaboração do relatório anual de gestão e contas da SCML;
e) assegurar os procedimentos relativos ao planeamento e controlo de gestão, acompanhando a realização dos planos, analisando os desvios e propondo a implementação de medidas corretivas;
f) assegurar a produção de informação de gestão periódica e a que for superiormente solicitada;
g) garantir a recolha e tratamento de informação estatística relativa às variáveis relevantes para a atividade da SCML, e a sua posterior difusão aos utilizadores internos e externos;
h) realizar estudos temáticos e prospetivos, quando necessários, para melhorar e sistematizar conhecimentos relacionados com a atividade da SCML ou quando solicitados pelos serviços da SCML.

A partir de 15 de Janeiro de 2015, o GEP vai acumular também as seguintes atribuições:
a) assegurar a investigação aplicada na área da economia social;
b) identificar e avaliar programas de financiamento suscetíveis de comparticipar ações da SCML, apoiando a elaboração de candidaturas, garantindo o respetivo controlo de execução e assegurando o total cumprimento das normas aplicáveis.

Mandatos/Fontes de autoridade

  • Portaria n.º 37/75, de 20 de Janeiro, que aprova a criação, em regime de instalação, do Núcleo de Planeamento.
  • Decreto-Lei n.º 313/79 de 20 de Agosto, que determina a criação do Núcleo de Planeamento.
  • 1.ª deliberação da 36.ª sessão ordinária da Mesa, de 07 de Setembro de 1988, e 6.ª deliberação da 43.ª sessão ordinária da Mesa, de 31 de Outubro de 1989, que estabelecem e aprovam um conjunto de ações a desenvolver na área do planeamento, estabelecendo as que cabem diretamente ao Núcleo de Planeamento.
  • 56.ª deliberação da 27.ª sessão ordinária da Mesa, de 16 de Janeiro de 2003, que aprovou o Regulamento Geral, Orgânico e Funcional da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
  • 369.ª deliberação da 3.ª sessão ordinária da Mesa, de 31 de Março de 2009, que aprovou o Regulamento do do Gabinete de Estudos e Planeamento
  • 1316.ª deliberação da 34.ª sessão ordinária da Mesa, de 06 de Junho de 2012, que aprovou o Regulamento do do Gabinete de Estudos e Planeamento
  • 37.ª deliberação da 13.ª sessão ordinária da Mesa, de 15 e 16 de Janeiro de 2015, que aprovou o Regulamento Orgânico do Serviço de Estudos, Planeamento, Auditoria e Jurídico.

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Zona das relações

Entidade relacionada

Gabinete de Prospetiva e Planeamento (2003-2009)

Identificador da entidade relacionada

GPP

Categoria da relação

temporal

Datas da relação

2009-03-31

Descrição da relação

Gabinete de Estudos e Planeamento sucessor do Gabinete de Prospetiva e Planeamento

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

GEP

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Registo de autoridade elaborado a 25 de Agosto de 2017.

Línguas e escritas

  • português

Sistema(s) de escrita

Fontes

  • A minha lista

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados