Identity area
Reference code
PT -SCMLSB AFBM/A/B/08/05
Title
Date(s)
- 1997-2002 (Creation)
Level of description
File
Extent and medium
122 fls.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Documentos relativos à ação judicial de reivindicação do direito de indemnização interposta por Delmira Maçãs contra Adelino Fernandes Ricardo e a empresa Solanos - Madeira e Materiais de Construção Lda., relacionada com o corte indevido de pinheiros na propriedade da autora, denominada Cantos e Recantos. Esta propriedade estava arrendada a Adelino Fernandes Ricardo e no contrato de arrendamento constava uma cláusula a impedir o rendeiro de “cortar ou arrancar qualquer árvore ou pernada real”. A firma Solanos estava implicada na medida em que adquiriu a madeira resultante do corte.
Integra maioritariamente correspondência trocada entre Delmira Maçãs e o advogado João Menezes Leitão, representante da Sociedade de Advogados António Leitão e Carlos Serafim, com informação sobre a sucessão dos atos ligados à ação judicial que deu entrada no Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre em Janeiro de 2000 e terminou com o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, confirmando o direito à indemnização da responsabilidade exclusiva de Adelino Ricardo.
Compreende, ainda, a cópia de um aditamento ao contrato do arrendamento do prédio rústico denominado Recantos de Cima, também denominado Cantos e Recantos, feito por Delmira Maçãs a Adelino Fernandes Ricardo, em 29 de Dezembro de 1975; cópia das cadernetas prediais dos prédios Folhas do Meio e Besteiros de Cima; uma declaração de João da Graça Bonito com a avaliação de pinheiros cortados nos prédios de Delmira Maçãs denominados Recantos, Herdade de Besteiros e Feiteira.