Mostrar 89 resultados

Descrição arquivística
Casa Professa de São Roque de Lisboa
Previsualizar a impressão Ver:

74 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Livros de registo de receitas e despesas da Igreja de São Roque

Dois livros que contêm os assentos das receitas e despesas tomados pelo padre prepósito da Igreja da Casa Professa de São Roque.

As receitas registadas provinham, sobretudo, do cumprimento de legados; dos peditórios dos padres da Companhia; de esmolas dadas para a organização das festividades de vários santos e outras solenidades, para a ornamentação da Igreja ou para a aquisição de cera; de pagamentos efetuados pelas fábricas das várias confrarias que possuíam capelas na igreja; de juros pagos por várias repartições da administração central da Coroa.

As despesas relacionavam-se, grosso modo, com a manutenção de alfaias litúrgicas e paramentaria (pagamentos a marceneiros, alfaiates, ourives, lavadeiras, cerieiros, etc.), conserto do órgão, obras de conservação do edifício da Igreja (remunerações a pedreiros, carpinteiros, marceneiros, etc.); retribuições a músicos contratados para as grandes solenidades; adorno da igreja.

Livro n.º 1 de registo de receitas e despesas da Igreja de São Roque

Inclui, para além dos assentos de receitas e despesas, os registos de verificação das contas por parte do provincial da Companhia de Jesus, bem como uma nota recordatória sobre o manuseamento do órgão da igreja e uma relação das esmolas ordinárias pagas periodicamente por diversos indivíduos e entidades à Igreja da Casa Professa.

Livro n.º 2 de registo de receitas e despesas da Igreja de São Roque

Inclui, para além dos assentos de receitas e despesas, os registos de verificação das contas por parte do provincial da Companhia de Jesus, bem como notas recordatórias dos contratos celebrados com o armador responsável pelo arranjo da igreja (por ocasião das principais solenidades) e com o cerieiro, para além de uma relação dos mordomos responsáveis pela organização da festa anual em honra de Santo Inácio de Loiola, entre os anos de 1672 e 1690.

Livros de registo de esmolas e despesas dos jubileus celebrados na Igreja de São Roque

Um livro composto pelos assentos das esmolas dadas para a celebração de jubileus e outras festas litúrgicas (festas do Corpo de Deus, de Santo Inácio de Loiola, Quarenta Horas, Onze Mil Virgens, São Francisco Xavier, Santo António, Santa Brízida, Mártires do Japão, São Gregório Taumaturgo, Comunhões Gerais, entre outras).

Este livro integra, também, os registos das despesas efetuadas com as mesmas festividades (pagamentos a músicos, armadores e cereeiros, compra de alfaias litúrgicas, ornamentação da igreja, etc.).

Livro de registo de esmolas e despesas dos jubileus

Inclui, para além dos assentos das esmolas e das despesas, uma nota recordatória sobre a construção de um retábulo na igreja pago por conta do legado de Francisca de Sequeira, bem como anotações relativas ao pagamento da dívida do padre Diogo Veloso e à devolução de 80.000 réis emprestados a Maria de Castro.

Integra, ainda, a verificação das contas do ano de 1627-1628 feita pelo padre António Mascarenhas, provincial da Companhia de Jesus.

Inventários de bens móveis da Igreja e Casa Professa

Dois livros elaborados pelo padre prefeito da Igreja e pelo padre ministro da Casa Professa de São Roque, utilizados para a identificação, caraterização e arrolamento dos bens móveis existentes no templo e na Casa a ele anexa, constituindo instrumentos de controlo, de verificação de existências e de atualização do cadastro de bens.

Inventário dos bens móveis da igreja e casa anexa

Inclui o arrolamento de objetos existentes na igreja, sacristia, carpintaria, botica, enfermaria, rouparia, refeitório, despensa, adega, cozinha, "casa da farinha" (local onde se produzia o pão), celeiro, "casa dos moços", azémola, "casa dos hóspedes de fora", para além da relação de livros e dos bens móveis adstritos às funções de aguadeiro, atafoneiro, lavadeiro, barbeiro e hortelão.

O elenco das peças em metais preciosos pertencentes à igreja inclui a descriminação dos respetivos pesos e valores.

Integra, ainda, entre outros registos, o inventário dos relicários doados por João de Borja à Igreja e Casa Professa de São Roque de Lisboa, bem como as listas das peças já existentes antes da referida doação e das que foram adquiridas posteriormente.

Contém, no fólio 84, o termo de entrega deste livro a um escrivão da cidade de Lisboa, feita, a 25 de Maio de 1786, por Francisco Rosas e Pascoal [Velasco].

O inventário elaborado em Janeiro de 1600 foi revisto e atualizado em Maio de 1620.

Inventário dos bens móveis da igreja e sacristia

Inclui o arrolamento dos objetos de prata, de ouro e de outros metais; das relíquias existentes no altar-mor, no altar dos Santos Mártires, no altar das Santas Virgens e na Capela de Nossa Senhora da Conceição e Bom Sucesso dos Agonizantes; dos ornamentos dos altares, frontais e nichos; dos paramentos e alcatifas.

Este inventário, elaborado pelo padre Manuel Dias, prefeito da Igreja de São Roque, encontra-se incompleto, contendo apenas os primeiros 24 fólios de um total de 96.

Livros de registo de inumações na igreja e adro de São Roque

Três livros que contêm assentos relativos aos indivíduos sepultados na Igreja de São Roque ou no seu adro, tomados pelo padre prefeito da igreja.

Um dos volumes é referente a enterramentos dos padres e irmãos da Companhia de Jesus, bem como de alguns indivíduos não pertencentes àquela Ordem mas aos quais os padres inacianos concederam a possibilidade de se sepultarem no espaço da igreja.

Os dois volumes restantes contêm os registos de inumação dos irmãos da Congregação de Nossa Senhora da Doutrina e da Congregação de Nossa Senhora da Boa Morte e Agonizantes, confrarias eretas na Igreja de São Roque e às quais os padres da Casa Professa concederam jazigos privativos.

Livro de registo de inumações dos padres, irmãos e pessoas externas à Companhia de Jesus

Inclui os assentos de enterramento de membros da Companhia de Jesus, residentes ou não na Casa Professa de São Roque. São igualmente registadas as inumações de leigos a quem os padres inacianos concederam o privilégio de serem sepultados no solo da sua igreja, não só pela sua relevância ou estatuto social mas, também, por merecimento próprio ou por serem benfeitores da Casa ou da Companhia.

Alguns assentos, para além de indicarem o local de inumação na igreja (cova), a idade, naturalidade, data de falecimento e causa da morte dos indivíduos, integram pequenas súmulas biográficas dos falecidos que, no caso dos padres e irmãos da Companhia, incluem o número de anos em que os mesmos serviram a Ordem.

Engloba alguns mapas de localização e de distribuição geral das sepulturas na igreja.

Contém, ainda, um índice dos padres e irmãos inumados ordenado cronologicamente, por ano de falecimento, bem como idêntico instrumento para os indivíduos externos à Ordem.

Livro de registo de inumações dos irmãos da Congregação de Nossa Senhora da Doutrina

Inclui os assentos de enterramento dos irmãos e irmãs da Congregação nas 48 covas atribuídas pelos padres da Companhia de Jesus para jazigo privativo dos confrades da Doutrina.

Os registos contêm a indicação do nome dos falecidos, da data de inumação e, nalguns casos, referência à sua naturalidade.

Integra uma "planta do carneiro da capela de Nossa Senhora da Doutrina" e uma "planta do cemitério da sacristia".

Livro de registo de inumações dos irmãos da Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Agonizantes

Inclui os assentos de enterramento dos irmãos e irmãs da Congregação nas 35 covas existentes no carneiro do adro da Igreja de São Roque, atribuídas pelos padres da Companhia de Jesus para jazigo privativo dos confrades da Boa Morte e Agonizantes.

Os registos contêm a indicação da data de inumação e, nalguns casos, a referência à naturalidade dos falecidos.

Os assentos de enterramento de crianças e de confrades inumados fora do carneiro encontram-se autonomizados relativamente aos restantes.

Integra, ainda, um índice ordenado alfabeticamente pelo nome próprio dos falecidos.

Livros de registo de sufrágios

Um livro destinado a arrolar os sufrágios celebrados por alma dos padres e irmãos da província portuguesa, e outras, da Companhia de Jesus, bem como dos benfeitores e fundadores de estabelecimentos jesuíticos, em Portugal e noutras partes da Europa.

Livro de registo de sufrágios pelos membros da Companhia de Jesus, benfeitores e fundadores de colégios

Inclui o registo dos sufrágios celebrados na Igreja de São Roque de Lisboa por alma dos padres e irmãos falecidos na província portuguesa da Companhia de Jesus, com referência à data da sua morte.

Integra, também, os assentos dos sufrágios anuais celebrados em memória de alguns fundadores e benfeitores da Companhia nas províncias, casas professas e colégios europeus.

Testemunho de relíquias dos Santos Mártires de Tebas, de São Bento, abade, e das Onze Mil Virgens

Autenticação do crânio de um dos Mártires de Tebas; de um osso grande dos mesmos mártires; de um osso de São Bento, abade, e de um osso grande de uma das Onze Mil Virgens.

Relíquias trazidas de Roma pelo padre Inácio Martins da Companhia de Jesus.

Assinado pelo padre Miguel de Sousa, provincial da Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

Testemunho de relíquias de Jesus Cristo, dos Santos Mártires e de outros santos

Autenticação de um fragmento do espinho da coroa de Jesus Cristo; do crânio de São Crisanto, bispo de Basileia; do crânio de Santa Cristina, virgem mártir; de parte do pé de Santa Maria Madalena; de parte do coração de Santa Isabel da Hungria; de um fragmento do presépio de Jesus Cristo; do braço de São Henrique, imperador; de parte da costela de Santo Albano, mártir; de uma parte do corpo de Santo Urbano e de São Vicente; de um retalho do véu de Santa Maria Madalena; de um retalho da túnica de Santa Isabel da Hungria; de uma parte do braço de São Cristóvão; de uma parte do corpo de Santa Margarida; de uma parte do corpo de São Félix; de um fragmento de relíquia de Santo Estêvão, mártir; de uma relíquia de Santa Sofia, viúva; de parte da costela de São Lourenço; de parte do braço de São Tiago, apóstolo; do joelho de São Pancrácio; de uma parte do corpo de São Donato, bispo e mártir; de uma relíquia de Santa Fortunata, virgem; e de uma parte do pé de São Bartolomeu.

Assinado por Helena de Buda, abadessa do Convento de Santa Maria Madalena de Posoni, na Hungria

Resultados 1 a 20 de 89