Mostrar 1290 resultados

Descrição arquivística
Arquivo Familiar Benito Maçãs
Previsualizar a impressão Ver:

282 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

Requerimentos, certificados e atestados

Inclui um requerimento do padre Domingos Dias da Silveira, dirigido a autoridade eclesiástica, a solicitar o breve de suplemento de idade para fins da obtenção da ordem presbiteral; comprovativos da celebração de missas pelos padres João de Bento e Joaquim Manuel de Carvalho, por determinação do padre Domingos Dias da Silveira, em cumprimento de encargos pios.

Integra ainda um atestado da Junta de Freguesia de Ribeira de Niza a confirmar a isenção política e a boa cidadania de Joaquim Maçãs Nogueiro.

Ramos familiares colaterais dos Benito Maçãs

Conjunto documental relativo a indivíduos ligados à família Benito Maçãs por meio de vínculos de parentesco aos progenitores comuns, Domingos Dias de Carvalho e Maria da Conceição Gonçalves da Silveira.

Engloba um requerimento do padre Domingos Dias da Silveira (1809-1880), bem como dois certificados de celebração de missas, passados a seu pedido. O padre Domingos Dias da Silveira era filho de Domingos Dias de Carvalho e de Maria da Conceição Gonçalves da Silveira, e irmão de Faustina Maria, bisavó de Delmira Benito Maçãs.

Integra ainda um telegrama remetido a José Maria Nogueiro, marido de Ludovina Rosa Maçãs, e um atestado da Junta de Freguesia de Ribeira de Niza, passado a favor do filho de ambos, Joaquim Maçãs Nogueiro, trineto de Domingos Dias de Carvalho e de Maria da Conceição Gonçalves da Silveira, também trisavós de Delmira Benito Maçãs.

Correspondência

Inclui cartas, cartões, bilhetes-postais, aerogramas, ofícios e convites dirigidos a Delmira Maçãs por diferentes pessoas singulares e organismos coletivos, nacionais e internacionais, no âmbito das atividades académico-científicas desenvolvidas.

Entre os diversos assuntos tratados, destacam-se as mensagens de agradecimento pela oferta de livros e artigos de Delmira Maçãs e as apreciações críticas dos mesmos; os pedidos de artigos, recensões críticas, notas bibliográficas e resumos de obras para publicação em revistas científicas, nomeadamente na «Revista Portuguesa de Filologia»; os convites para a participação da destinatária em conferências, congressos e outras iniciativas científicas; as referências à partilha de livros, artigos e referência bibliográficas; os convites para a colaboração de Delmira Maçãs em obras coletivas e também para a sua participação em grupos de trabalho; o envio de orientações e esclarecimentos relativos à preparação de trabalhos académicos e estudos da destinatária.

Salienta-se também a informação sobre a colaboração de Delmira Maçãs com o Centro de Estudos Filológicos da Universidade de Lisboa e sobre desempenho do cargo de leitora de Língua Portuguesa na Universidade de Heidelberg.

Sublinham-se, por fim, as considerações sobre os conhecimentos da língua alemã, as qualidades literárias e o poder de observação evidenciados por Delmira Maçãs, bem como as mensagens de felicitação dirigidas à autora.

Integra, ainda, minutas e cópias de missivas remetidas por Delmira Maçãs, com informação sobre alguns dos mencionados assuntos.

Circulares e programas de encontros científicos

Inclui solicitações de presença ou participação, circulares e brochuras informativas dos seguintes encontros científicos: «III Colóquio Internacional de estudos Luso-brasileiros», realizado em Lisboa, de 09 a 15 de Setembro de 1957; «IX Congresso Internacional de Linguística Românica», realizado em Lisboa, de 31 de Março a 04 de Abril de 1959; «Jornadas Bartolomeanas. Atualidade Teológica de D. Frei Bartolomeu dos Mártires», organizadas pelo Movimento Bartolomeano e pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, realizadas em Lisboa, nos dias 22 e 23 de Novembro de 1985; encontro dedicado a Jorge Amado, organizado pelo Instituto de Cooperación Iberoamerica e realizado em Madrid, de 23 a 26 de Março de 1987.

Integra, ainda, o convite, materiais de divulgação, bem como apontamentos e um cartão identificativo, a confirmar a participação efetiva de Delmira Maçãs no «Congresso sobre a situação atual da língua portuguesa no mundo», organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e realizado entre 28 de Junho a 3 de Julho de 1983.

Escritos de outros autores

Inclui separatas de revistas científicas, fotocópias de livros, trabalhos académicos, artigos e textos avulsos reunidos por Delmira Maçãs, subordinados a diversificados temas de Linguística, Filologia, poesia e literatura.

Integra cópias dos seguintes estudos: "As sequências LH e NH em português"; "O vocabulário científico-poético em Augusto dos Anjos"; "Plural dos nomes em - ão na Língua Portuguesa. Uma abordagem filológica", de Marinalva Freire da Silva; "Die Literaturen in portugiesischer Sprache", de Harri Meier; "Vocabulaire français et wallon de l'argot militaire en Belgique" e "Les paroles arrangees sur les airs de signaux belges", de Roger Pinon; "Symbol, Metapher, Allegorie im Lied der Völker", de Werner Danckert; "O Poeta de Portalegre", de Victor Correia; "La Legende Saint-Hubert", de André Secheret; "Mots rares, exotiques et problematiques", de Celeste Augusto; “Der Mythos vom Schwächetod des Lateinischen Futurs", de Hans Dieter Bork; “Marie Bonafous, eine französische Lyriken", de Hans Winkler; "Kollokationen und Sprachpraxis", “Übersetzen und Sprachunterricht...", "Portugiesisch lernen heute. - Vale a pena?", de Stefan Ettinger; "A Gíria Académica: portuguese student slang", de Geral Moser.

Compreende também recensões críticas das seguintes obras: "Readings in Portuguese Linguistics", de J. Schmidt-Radefeldt (ed.), por Stefan. Ettinger; "Mobilité, rupture, vitesse, étude de macrostructures d’un groupe de lexémes verbaus en français modern", de Robert Guého, por Stefan Ettinger; "Portugiesische Grammatik", de Maria Teresa Hundertmark-Santos Martins, por Stefan. Ettinger; "Einführung in die romanische Sprachwissenschaft", de Hans-Martin Gauger, Wulf Oesterreicher e Rudolf Windisch, por Stefan Ettinger; "Die modifikation in der Lexikographie", de Dieter Goetz e Thomas Herbst, por Stefan Ettinger.

Engloba, ainda, as seguintes comunicações proferidas em encontros académicos: “Poesia e mestiçagem", de Carlos Oroza, Jorge Aranguren e Eduard Sanahuja, apresentada nas I Jornadas de Poesia, em 06 de Junho de 1995; "Trabajos de Filología Românica y temas de investigaciones linguísitcas relacionados con el África Negra", de Willy Ball, apresentada no XI Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românicas, realizado em Madrid, de 01 a 09 de Maio de 1965; "Materiais do 'Dicionário dos falares portugueses modernos' e o seu confronto com o 'Grande dicionário da língua portuguesa' de Morais...", apresentada por M. de Paiva Boléo, em 1971.

Alguns dos mencionados estudos e trabalhos possuem dedicatórias dirigidas pelos autores a Delmira Maçãs.

Contém, por fim, um folheto dos XLII e XLIII Cursos de Férias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com "Temas de Linguística Portuguesa e Românica" da autoria de Manuel de Paiva Boléo (1966 e 1967); índices da revista «Lexikon der Romanistischen Linguistik (LRL)»; uma cópia da tese de doutoramento de Marinalva Freire Silva, intitulada "Edicion critica del regimento proueytoso contra ha pestenença (1496-1500)”, apresentada à Faculdade de Filosofia e Letras da universidade Complutense de Madrid, em 1991.

Inventários/glossários de vocábulos e expressões

Contém listagens e fichas de inventário de vocábulos pertencentes às diversas classes de palavras da língua portuguesa - substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, preposições, pronomes, interjeições, artigos e conjunções; listagens e fichas de inventário de vocábulos associados a diversos sufixos nominais, verbais e adverbiais, utilizados na língua portuguesa (exemplos: "mento", "mente", "ado", "eiro", "ção", "inho", "ar", "rão", "aça", "eta", "ório", "onho", "ura", "ito", "inte", "or", "itar", "ismo").

Integra também fichas de inventário de estrangeirismos utilizados na língua portuguesa; fichas de inventário de expressões associadas a figuras de estilo, como a hipérbole ou a alegoria; fichas de inventário de expressões associadas ao campo conceptual das palavras “degradação”, “jogo” e “concretização”; fichas de inventário de palavras e expressões associadas ao campo semântico do vocábulo diabo; fichas de inventário de expressões de espanto, de negação e de afirmação; fichas de inventário de expressões que utilizam denominações de animais.

Compreende, por fim, glossários onomasiológicos de vocábulos e expressões utilizados por Delmira Maçãs nos seus trabalhos.

Fichas de leitura, listas/índices bibliográficos e apontamentos avulsos

Contém apontamentos de Delmira Maçãs, com informação recolhida em obras literárias e também em obras dedicadas ao estudo de diversos temas no âmbito da Filologia e da Linguística, entre outras áreas científicas. Em alguns casos, são transcritos excertos das obras.

Integra também listagens com referências bibliográficas, índices de autores, índices onomásticos e temáticos de diversas obras, entre as quais: "Les Tragiques" de Agrippa d'Aubigné; "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco; "O crime do padre Amaro" de Eça de Queiroz; "Pátria Portuguesa" de Júlio Dantas; "Esboço da moderna poesia italiana" de Giuseppe Carlo Rossi; "Colori e Lessico" de Maria Grossmann.

Compreende, ainda, apontamentos avulsos sobre literatura e gramática portuguesa; sínteses de pesquisas realizadas na área da linguística, destacando-se o tema “formas de tratamento na língua portuguesa”.

Engloba, por fim, listagens com a relação dos vários trabalhos escritos de Delmira Maçãs.

Recensão da obra "Mica gramatica portugheza" (1984)

Análise crítica do estudo de Micaela Ghitescu, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 23-24 (pp. 778-779).

Inclui uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão da obra "O eufemismo e o discurso no português moderno"(1984 )

Análise crítica do estudo de Heinz Kröll, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 21-22 (pp. 776-778).

Inclui uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão do artigo "«Tu, é cachorro»? - Bemerkungen zum Duzen in Portugal" (1984)

Análise crítica do estudo de Gunther Hammer Müller, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 17-20 (pp. 673-676).

Inclui uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão da obra "Die Negation im Werk von Padre António Vieira" (1977)

Análise crítica do estudo de Jürgen Burgarth, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 16-17 (pp. 672-673). Inclui três exemplares da separata.

Inclui a cópia de uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão da obra "António Vieiras Predigt über 'Mariä Heimsuchung'. Kritischer Text und Kommentar" (1977)

Análise crítica do estudo de Radegundis Leopold, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, p. 16 (p. 672).

Inclui a cópia de uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão da obra "Französischer Schülerargot" (1979)

Análise crítica do estudo de Klaus Knopp, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 12-15 (pp. 668-671).

Inclui uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão da obra "Unterschiede im Wortschatz der iberoromanischen Sprachen" (1970)

Análise crítica do estudo de Wilhelm Pötters, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 9-11 (pp. 665-667).

Inclui apontamentos de Delmira Maçãs, uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão da obra "Das idiomatische Sprachzeichen: Untersuchung der Idiomatizitätsfaktoren anhand der Analyse portugiesischer Idioms und ihrer deutschen Entsprechungen" (1981)

Análise crítica do estudo de Hans Schemann, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 5-9 (pp. 661-665).

Inclui uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata..

Recensão da obra "Léxico del marginalismo del siglo de Oro" (1976)

Análise crítica do estudo de José Luís Alonso Hernández, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 3-5 (pp. 659-661).

Inclui uma versão preparatória da recensão, incompleta, e três exemplares da separata.

Recensão da obra "Luz e calor do Padre Manuel Bernardes: Estrutura e discurso" (1978)

Análise crítica do estudo de João David Pinto Correia, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1979-1984, pp. 1-3 (pp. 657-659).

Inclui a fotocópia de uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão da obra "Nombres vernáculos de animales, plantasy frutos de la Baja Extremadura” (1976)

Análise crítica do estudo de Eduardo Barajas Salas, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVI, tomos I e II Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 1-2 (pp. 833-834).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "El diminutivo. Historia y funciones en el español clásico y moderno (1973)

Análise crítica do estudo de Emilio Náñez Fernández, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 1-3 (pp. 815-817).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Form und Funktion in der Wortbildung. Die Diminutiv-und Augmentativmodifikation im Lateinischen, Deuteschen uns Romanischen” (1974)

Análise crítica do estudo de Stefan Ettinger, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, p. 28 (p. 600).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Diccionario de expresiones malsonantes del español. Léxico descriptivo” (1974)

Análise crítica do estudo de Jaime Martín, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 25-27 (pp. 597-599).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Diminutiv- und Augmentativbildung: Regeln und Restriktionen” (1974)

Análise crítica do estudo de Stefan Ettinger, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 18-25 (pp. 590-597).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "António Vieira. História do futuro" (Livro anteprimeiro, 1976)

Análise crítica do estudo de José Van Den Besselaar, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 17-18 (pp. 589-590).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "António Vieiras Pestpredigt” (1973)

Análise crítica do estudo de Heinz Willi Wittschier, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 15-17 (pp. 587-589).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Die Antoniuspredigt António Vieiras na die portugiesischen Generalstände von 1642” (1972)

Análise crítica do estudo de Rolf Nagel, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 13-15 (pp. 585-587).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Strutture allocutive pronominali reverenziali in italiano” (1974)

Análise crítica do estudo de Alessandro Niculescu, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 10-12 (pp. 582-584).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Die Onomasiologie von ‘sterben’ im Französischen” (1974)

Análise crítica do estudo de Walter K. Grafschaft, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 7-9 (pp. 579-581).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra “Literatura popular em verso: Estudos” (tomo I, 1973)

Análise crítica do estudo editado no Rio de Janeiro em 1973, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 3-7 (pp. 575-579).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão do artigo "Encore seu burro! ‘âne qous êtes!’ et din idiot!" (1974)

Análise crítica do estudo de Willy Bal, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975-1977, pp. 2-3 (pp. 574-575).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Sobre a formação de palavras com prefixos em português actual" (1973)

Análise crítica do estudo de Li Ching, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1975.1977, pp. 1-2 (pp. 573-574).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra “Stil- und Formelemente der Liturgie in der neuren französischen Dichtung” (1966)

Análise crítica ao estudo de Werner Arnold, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVI, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1972-1973, pp. 4-5 (pp. 460-461).

Inclui versões preparatórias da recensão e dois exemplares da separata.

Recensão da obra “Begleitformen des Gesprächs im Französischen und Spanischen” (1969)

Análise crítica do estudo de Jutta Gorgas, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVI, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1972-1973, pp. 2-4 (pp. 458-460).

Inclui resumos da obra, versões preparatórias da recensão, com correções tipográficas, e dois exemplares da separata.

Recensão da obra "Le français langue abstraite?" (1970)

Análise crítica do estudo de Jörn Albrecht, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVI, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1972-1973, pp. 1-2 (pp. 457-458).

Inclui versões preparatórias da recensão, com correções tipográficas, e dois exemplares da separata.

Recensão da obra "So malandro, seu burro, din idiot!" (1969)

Análise crítica do estudo de Leif Sletsjøe, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVI, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1972-1973, pp. 8-9 (pp. 398-399).

Inclui uma versão preparatória da recensão e três exemplares da separata.

Recensão da obra "Die geschichtliche Entwicklung des präpositionalen Akkusativs im Portugiesischen" (1970)

Análise crítica do estudo de Karl Heinz Delille, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XVI, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1972-1973, pp. 1-7 (pp. 391-397).

Inclui versões preparatórias da recensão e três exemplares da separata.

Recensão do artigo "Zur volkstümlichen Pluralbildung im Portugiesischen” (1969)

Análise crítica do estudo de Heinz Kröll, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 4-5 (pp. 402-403).

Inclui versões preparatórias da recensão e dois exemplares da separata.

Recensão da obra "Einführung in die romanische Volksliteratur" (1969)

Análise crítica do estudo de Felix Karlinger, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 1-4 (pp. 399-402).

Inclui versões preparatórias da recensão e dois exemplares da separata.

Recensão da obra "Untersuchungen zur Tuch- und Stoffbenennung in der französischen Urkundensprache" (1967)

Análise crítica do estudo de Manfred Höfler, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 1-2 (pp. 355-358).

Inclui dois exemplares da separata.

Recensão do artigo "Suffixreichtum in den romanischen. Einwohnernamen" (1967)

Análise crítica do estudo de Gerhard Rohlfs, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 1-2 (pp. 329-330).

Inclui versões preparatórias da recensão e dois exemplares da separata.

Recensão da obra “A glossary of Spanish bird-names” (1966)

Análise crítica do estudo de Keith Whinnom, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 13-14 (pp. 257-258).

Recensão do artigo “Über Tiernamen in der hispanischen, insbesondere portugiesischen Toponomastik, I e II” (1966)

Análise crítica do estudo de Joseph M. Piel, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 10-13 (pp. 254-257).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Die Ortsadverbien im Portugiesischen. Unter besonderer Berücksichtigung ihrer Verwendung in der modernen Umgangssprache" (1968)

Análise crítica do estudo de Heinz Kröll, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 7-10 (pp. 251-254).

Recensão da obra "Das Französische qualifizierende Adverb und seine Übersetzung im Englischen und im Deutschen" (1967)

Análise crítica do estudo de Pelz Haidrum, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 1-7 (pp. 245-251).

Inclui duas versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Sekundäre Motivationen bei romanischen Tierbezeichnungen" (1967)

Análise crítica do estudo de Hans-Heinrich Baumann, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, p. 22 (p. 186).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão do artigo "Estado românico de uma plavra latina" (1962)

Análise crítica do estudo de Ângela Vaz Leão, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 13-22 (pp. 177-186).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão da obra "Tesouro da fraseologia brasileira" (1966)

Análise crítica do estudo de Antenor Nascentes, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de letras da Universidade de Coimbra, 1969, pp. 1-12 (pp. 165-176).

Inclui uma versão preparatória da recensão.

Recensão do artigo "Zum absoluten Superlativ auf -íssimo im Portugiesischen" (1963)

Análise crítica do estudo de Heinz Kröll, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XIV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1967-1967, pp. 6-7 (pp. 534-535).

Inclui uma versão preparatória da recensão e dois exemplares da separata.

Recensão da obra "Literatura popular em verso. Catálogo" (1964)

Análise crítica elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XIV, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pp. 1966-1967, 1-6 (pp. 529-534).

Inclui uma versão preparatória da recensão e dois exemplares da separata.

Recensão do artigo "Le couvre-chef comme symbole du mari trompé. Étude sur trois mots galloromans" (1961)

Análise crítica do estudo de Paul Falk, elaborada por Delmira Maçãs e publicada em separata das recensões críticas da «Revista Portuguesa de Filologia», vol. XIII, tomos I e II. Coimbra: Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1964-1965, pp. 1-4 (pp. 469-472).

Inclui dois exemplares da separata.

Resultados 1 a 50 de 1290