Mostrar 422 resultados

Descrição arquivística
Série
Previsualizar a impressão Ver:

Fotografias

Inclui documentos fotográficos com representações de diversos membros da família Benito Maçãs, do património familiar, de cenas da vida quotidiana da família, de paisagens rurais e de cenas da vida campestre.

Destacam-se os retratos de busto, meio corpo e corpo inteiro de Ana Catarina Bonito Semedo Maçãs, Catarina Maria Benito Maçãs, António Dias Maçãs, Faustina Maria Benito Maçãs, Francisco Pedro Benito Maçãs, José da Ascensão Benito Maçãs, António Eusébio Benito Maçãs e Delmira Maria Filomena Benito Maçãs, entre outros membros da família; os retratos de grupo, com representações de vários elementos da família, em trajes formais e informais, e nos quais é possível vislumbrar, também, paisagens rurais (cursos de água, vegetação) e cenas da vida campestre (caçadas, passeios); retratos de grupo com representações de elementos da família, entre colegas de colégios femininos e masculinos.

Sublinham-se também as vistas parciais e gerais de propriedades da família, nomeadamente a quinta dos Olhos d’ Água, a quinta de Santa Eulália, a quinta dos Enxames, a casa do Corro, entre outros prédios rústicos; as vistas gerais e parciais de edifícios, ruas e praças maioritariamente da cidade de Portalegre.

Diversos

Documentação diversificada, acumulada por elementos da família Benito Maçãs, mas cujo contexto de produção não é passível de identificação, por não se reconhecer qualquer relação com a família ou pelo facto de encerrar um conteúdo atípico face aos restantes documentos.

Integra:

  • Três desenhos florais com contornos a tinta e preenchimento a carvão, assinados por Bárbara Pacheco (com a inscrição “Bainharia 13”);
  • Caderno com cinco desenhos a carvão, com representações de paisagens. Os desenhos estão assinados por Júlia Tapia, Ysoletta Mosca, Catarina Brito, Albertina Oliveira e […?] F. de Macedo;
  • Duas cartas em papel rendilhado, com declarações amorosas, sem qualquer identificação dos remetentes ou destinatários;
  • Cópias das narrativas intituladas “Le milan et la Corneille”, “Le petit fille mal élevé” e “Les écoliers et le petit marchand de gâteaux”, acompanhadas de cópias de três cartas de remetentes e destinatários não identificados;
  • Carta de remetente não identificado para o capitão José Lourenço Subtil de Carvalho;
  • "Anuário do Liceu Nacional de Portalegre. Ano Lectivo de 1899 a 1900. 5.º Ano" (Brochura com a exposição das principais atividades desenvolvidas no Liceu Nacional de Portalegre durante o ano letivo de 1899/1900. Contém a listagem dos alunos matriculados nas disciplinas da 1.ª à 5.ª classe do curso geral dos liceus; mapas estatísticos de matrículas e de movimentos de alunos entre classes. Referência ao diretor da 3.ª classe Libânio Constantino Alves do Vale [que foi casado em primeiras núpcias com Faustina Maria Benito Maçãs, irmã de António Eusébio Benito Maçãs];
  • Relação dos eleitores e elegíveis da freguesia de Alegrete – 1906, na qual se identificam, entre outros, os seguintes indivíduos António José Maçãs, Manuel Pacheco Bonito, António Filipe Realinho;
  • Caderno de exercícios de Francês de Artur Lino Neto, aluno n.º 50 do Instituto Nun'Alvares, em La Guardia, referente ao ano letivo 1920/1921.

Registo e controlo de receitas e despesas

Inclui os seguintes documentos de registo e controlo das despesas efetuadas pela família Benito Maçãs, referentes à aquisição de bens e serviços, com destaque para os que se relacionam com a exploração agrícola, construção civil e de uso corrente (alimentação, transportes, vestuário, etc.):

  • Listagens com a relação de despesas semanais ou mensais;
  • Folhas de pagamento de salários/folhas de férias com registos respeitantes ao pagamento da mão-de-obra de trabalhos de exploração agrícola e de construção civil;
  • Livros de caixa;
  • Cadernos de contas pessoais, para o controlo dos pagamentos e recebimentos, por parte de diversos membros da família, nomeadamente António Dias Maçãs, José Dias Maçãs, António Eusébio Benito Maçãs, José da Ascensão Benito Maçãs e Delmira Benito Maçãs.

Integra também livros e apontamentos avulsos com a identificação dos rendeiros e o registo das receitas provenientes de rendas; registos das receitas provenientes da venda de produtos agropecuários.

Compreende, por fim, um livro com a conta corrente da transação de cereais e farinhas; um livro de contas da baronesa de São João das Areias (1818 a 1922), um livro de contas de Maria Villar (1915-1919) e listagens com o registo das contas de Maria José Pereira Maçãs.

Quitação de despesas

Inclui comprovativos de pagamentos efetuados por diversos membros da família Benito Maçãs, referentes a foros, impostos e contribuições, côngruas e donativos paroquiais, quotas de organismos sócio-profissionais, culturais, religiosos e de beneficência, seguros, e, por fim, à aquisição de bens e serviços de utilização corrente, como vestuário, alimentação, medicamentos, transportes, seguros, entre outros.

Controlo do movimento bancário

Inclui documentos relativos à gestão e controlo das contas bancárias de alguns elementos da família Benito Maçãs, nomeadamente de António Eusébio Benito Maçãs, de Joaquim Maria Maçãs Nogueira e de Delmira Maria Filomena Benito Maçãs.

Engloba requisições de cheques, comprovativos de depósitos ou débito e extratos dos saldos bancários.

Documentos diversos

Inclui documentos de diferente natureza e origem, não enquadráveis nas séries acima, nomeadamente uma listagem de "letras pagas por Joaquim Lourenço Maçãs e aceites por José M. Nogueiro", com o registo dos valores e dos beneficiários, sem outra informação adicional; uma certidão do valor da libra ouro em 09 de Fevereiro de 1905 e 21 de Dezembro de 1926, passada a requerimento incluso do advogado Vasco Baptista; folha com cálculos dos rendimentos de Ema Virgínia Cordeiro Feio Maçãs, Delmira Maria Filomena Benito Maçãs e António Eusébio Benito Maçãs, sem qualquer contextualização temporal.

Títulos de ações e obrigações

Inclui títulos de frações do capital de diversas sociedades anónimas, emitidos a favor do portador ou em nome de António Eusébio Benito Maçãs, Alfredo Cordeiro Feio e Ema Cordeiro Feio.

Entre os emissores das ações, destacam-se as seguintes sociedades anónimas: Sociedade Geral Agrícola e Financeira de Portugal; Companhia das Minas do Alandroal; Companhia das Minas Ribadouro; Companhia Portuguesa de Pescaria; Associação de Foot-Ball de Portalegre; Empresa Agrícola do Príncipe; Sociedade Fundadora da Praça de Touros de Vila Franca; Companhia Agrícola de Moribane; Companhia de Cabinda; Sociedade Reconstrutora da Praça de Touros do Cartaxo; Banco Nacional Ultramarino; Companhia Geral de Seguros; Grémio Artístico Cartaxense; Banco Popular Português; Companhia Mineira de Ciudad-Real.

Integra também um título de dívida (obrigação) do Reino de Portugal, ao portador, lançado em 1888 para auxiliar as despesas com a construção de estradas.

Processos de empréstimo/quitação de capitais

Inclui documentação relativa à formalização de empréstimos de capitais, à quitação de empréstimos, bem como à execução de penhoras nos casos de não pagamento, nomeadamente traslados de escrituras de empréstimo de capital, escrituras de distrate ou quitação de capitais, certidões do registo predial de hipotecas e, ainda, a cópia de um auto da sentença de execução de hipoteca.

Provisões e certidões

Inclui ordens régias em benefício de António Dias Maçãs, confirmando a sua autonomia face ao pátrio poder e também a isenção do pagamento de portagens para comprar ou vender mercadorias fora da sua área de residência.

Correspondência

Inclui cartas e bilhetes-postais, remetidos ou recebidos por Francisco Dias Maçãs, com destaque para os seguintes assuntos: declarações amorosas e respostas a pedidos de casamento; informação sobre uma ação de despejo interposta por Francisco Dias Maçãs a Maria Emília Baptista Mouro.

Correspondência

Inclui cartas enviadas a António Dias Maçãs pelos seus irmãos Francisco e José Dias Maçãs e também por Diogo [Mexia] Cayolla.

Destaca-se a informação relativa à venda de propriedades e uma mensagem de condolências pelo falecimento da esposa do destinatário.

Diplomas e certificados de estudos

Inclui diplomas do Real Colégio Ursulino de Coimbra, comprovando a aprovação de Catarina Maçãs em exames das disciplinas de Francês (1.º ano) e História (1.ª e 2.ª parte).

Desenhos e gravuras

Inclui desenhos a carvão assinados por Catarina Maçãs, com representações de paisagens, edifícios, animais e figuras humanas.

Integra também diversas gravuras de figuras humanas femininas (marquesa de Astorga, marquesa de La Pezuela, duquesa de la Torre, duquesa de Osuna, princesa Pia-Rainha de Portugal, entre outras), reproduzidas por A. Ronchi Editor.

Engloba, ainda, uma gravura com a representação do Convento da Serra do Pilar.

Certidões

Inclui a certidão do assento do casamento de Faustina Maria Benito Maçãs com Constantino Libânio Alves do Vale.

Desenhos e partituras musicais

Inclui desenhos a carvão com representações de edifícios e matérias abstratas, alguns dos quais assinados por Faustina.

Integra também uma composição musical, manuscrita, apresentando os seguintes títulos "Acords parfaits" e "Acords de septième".

Certidões, procurações e patentes

Inclui um diploma a reconhecer Francisco Pedro Benito Maçãs como membro Apostolado da Oração, uma certidão do registo paroquial do óbito de sua esposa, Josefa Georgina Monteiro e uma procuração de plenos poderes a favor de António Eusébio Benito Maçãs.

Alvarás, certidões, certificados, diplomas e licenças

Inclui documentos comprovativos da emancipação de António Eusébio Benito Maçãs, da sua eleição como sócio protetor da Associação de Bombeiros Voluntários de Portalegre e da autorização concedida pelo Governo-Civil de Portalegre para trasladar o cadáver de José da Ascensão Benito Maçãs para o jazigo familiar.

Integra também um certificado do registo criminal e certidões dos registos do seu batismo e casamento.

Documentos de identificação

Inclui documentos de identificação civil e militar de Eusébio Benito Maçãs, nomeadamente um bilhete de identidade de cidadão português e uma caderneta militar.

Inventários e catálogos de moedas

Inclui listagens com relações e descrições de moedas nacionais e internacionais, produzidas, entre outras entidades, pela «Imprensa Nacional-Casa da Moeda»; pela «antiga casa bancária de J. M. Fernandes Guimarães & C.ª»; pela «Casa A. Molder»; pela empresa «Almeida, Basto & Piombino e C.ª»; pela empresa «Santos Catita, Lda.».

Integra também cartões avulsos, livros e apontamentos com especificações de várias moedas pertencentes às várias dinastias da monarquia portuguesa. Em alguns casos são mencionados os seguintes elementos identificativos: dinastia, reinado, metal, nome, anverso, reverso, série, estado de conservação e, por vezes, é também referenciado o preço.
Compreende, por fim, um texto intitulado "Cartilha da Numismática Portuguesa", folhetos e apontamentos com informação sobre moedas para venda em leilão.

Brochuras, revistas, separatas e outras publicações

Inclui brochuras, artigos de imprensa, separatas de revistas e outros textos impressos, reunidos por António Eusébio Benito Maçãs, destacando-se a temática da arqueologia. Alguns destes documentos possuem dedicatórias dos próprios autores.
Sublinham-se as seguintes publicações:

  • "Estatutos do Sindicato Agrícola Portalegrense" (Portalegre, 1911);
  • "Regulamento da Corporação dos Guardas Nocturnos de Portalegre" (Portalegre, 1912);
  • Dois artigos de imprensa, publicados no «Diário de Notícias» (ano 49.º, n.º 17.150, p.1) e «O Século» (ano 33.º, n.º 11.377, p.1), sobre os achados arqueológicos de São Salvador da Aramenha, com referência ao papel de Leite Vasconcelos e de António Eusébio Benito Maçãs no enriquecimento do espólio do Museu Etnológico;
  • Separata do volume I da «Ethnos. Revista do Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia» (Lisboa, 1935), com artigo de José Leite Vasconcelos, intitulado "Localização da cidade de Ammaia" (dedicatória do autor);
  • "Queima das fitas dos quartanistas de medicina", 1936 (dedicatória de Carlos José Maçãs Nogueiro);
  • "Medicina Veterinária. Queima das fitas, 1939-1940" (dedicatória de Joaquim Póvoas Janeiro); publicação
  • "Carros dos novos fitados de medicina. Queima das fitas, Maio de 1966" (dedicatória de Óscar Sérgio de Almeida Neves);

Integra também publicações que não foram reunidas por António Eusébio, mas que possuem referências às suas ações ligadas à arqueologia. Entre elas:

  • Separata da revista «O Arqueólogo Português» (série IV, volume 11/12, 1993-1994), com artigo de Jorge Oliveira e Susana S. S. S. Cunha, intitulado "A cidade romana de Ammaia na correspondência de António Maçãs e Leite de Vasconcelos";
  • Separata da revista «Ibn Maruan. Revista Cultural do Concelho de Marvão» (n.º 8, Dezembro de 1998), com artigo de Jorge Oliveira e Susana S. S. S. Cunha, intitulado "O complexo arqueológico de Vidais na correspondência trocada entre António Maçãs e Leite Vasconcelos".

Mapas e cartas militares

Inclui representações gráficas da superfície terrestre correspondente às seguintes regiões e localidades:

  • Alegrete (Escala 1:25000);
  • Assumar (Escala 1:25000 e 1:50000);
  • Castelo Branco (1:100000);
  • Portalegre (1:50000);
  • Andaluzia, Guadalajara, Teruel, Huesca.

Parte das mencionadas representações são da responsabilidade dos Serviços Cartográficos do Exército Português e do Instituto Geográfico e Cadastral.

Inclui também desenhos com a representação da fronteira entre Portalegre e a raia de Espanha (província de Badajoz).

Correspondência

Inclui cartas, cartões, bilhetes-postais, telegramas, dirigidos a António Eusébio Benito Maçãs por diferentes entidades singulares (familiares, amigos, conterrâneos, etc.) e coletivas (firmas, confrarias, câmaras municipais, etc.).

Entre os múltiplos assuntos tratados, destacam-se as mensagens relacionadas com nascimentos, aniversários, casamentos e falecimentos de familiares; as informações sobre o quotidiano, o estado de saúde e as atividades de familiares; pedidos de apoio monetário; pedidos de colocação profissional; mensagens de boas festas, felicitações e agradecimentos; pedidos de informação e partilha de ideias sobre diversas temáticas do interesse do destinatário, como o colecionismo de moedas ou a arqueologia; convites para participação em eventos religiosos e sociais; partilha de informação sobre iniciativas, ocorrências e atividades ligadas à vida religiosa, política e social de Portalegre.

Integra também correspondência enviada por remetentes não identificados e diversas minutas e cópias de cartas de António Eusébio Benito Maçãs.

Bilhetes e frações de lotaria

Inclui bilhetes e frações de lotaria emitidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, referentes à 4.ª extração de Dezembro de 1908, à 37.ª extração de 1913-1914 e à extração de 22 de Dezembro de 1955 (Natal).

Relatórios de atividade escolar

Inclui o relatório de atividades do Colégio de Santa Maria, no Porto, referente ao ano letivo de 1898/1899, com alusão ao aluno António Eusébio Benito Maçãs no movimento geral das matrículas.

Documentos de nomeação/eleição

Inclui alvarás, ofícios e circulares referentes à nomeação ou eleição de António Eusébio Benito Maçãs para os seguintes cargos e funções: vereador efetivo da Câmara Municipal de Portalegre; delegado efetivo nas eleições da Comissão Distrital [de Portalegre]; vogal efetivo da Junta de Matrizes do Concelho de Portalegre e delegado da Junta Nacional de Educação.

Louvores

Inclui a cópia de uma resolução do Ministro da Instrução Pública, de 22 de Julho de 1914, mandando louvar o cidadão benemérito António Eusébio Benito Maçãs como prova do alto apreço pelos serviços e ofertas a favor do Museu Etnológico Português.

Certidões e licenças

Inclui cópias dos registos do batismo e do óbito de Ema Virgínia Cordeiro Feio Maçãs.

Integra também uma licença para uso de armas de fogo.

Escritos

Inclui notas manuscritas com informação referente à vida familiar de Ema Virgínia Garraio Maçãs, nomeadamente sobre o falecimento de seus pais, Amélia Garraio e Augusto Domingos Garraio e sobre a sua tia Delmira Cordeiro Feio.

Integra também notas de uma viagem à Nazaré, registos de pensamentos e citações, registos de correspondência enviada e instruções práticas relacionadas com tricô, agricultura, jardinagem e piscicultura.

Correspondência

Inclui cartas, cartões, bilhetes-postais e telegramas dirigidos a Ema Virgínia Garraio Maçãs por diversos familiares e amigos.

Entre os múltiplos assuntos tratados, destacam-se as mensagens relacionadas com nascimentos, aniversários, casamentos e falecimentos de familiares; as informações sobre o quotidiano, o estado de saúde e as atividades de familiares; a administração de propriedades da família, com destaque para a Quinta de Santa Eulália, no Cartaxo; as mensagens de boas festas, felicitações e agradecimentos.

Integra também minutas e cópias de missivas enviadas por Ema Virgínia Garraio Maçãs.

Documentos de identificação

Inclui documentos de identificação civil de Delmira Maria Filomena Benito Maçãs, nomeadamente a cédula pessoal, uma certidão de nascimento, passaportes, cartões de beneficiária da A.D.S.E., um boletim individual de saúde, cartões de sócia da Liga dos Amigos da Rádio Renascença e da União Zoófila, e, por fim, um cartão de leitora da Biblioteca Nacional de Portugal.

Escritos de Delmira Maçãs

Inclui apontamentos autobiográficos, diários, agendas, artigos de publicações periódicas, versões preparatórias e finais de monografias da autoria de Delmira Maçãs, com informação sobre o seu quotidiano, a sua vida familiar e os seus interesses pessoais.

Excluem-se os livros, artigos de periódicos e outras publicações relacionados com a atividade académica/científica da autora.

Escritos de outros autores

Inclui publicações impressas periódicas e não periódicas, como folhetos e brochuras, coligidas por Delmira Maçãs.

Entre os múltiplos assuntos tratados nos artigos e textos da responsabilidade de diversos autores, destacam-se os seguintes: política e atualidade nacional e internacional; Portugal na imprensa estrangeira; caraterísticas de regiões e localidades portuguesas; a Igreja Católica e os membros da sua hierarquia; artes e cultura; monumentos; letras de canções portuguesas; biografias de grandes personalidades nacionais; arqueologia.

Integra ainda textos avulsos, peças teatrais e partituras musicais também reunidas por Delmira Maçãs.

Obituários

Inclui registos de falecimentos, recortes de imprensa com notas de falecimentos e pagelas com informação sobre as exéquias fúnebres de diversos indivíduos ligados a Delmira Maçãs:

  • familiares - António Eusébio Benito Maçãs, Ema Cordeiro Feio Maçãs, José Guerra, Joaquim Maçãs e Carlos Maçãs, entre outros;
  • conterrâneos - Maria Gertrudes Lino Neto Arruda, José Lino Neto, António Lino Neto, entre outros;
  • colegas de licenciatura - Sebastião da Gama, entre outros;
  • professores - Hernâni Cidade, Vitor Buescu, Richard Riegler, entre outros;
  • empregados e amigos - António Esperancinha, José Realinho, Guilhermina, Alda Nunes, entre outros.

Integra também registos e notas de falecimento de várias personalidades da vida política e religiosa nacional.

Inventários de peças arqueológicas

Inclui o inventário de uma coleção de peças arqueológicas romanas pertencentes à família Benito Maçãs, cedida através de contrato comodato à Fundação da Cidade de Ammaia, com vista à realização de uma exposição.

Este inventário integra, em anexo, os seguintes documentos: listagem das peças; fotocópia do cheque referente a um pagamento efetuado por Carlos Montez Melancia a Delmira Benito Maçãs; fotocópia de uma carta remetida pelo engenheiro Carlos Montez Melancia, presidente do Conselho de Curadores da Fundação Cidade de Ammaia, a Delmira Maças, informando sobre a falta de duas peças entre o espólio recolhido; um álbum composto por 169 provas fotográficas com a representação de grande parte das peças que compunham a referida coleção.

Contém, ainda, um CD com as imagens da coleção de pedras de anel de Delmira Maçãs.

Títulos de ingresso em monumentos e exposições

Inclui bilhetes de ingresso em monumentos, museus e exposições de Portugal e Espanha, nomeadamente: o Museu Diocesano de Arte Sacra do Funchal, o Palácio ou Solar de Mateus, o Museu Arqueológico Provincial de Málaga, o Museu Nacional do Prado, o Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe, o Real Mosteiro do Escorial, a Capela Real e a Catedral Metropolitana de Granada, Alhambra e Generalife, a Catedral de Palência, a Catedral e o Alcazar de Sevilha, a Catedral de Málaga.

Integra também bilhetes diários de ingresso na Expo 98 e um passaporte oficial da mesma exposição.

Convites para eventos de carácter cultural

Inclui cartões e ofícios a solicitar a presença de Delmira Maçãs em diversos eventos de carácter cultural, como inaugurações de museus e exposições, lançamentos de livros, palestras, conferências e cerimónias evocativas de poetas portugueses.

Contém, entre outros, convites para a inauguração do Museu Nacional do Teatro, para a inauguração das exposições "Frei Bartolomeu dos Mártires 1514-1590" e "Viagem à roda de uma cadeira. Garrett nas colecções do Museu" e para uma cerimónia evocativa de Luís de Camões.

Cartões e listas de contactos

Inclui registos de endereços postais e números de telefone de diversas entidades singulares e coletivas.

Integra também cartões-de-visita com o mesmo tipo de informação.

Postais ilustrados

Inclui bilhetes-postais ilustrados, coligidos por Delmira Maçãs, com representações de paisagens naturais e urbanas, monumentos, obras de arte e costumes, nacionais e internacionais.

Integra também bilhetes-postais e diversas ilustrações impressas com representações de animais, plantas, crianças, cenas da vida familiar, figuras femininas, reis de Portugal, santos e figuras religiosas, obras de arte, receitas de culinária, moedas, paisagens, trajes e costumes.

Sublinham-se, ainda, os postais e as ilustrações impressas alusivas às festividades de Natal, Páscoa e às comemorações de aniversários.

No verso de vários bilhetes-postais encontram-se escritas mensagens dirigidas por diversos remetentes a Delmira Maçãs, a seus pais (António Eusébio Benito Maçãs e Ema Virgínia Cordeiro) ou a seus tios (Alberto Cordeiro Feio e Delmira Cordeiro Feio). Entre os diversos assuntos destas mensagens, destacam-se as felicitações de aniversário, os votos de boas festas natalícias, pascais e de feliz ano novo, o envio de notícias, cumprimentos e agradecimentos, as apresentações de locais, paisagens e monumentos de diversos países da Europa e do mundo, e por fim, os recados entre familiares e amigos.

Selos postais

Inclui selos postais maioritariamente nacionais, mas também internacionais, e outros materiais filatélicos, como carimbos e marcas de obliteração, sobrescritos e carimbos de primeiro dia, etiquetas com a franquia impressa, reunidos por Delmira Maçãs.

Engloba emissões base, comemorativas de factos, datas e eventos, de homenagem a personalidades, de campanhas de sensibilização/prevenção e, ainda, emissões alusivas a costumes, monumentos, paisagens, animais, profissões, museus, instrumentos musicais, recursos naturais, entre outros temas.

Entre os selos nacionais, avulsos ou integrados em álbuns, destacam-se as seguintes emissões:
Efigies de reis de Portugal: D. Maria II (1853), D. Pedro V (1855-57), D. Luís I (1862-80), D. Carlos I (1895-1905), D. Manuel II (1910)
1.º aniversário do Movimento 25 de Abril de 1974 (1975)
3.º aniversário da Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN (1952)
10.º aniversário da Organização do Tratado do Atlântico Norte - OTAN (1959)
10.º aniversário do 25 de Abril de 1974 (1984)
20.º aniversário da Organização Mundial de Saúde (1968)
25.º aniversário da Estação de Melhoramento de Plantas (1967)
25 anos da Revolução Nacional (1951)
25.º aniversário do Serviço Metereológico Nacional (1973)
25.º aniversário do Ministério das comunicações (1973)
30.º aniversário da ONU
30.º aniversário da Obra das mães pela educação nacional (1968)
40.º aniversário da Revolução Nacional (1966)
75.º aniversário da União Postal Universal (1949)
75.º aniversário da arma de aeronáutica
75.º aniversário do turismo institucional
100.º aniversário da Estação do Rossio
100.º aniversário do Museu dos CTT
100.º aniversário do nascimento de Jaime Martins Barata
150.º aniversário da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda (1954)
150.º aniversário da independência do Brasil (1972)
200.º aniversário do alvará de criação do Serviço Público de Correio (1997)
500 anos das Misericórdias
750.º aniversário da Morte de Santo António de Lisboa
Cinquentenário da Guarda Nacional Republicana (1961)
Cinquentenário da Liga dos Combatentes (1973)
Cinquentenário da Organização Internacional do Trabalho (1919-1969)
Cinquentenário das aparições de Fátima (1967)
Cinquentenário do Aero Club de Portugal (1959)
Cinquentenário do Automóvel Clube de Portugal (1953)
Cinquentenário do regime (1960)
Milenário e Bi-centenário de Aveiro (1959)
Centenário da abolição da pena de morte (1967)
Centenário da cidade de Santarém (1968)
Centenário da Cruz Vermelha Portuguesa (1965)
Centenário de Marconi
Centenário da rede Telefónica Pública (1982)
Centenário da Sociedade de Geografia de Lisboa (1975)
Centenário da Sociedade Portuguesa de Autores (1975)
Centenário da União Postal Universal (1974)
Centenário da União Internacional de Telecomunicações
Centenário do nascimento de Vianna da Motta (1948)
I centenário da elevação de Setúbal à categoria de cidade (1961)
I centenário da Escola Naval (1945)
I centenário da fundação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1961)
I centenário da invenção do telefone (1976)
I centenário da fundação do Banco Nacional Ultramarino (1964)
I centenário das Escolas Médico-Cirúrgicas de Lisboa e Porto (1937)
I centenário do Banco de Portugal (1946)
I centenário do caminho-de-ferro ao norte do Rio Douro (1977)
I centenário do lançamento do cabo submarino (1970)
I centenário do nascimento de Camilo Castelo Branco (1925)
I centenário do nascimento de Gago Coutinho (1969)
I centenário do nascimento de Guerra Junqueiro (1951)
I centenário do nascimento de Guilherme Gomes Fernandes (1953)
I centenário do nascimento de Vianna da Motta (1948)
I centenário do nascimento do general Carmona (1970)
I centenário do nascimento do professor Ferreira da Silva (1956)
I centenário do nascimento do professor Gomes Teixeira (1951)
I centenário do Santuário de Nossa Senhora do Monte Sameiro (1964)
I centenário do selo postal (1949) – Sir Rowland Hill
I centenário do selo postal português (1953)
I centenário do telégrafo eléctrico em Portugal (1955)
I centenário dos Caminhos-de-Ferro em Portugal (1956)
I centenário dos transportes públicos do Porto (1972)
II centenário da criação do Ensino Primário Oficial (1972)
II centenário do nascimento de Félix Avelar Brotero (1944)
Bicentenário da cidade de Pinhel (1970)
Tricentenário do nascimento do Padre José Vaz (1951)
III centenário da morte de S. Vicente de Paulo (1963)
III centenário da proclamação da padroeira de Portugal (1946)
III centenário do nascimento de São João de Brito (1948)
IV centenário da morte de São João de Deus (1950)
IV centenário da fundação da cidade de S. Paulo pelo padre Manuel da Nóbrega (1954)
IV centenário da morte de Gil Vicente (1937)
IV centenário da morte de Pedro Nunes (1978)
IV centenário da morte de São Francisco Xavier (1952)
IV centenário da publicação de «Os Lusíadas» (1972)
IV centenário da Universidade de Évora (1960)
IV centenário do descobrimento do caminho marítimo para a India (1898)
IV centenário do nascimento de Camões (1924)
IV centenário dos mártires do Brasil (1971)
V centenário da morte de D. Nuno Álvares Pereira (1931)
V centenário da subida ao trono de D. João II
V centenário da morte do Infante D. Henrique (1960)
V centenário do Hospital Real de Todos-os-Santos
V centenário do nascimento da princesa Santa Joana (1952)
V centenário do nascimento da Rainha D. Leonor (1958)
V centenário do nascimento de Pedro Álvares Cabral (1969)
V centenário do nascimento de Vasco da Gama (1969)
V centenário do nascimento do Infante D. Henrique (1894)
V centenário do povoamento da ilha Terceira (1951)
V centenário dos Descobrimentos
VI centenário da Lei das Sesmarias (1976)
VII centenário da morte de Santo António de Lisboa (1931 e 1933)
VII centenário da morte do Papa João XXI (1977)
VII centenário do nascimento de Santo António de Lisboa (1895)
VIII centenário da Ordem Militar de Avis (1962)
VIII centenário da tomada de Lisboa aos mouros (1947)
VIII centenário do nascimento de São Francisco de Assis
IX centenário da cidade de Tomar (1960)
IX centenário da tomada de Coimbra aos mouros (1964)
IX centenário da tomada de Évora aos mouros (1965);
XIV centenário do desembarque de São Martinho de Dume na Península Ibérica (1953)
Conferência Europeia dos Ministros dos Transportes
Conferência Mundial de Turismo
Conferência europeia de administrações postais e telecomunicações (1960)
18.ª Conferência Internacional do Escutismo (1961)
Congresso de Pesca (1950)
Congresso Internacional do Vinho e da Uva (1938)
I Congresso de Ciências Agrárias (1943)
I Congresso Hispano-Luso-Americano de Geologia Económica
I Congresso Internacional do Trânsito (1965)
I Congresso Nacional de Medicina tropical (1952)
II Congresso da Fundação de San Diego (1969)
II Congresso Nacional da Marinha Mercante (1958)
VI Congressos Internacionais de Medicina Tropical e de Paludismo (1958)
VI Congresso do Comité Internacional para a Defesa da Civilização Cristã (1966)
VI Congresso Europeu de Reumatologia (1967)
X Congresso Internacional de Pediatria (1962)
XIII Congresso Mundial de Economia (1962)
XIII Congresso Internacional da IRU - Union Internationale de Transports Routiers (1972)
XVI Congresso Nacional de História da Arte (1949)
XXVI Congresso Internacional de Astronáutica (IAF)
Emissão comemorativa da inauguração da Ponte Salazar (1966)
Emissão comemorativa da travessia aérea do Atlântico Sul por Gago Coutinho e Sacadura Cabral (1922)
Emissão comemorativa do 1.º centenário do Ministério das Obras Públicas (1952)
Emissão comemorativa do 8.º campeonato do mundo de hóquei em patins (1952)
Emissão comemorativa dos centenários da fundação e restauração da independência de Portugal (1940)
Emissão pró-monumento ao Marquês de Pombal (1925)
Emissão comemorativa «Avis» (1949)
Emissão comemorativa do ano santo (1950)
Emissão comemorativa do encerramento do ano santo de 1950 (1951)
Emissão D. Dinis (1953-1955)
Emissão comemorativa de Almeida Garrett (1957)
Emissão comemorativa de Cesário Verde (1957)
Emissão alusiva ao «Dia da mãe» (1956)
Emissão evocativa do Presidente Salazar (1971)
Emissão comemorativa da Rainha Santa Isabel e São Teotónio (1958)
Emissões comemorativas do IANT - Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos
Emissão alusiva ao Vinho do Porto (1970)
1.º Emissão comemorativa da independência de Portugal (1926)
2.º Emissão comemorativa da independência de Portugal (1927)
3.º Emissão comemorativa da independência de Portugal (1928)
Exposição Colonial Portuguesa – Porto (1934)
Exposição de arte sacra missionária (1953)
Exposição de Obras Públicas e Congressos Nacionais de Engenharia e Arquitectura (1948)
Exposição Internacional de Filatelia (1998)
Exposição Universal e Internacional de Bruxelas (1958)
1.ª Exposição filatélica Portuguesa (1935)
2.ª Exposição mundial temática «Portucale 77» (1977)
3.ª Exposição filatélica portuguesa (1944)
5.ª Exposição Filatélica Nacional (1960)
Interphil'76 – Sétima Exposição Filatélica Internacional dos E.U.A
Adesão de Portugal e Espanha à CEE (1986)
Ano Europeu da Protecção do Património Arquitectónico
Ano Europeu do Ambiente (1987)
Ano Internacional da Criança
Ano Internacional da Mulher
Ano Mundial dos refugiados (1960)
Anos Internacionais do Sol Calmo (1965)
Mês Internacional do Coração (1972))
Inauguração do Estaleiro Naval da Lisnave (1967)
Jogos Olímpicos: Amesterdão (1928), Munique (1972), Montreal (1976), Sidney (2000),
Legião Portuguesa (1940)
Legenda “Império colonial português” (1938)
Peregrinação de Fernão Mendes Pinto81980
Padrões da Grande Guerra (1925)
Serviço Nacional de Saúde (1979)
Jornadas de Produtividade (1973)
Tipo «Lusíadas» (1931-38) - Desenho de Pedro Guedes
Tipo caravela (1943, 1948, 1949)
Tipo ceres (1912-1924, 1926, 1928, 1929, 1930)
Tipo «Cavaleiro Medieval» (1955)
Série embarcações dos rios portugueses
Série «campanha de educação popular» (1954)
Série «castelos de Portugal» (1946)
Série «cientistas portugueses» (1966)
Série «costumes portugueses» (1941, 1947)
Série de desenhos diversos (1935-41): Sé de Coimbra, Infante D. Henrique, Ruínas do Templo de Diana, legenda “Tudo pela Nação”
Série equipamentos industriais
Série «escultores portugueses» (1971)
Série grandes vultos do pensamento Republicano
Série «instrumentos náuticos dos Descobrimentos»
Série «paisagens e monumentos» (2.ª série, 1972; 3.ª série 1973; 4.ª série 1974)
Série «pintores portugueses» (1972)
Série «monumentos pré-históricos»
Série «músicos portugueses» (1974)
Série «moinhos portugueses» (1971)
Série «Museu Nacional dos Coches» (1952)
Série «navegadores portugueses» (1945)
Série «pousadas históricas de Portugal»
Série «quiosques de Lisboa»
Série «recursos naturais» (1977)
Série «reforma pombalina da Universidade» (1972)
Série «Reis de Portugal da 1.ª Dinastia» (1955)
Série transportes de Lisboa (1990)
Série «Uniformes militares portugueses»
1.º de Maio - Dia do trabalhador
5 de Outubro de 1910 (1960)
5 séculos do azulejo em Portugal
Bocage 1765-1965
C.E.P.T. (Europa) (1961, 1968,1969, 1970, 1971, 1972, 1974)
Festas da Cidade de Lisboa (1913)
Inauguração das comunicações por via satélite (1974)
Padre Cruz (1960)
Plano de Educação Popular (1954)
VIII dia dos selo (1962)
Inauguração da Refinaria do Porto (1970)
Museu de Marinha
Natal – 1974
Portalegre - Festas centenárias (1950)
Reforma Pombalina da Universidade (1972)
Reservas e parques naturais
Serviço de Luta antituberculosa (1971)
Taça dos Clubes Campeões Europeus (1962)
Visita de Sua Santidade o Papa João Paulo II a Portugal (1982)
Visita do Presidente da República Federativa do Brasil, General G. Medici (1973)
XIX Século do Município de Chaves (1978)
XXXVI Rallye Internacional FICC Costa de Sandré (1977)
Campanha de alfabetização (1976)
Campanha de apoio à produção nacional (1976)
Campanha de assistência aos pobres (1915)
Campanha de incentivo ao progresso da indústria nacional
Campanha de luta contra o alcoolismo (1978)
Campanha de poupança de energia (1980)
Campanha de prevenção de doenças reumáticas
Campanha de protecção à Natureza (1971)
Campanha pela criança (1973)
Campanha «Prever e prevenir a cegueira» (1976)
Campanha de luta contra a poluição sonora
Campanha mundial contra a fome (1963)
Campanha de homenagem ao Bombeiro Português (1982)
Campanha de segurança rodoviária (1978)
Campanha «desporto para todos».

Integra também vária emissões do Ultramar, nomeadamente de:

  • Angola: efigie de D. Carlos I (1893-94, 1898-1901) e de D. Manuel II (1912); tipo «ceres» (1932); fauna angolana (1953); série «Mapa de Angola» (1955).
  • Cabo Verde: efigie de D. Luís I (1886), D. Carlos I (1893-95, 1898, 1901) e D. Manuel II (1912); tipo «ceres»; selo comemorativo do centenário do selo postal de Portugal (1953); V centenário de Cabo Verde.
  • Guiné: exposição de arte sacra missionária (1951); série insectos (1953); selo comemorativo do centenário do selo postal de Portugal (1953).
  • Índia: selo comemorativo do centenário do selo postal em Portugal (1953); moedas (1961); emissão de mapas; emissão de brasões.
  • Moçambique: V centenário do nascimento de Pedro Álvares Cabral (1968); jogos olímpicos de Munique (1972); IV centenário de Camões na Ilha de Moçambique (1969); centenário do clube Militar Naval (1966); exposição filatélica Lourenço Marques (1953); selo comemorativo do centenário do selo postal em Portugal (1953); brasões das vilas de moçambique; panoramas de moçambique (1948-49); emissão comemorativa da exposição de arte sacra missionária (1953); emissão «Mapa de Moçambique» (1954); legenda “Império colonial português” (1938); IV centenário da Fundação da cidade de S. Paulo (1954); IV congresso do Turismo Africano (1953); II centenário do município da cidade de moçambique; (1963); IV centenário da Universidade de Évora (1960); emissão comemorativa do IV centenário de Lourenço Marques; legenda “taxa de guerra” (1916); companhia de moçambique centenário da restauração (1940).
  • São Tomé e Príncipe: efigie de D. Manuel II (1912), D. Carlos I (1898-1901), D. Luís I (1887); selo comemorativo do centenário do selo postal em Portugal (1953).

No que se refere aos selos postais internacionais, destacam-se as seguintes proveniências: África do Sul, África Equatorial Francesa, África Ocidental Francesa, Albânia, Alemanha, Algéria, Alto Volta, Andorra, Argentina, Austrália, Áustria, Barbados, Bélgica, Birmânia, Bolívia, Brasil, Burundi, Camarões, Camboja, Canadá, Ceilão, Checoslováquia, Chile, China, Chipre, Congo Belga, Congo-Brazzaville, Cuba, Dinamarca, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Holanda, Gabão, Grécia, Guadalupe, Guiana francesa, Hong-Kong, Hungria, Índia, Indochina, Indonésia, Inglaterra, Irão, Irlanda, Israel, Islândia, Itália, Jamaica, Japão, Jordânia, Jugoslávia, Líbano, Luxemburgo, Madagáscar (República Francesa), Malásia, Malta, Costa do Marfim, Marrocos, Martinica, Maurícias, Mauritânia, Mónaco, Noruega, Nova Zelândia, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Pérsia, Polónia, Roménia, Ruanda-Urundi, Saint-Pierre-et-Miquelon, São Marino, Síria, Somália, Suécia, Suíça, Tailândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Turquia, URSS, Uruguai, Togo, Venezuela, Vietname.

Compreende, por fim:

  • Duas agendas com selos postais nacionais e internacionais alusivos a temas religiosos;
  • Uma caderneta com selos dos últimos anos da Monarquia portuguesa, utilizados também nos primeiros anos da República;
  • Uma caderneta editada pela Junta do Crédito Público, intitulada “Colecção de Castelos e Monumentos”, com 42 estampilhas de aforro;
  • Álbum não completo intitulado “Álbum de selos postais de Portugal e Colónias, compreendendo todos os selos emitidos desde 1853 a 1903” (Ed. A. Myre. Lisboa, 1903);
  • Álbum não completo intitulado “Álbum para selos de Portugal e Colónias – Continente” (4.ª ed., 1.º volume, Ed. Do Mercado Filatélico Nacional, Lisboa);
  • Diversas partes, não completas, da coleção “Álbum de selos de Portugal e Colónias" (Ed. do Mercado Filatélico do Norte de Portugal, Porto) – 2.ª parte, álbum 12 Ilhas adjacentes – 5.ª parte, álbum 15 Companhia de Moçambique, Companhia do Niassa, Quelimane, S. Tomé e Príncipe, Tete, Zambézia – 6.ª parte, álbum 16 India, Macau, Timor.
  • Álbum com selos postais de várias proveniências, alusivos a animais e plantas/frutos (livro foliado com um total de 504 páginas e com o seguinte título na capa: "Copie de lettres");
  • Álbum intitulado “Timbres-Poste. Petit Album du collectionneur”, apenas com alguns selos portugueses;
  • Álbum de selos de vários países, ordenados alfabeticamente por proveniência (livro foliado com um total de 500 páginas e com o seguinte título na lombada "copy book");
  • Álbum não completo intitulado “Album de Timbres-Poste – Belgique”, com alguns selos postais belgas emitidos entre 1849 e 1949.
Resultados 1 a 50 de 422