Mostrar 53430 resultados

Descrição arquivística
DC
Previsualizar a impressão Ver:

29051 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais

[Retrato de corpo inteiro de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada, ainda criança, encontra-se de pé, pisando um tapete estampado. O seu rosto está voltado para o observador; a mão esquerda encontra-se apoiada no espaldar de uma cadeira, o braço direito repousa ao longo do corpo.

Traja roupa clara e botas escuras.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado a lápis "afilhada de D. Isabel Baião".

[Retrato de meio corpo de Elias Rosado Gordilho]

O retratado encontra-se a três quartos, virado para a esquerda do observador; a mão direita repousa no bolso das calças, a mão e o braço esquerdos, seguram a capa e a pasta de estudante.

Traja a farda académica (fato e colete escuros sobre uma camisa branca, rematada no colarinho por um laço também escuro).

No canto superior esquerdo do anverso da prova, encontra-se anotado "5.º ano jurídico 1908-1909".

Por baixo da imagem, encontra-se anotado "Ao seu muito afeiçoado António Maçãs pela sua reconhecida dedicação. Com um abraço oferece o Elias Rosado Gordilho".

Prova realizada na Photographia Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de frente para o observador; usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja roupa clara com aplicações de renda nos ombros.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado "Catarina Maria oferece à s[...] bonn[...]".

Prova realizada na Photographia Guedes.

[Retrato de busto de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de frente para o observador, com o rosto ligeiramente voltado para a sua esquerda.

Traja roupa de dois tons (claro e escuro); usa um alfinete decorado, preso à gola. O fundo é claro, nele se diluindo a parte inferior do corpo.

No lado direito do reverso encontra-se anotado a lápis "Catarina Maria Benito Maçãs".

Prova realizada na Photographia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, rodeada por um cenário bucólico recriado em estúdio. O seu rosto está voltado para o observador. A mão esquerda encontra-se apoiada num tronco, que parece fazer parte de um espaldar de uma cadeira, o braço direito repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja roupa clara, cintada com um corpete claro que contrasta com pequenas aplicações de tecido escuro na gola, nos punhos e na cintura.

No cenário, para além dos troncos sobre os quais repousa a mão da retratada, destaca-se ainda à esquerda do observador, parte de uma árvore, rodeada por pequenos arbustos.

No lado direito do reverso, encontra-se anotado a lápis "Catarina Maria Benito Maçãs".

Prova realizada na Photographia Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Ana Catarina Benito Semedo Maçãs]

A retratada figura de frente para o observador, com a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda. Usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja um vestido escuro, estampado a nível do peito, das golas e dos punhos. Do conjunto sobressai uma aplicação muito clara, presa à gola.

No canto inferior esquerdo do reverso, encontram-se as seguintes iniciais: "FPBM".

[Retrato de corpo inteiro de Ana José Benito]

A retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado, voltada para a sua direita. A mão direita encontra-se apoiada no espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado na nuca.

Traja roupa escura, decorada no pescoço, na frente e nos punhos, com aplicações. A saia é plissada.
Como pano de fundo observa-se uma parede.

A meio do reverso encontra-se o seguinte texto "Ana José Benito oferece o seu retrato a seu priminho José da Ascensão Benito Maçãs em prova de sincera amizade e simpatia".

[Retrato de corpo inteiro de Ana José Benito]

A retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado, voltada para a sua direita. A mão direita encontra-se apoiada no espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado na nuca.

Traja roupa escura, decorada no pescoço, na frente e nos punhos, com aplicações. A saia é plissada.
Como pano de fundo observa-se uma parede.

No canto superior direito do reverso, encontra-se o seguinte texto "Prima da Avó. Ana José".

[Retrato de corpo inteiro de Angélica Bragança]

A retratada encontra-se de pé, com o corpo virado para a esquerda e o rosto voltado para o observador. As mãos estão cruzadas sobre o colo. O cabelo encontra-se preso atrás do pescoço. Usa aliança no dedo anelar esquerdo.

Traja um vestido comprido de cor escura, debruado a renda no peito e nos ombros.

Do lado direito do observador, um panejamento claro, sobrepõe-se a um panejamento escuro que compõe o fundo da imagem.

No lado esquerdo do reverso, encontra-se anotado a lápis "Angélica Bragança".

Prova realizada na Fotografia España - Juan Enriquez Mimoso.

[Retrato de busto de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com o rosto ligeiramente voltado para a sua direita. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face.

Traja um casaco escuro abotoado, uma camisa clara de colarinhos subidos e um laço aos quadrados, xadrez.

Na parte inferior do reverso, encontram-se as seguintes iniciais"F.M.B.M.".

[Retrato de busto de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador. Usa as suíças longas que acabam em barba dos dois lados da face.

Traja camisa clara, com laço escuro ao pescoço e casaco escuro, assertoado com botões.

Na parte inferior do reverso encontra-se anotado "António Dias Maçãs".

Prova realizada na Photographia Italiana.

[Retrato de busto de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face.

Traja casaco escuro e camisa clara de colarinhos subidos.

Na parte inferior do reverso encontram-se as seguintes iniciais "D.M.".

[Retrato de busto de António Eusébio Benito Maçãs]

O retratado encontra-se a três quartos, voltado para a sua direita. Usa bigode enrolado nas pontas.

Traja camisa clara, casaco escuro abotoado e gravata lisa, [de seda] brilhante.

O fundo é escuro, recortado de forma oval.

Na parte superior do reverso, encontra-se anotado "Oferece o teu tio muito amigo. António E. Benito Maçãs".

Prova realizada na Fotografia Brasil.

[Retrato de corpo inteiro da família Cordeiro Feio Benito Maçãs]

Os dois elementos do casal observam a sua filha recém nascida.

António Eusébio Benito Maçãs encontra-se de pé, de frente para o observador; o braço esquerdo está apoiado no espaldar de uma cadeira chaise long e o braço direito repousa ao longo do corpo.
Traja fato escuro sobre uma camisa clara e gravata também escura. O retratado usa bigode.

Sentada na referida cadeira, encontra-se Ema Cordeiro Feio Maçãs, de frente para o observador, com o cabelo apanhado atrás da cabeça, segura a criança sobre o seu colo.
Traja vestido escuro, sapatos escuros e ostenta algumas jóias.

Delmira Maria Benito Maçãs, deitada sobre o colo da mãe, encontra-se acordada.
Traja um vestido muito comprido de tom claro, ornamentado com renda, folhos e laços.

Na parte superior do reverso, encontra-se a seguinte inscrição: "Tirado a 18 de Maio de 1923".
Prova realizada por Fotografia Brasil.

[Retrato de grupo em passeio pela floresta]

Plano geral de um grupo de indivíduos junto a um curso de água (sete sentados e um de pé), munidos de objetos alusivos à vida campestre e à caça, realizado na quinta dos Olhos de Água, concelho de Marvão, distrito de Portalegre.

[Identificam-se da esquerda para a direita, António Eusébio Benito Maçãs (1.º) e António Maria Chichorro (3.º); mais à direita, encontra-se Faustina de Jesus Maçãs Fernandes].

Distingue-se, também, um cão junto ao grupo.

Em segundo plano, vislumbram-se uma densa vegetação e algumas árvores.

No canto inferior esquerdo do reverso, encontra-se a seguinte inscrição: "13x18 ret. A.T.T.".
Prova realizada por "Instanta".

[Retrato de grupo escolar]

Plano geral de um grupo de vinte e quatro estudantes com o respetivo professor.

Os retratados encontram-se num pátio, à volta de um banco, alinhados em quatro fileiras e de frente para o observador.

Trajam fatos informais, todos seguram um livro. Destaca-se, ao centro, o professor. Traja camisa clara, com laço ao pescoço, casaco escuro e calças com riscas verticais de dois tons.

[Identifica-se António Eusébio Benito Maçãs (terceiro da direita para esquerda, na terceira fila, a contar de cima) e José da Ascensão Benito Maçãs (quarto da esquerda para a direita, na mesma fila)].

Em segundo plano, observa-se uma parede, no seu seguimento encontra-se uma portada de madeira, à frente da qual se vislumbra um monte de pedras sobrepostas. O fundo é claro e nele se desvanece todo o segundo plano da imagem.

Na parte superior do reverso encontra-se anotado "José Maçãs 93".

[Retrato de busto de António Maria Chichorro]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com o rosto ligeiramente voltado para a sua esquerda.

Traja camisa clara, com laço escuro ao pescoço; casaco e colete abotoado, também escuro. O retratado usa bigode e barba.

O fundo é branco, nele se diluindo o fato escuro.

No lado direito do reverso encontra-se anotado "1 reprodução" e "António Maria Chichorro".

[Retrato de busto do casal Maçãs Ramos]

Os retratados encontram-se a três quartos, ligeiramente voltados um para o outro.

Josefa Carolina Pereira Maçãs Ramos direciona o olhar para a direita do observador.

Traja vestido escuro, ornamentado com bordados e folhos, sobre o qual ostenta algumas jóias.
Bernardo Joaquim de Sousa Ramos traja fato escuro sobre uma camisa clara, com colarinhos subidos e gravata também escura. O retratado usa óculos e bigode.

Na parte superior do reverso, encontra-se a seguinte anotação: "Como prova da nossa estima aceita os nossos retratos. 8-12-1910. Josefa e Bernardo".

Prova realizada na Fhotografia Amador, por J. Duro.

[Retrato de corpo inteiro de Hedviges Marques]

A retratada encontra-se de pé, rodeada por um cenário bucólico recriado em estúdio. O seu rosto está voltado para a direita do observador. A mão direita encontra-se apoiada num tronco, que parece fazer parte de um cercado; o braço direito segura um ramo de flores. Usa cabelo apanhado ao cimo da cabeça.

Traja roupa clara, cintada com um corpete escuro; à volta do pescoço e sobre o cabelo, apresenta pequenas aplicações de flores naturais.

No cenário, para além da cerca de troncos de árvore cerrados, sobre os quais repousa a mão da retratada, destaca-se ainda à direita do observador, um vaso com plantas, sobre uma coluna de pedra trabalhada.

No lado direito do reverso, encontra-se anotado a lápis "Edviges Marques (carnaval)".

Prova realizada na Photographia Central de Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Ermelinda do Amaral]

A retratada encontra-se de frente para o observador, com o rosto ligeiramente voltado para a sua direita. Usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja um vestido branco de gola alta, adornado por um alfinete decorado. O fundo é claro, nele se diluindo parte do vestido.

No reverso, em baixo, encontra-se anotado a lápis: "Offerece a sua bôa amiga Catharina Maçãs e pede mil desculpas do atrevimento."

Prova realizada por A. Bobone.

[Retrato de corpo inteiro da família Bragança]

Os retratados encontram-se alinhados, de frente para o observador, sobre um soalho de madeira, construído por cima de um chão de pedra e terra batida.

Trajam fatos formais.

Identifica-se, na segunda fila a contar de cima, Angélica Bragança (1.º).

Do lado esquerdo do observador, um panejamento estampado sobrepõe-se a uma parede escura, que compõe o fundo da imagem.

Do lado direito do reverso, encontra-se anotado a lápis: "Família Bragança".

[Retrato de corpo inteiro do filho de Afonso Elias Rosado Gordilho]

A criança retratada encontra-se de pé, de frente para o observador, junto à porta de entrada de um edifício.
Segura com ambas as mãos um pequeno instrumento musical de cordas, enfeitado com fitas brancas, pretendendo simular a sua utilização.

Traja um fato escuro, adornado com folhos nos punhos e na gola. Usa chapéu.

À sua direita, destaca-se, parte de uma vaso com uma planta.

Em segundo plano observa-se um painel de azulejos e uma janela.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado a lápis: "Filho de Elias Gordilho"

[Retrato de meio corpo de Francisca Bragança]

A retratada encontra-se sentada, ligeiramente voltada para a direita do observador, com as mãos sobre o colo, segurando um leque semi-aberto. Usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja um casaco, decorado na frente e nos punhos, com aplicações, sobre um vestido formal. Ostenta jóias.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado a lápis: "Chica Bragança".

[Retrato de corpo inteiro de Francisca Bragança]

A retratada encontra-se de pé, ligeiramente voltada para a direita do observador, rodeada por um cenário bucólico, recriado em estúdio. A mão direita agarra o vestido e a mão esquerda segura uma luva clara.

Traja um vestido escuro, com aplicações de renda na frente e nos punhos, contrastando com aplicações de renda clara na gola.

No cenário, para além de troncos e ramos, dispostos de forma a criar uma cerca, observa-se parte de uma casa, rodeada por pequenos montes.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado a lápis: "Chica Bragança".

[Retrato de corpo inteiro de Francisco Pedro Benito Maçãs]

A criança retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado. O braço direito encontra-se apoiado numa cadeira e a mão esquerda segura um livro.

Traja camisa clara com um grande laço às riscas, a adornar o pescoço. O casaco e os calções formam quadrados de dois tons, claro e escuro. Calça escuras de cano alto.

À sua direita, destaca-se, sobre o assento da cadeira em palhinha, um chapéu com uma pala, adornado com insígnias militares.

Em segundo plano observa-se uma parede escura, que compõe o fundo da imagem.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado a lápis: "Francisco Pedro Benito Maçãs"

[Retrato de busto dos irmãos Benito Maçãs]

Os três irmãos encontram-se de frente para o observador, direcionando o olhar em sentidos divergentes.
Trajam roupa informal.

Francisco Pedro Dias Maçãs aparece em primeiro lugar, a contar de cima para baixo.
Traja fato escuro e camisa clara, adornada na gola com um laço escuro.

Mais à esquerda encontra-se José da Ascensão Benito Maçãs, com os braços cruzados sobre o peito.
Traja camisola clara, de gola alta.

António Eusébio Benito Maçãs, encontra-se mais à direita, igualmente de braços cruzados sobre o peito.
Traja fato e camisa, em tom claro.

Em segundo plano, vislumbra-se parte da cabeceira de uma cama de ferro.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado a lápis: "Francisco, António, José Maçãs, Rio Tinto".

[Retrato de corpo inteiro de jovem]

O jovem encontra-se de pé, de frente para o observador. A mão esquerda repousa no interior do bolso das calças e a mão direita segura uma bengala de madeira. Usa chapéu de aba larga.

Traja fato escuro, camisa clara, gravata e colete escuros.

Em segundo plano vislumbra-se uma porta de entrada para uma habitação e parte da fachada da mesma. O chão é de terra batida.

No lado esquerdo do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "Gouveia".

[Retrato de corpo inteiro de Inês Assunção Castelo e de Amália Evangelina Castelo]

As duas crianças encontram-se de pé, de frente para o observador, abraçadas, pisando uma estrutura coberta por um tecido estampado.

Ambas trajam o mesmo modelo de vestido e botas escuras subidas, também muito semelhantes. A adornar o conjunto, usam cintos [de cabedal] com fivelas metálicas.

Ao longo de todo o reverso, encontra-se a seguinte anotação: "À minha querida amiga Faustina Maçãs em prova de amizade e de máxima gratidão. Offereço as minhas filhas. Inês d`Assunção Castello nascida em 20 Outubro de 1897. Amália Evangelina Castello, nasceu no dia 24 de Janeiro de 1898, e falleceu no dia 31 de Janeiro de 1900. Portalegre 13-2-900".

[Retrato de corpo inteiro de Joana Matos]

A retratada encontra-se de pé, ligeiramente voltada para a sua direita, olhando diretamente para o observador. A mão direita encontra-se apoiada sobre uma mesa estreita, com pé alto, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja roupa escura a contrastar aplicações claras no pescoço e nos punhos. O casaco cintado fecha, com vários botões a condizer, ao longo de todo o comprimento. Destacam-se na saia comprida, duas barras mais escuras que realçam o corte evasé.

À sua direita, destaca-se sobre a mesa, um vaso alto, com várias flores.

Como pano de fundo observa-se uma parede escura.

Por baixo da imagem, encontra-se anotado: "Joanna Mattos".

Na parte superior do reverso encontra-se anotado a lápis: "Tia da Berenice".

[Retrato de corpo inteiro de João Fernandes Bagão]

O retratado encontra-se sentado, ligeiramente voltado para a sua esquerda, olhando diretamente para o observador. O cotovelo do braço esquerdo encontra-se apoiado sobre uma mesa, onde se observa um chapéu com insígnias militares; a mão esquerda segura o punho de uma espada. O braço direito repousa sobre a perna. Usa bigode espesso e arredondado nas pontas.

Traja farda militar, ornamentado com várias insígnias sobre o peito e ombros; destacando-se na lapela o número 22.

Em segundo plano, vislumbra-se uma parede clara, ornamentada com uma coluna decorada e alguns móveis.

O fundo é branco, nele se diluindo o resto da imagem.

No lado direito do reverso encontra-se a seguinte anotação: "João Fernandes Bagão. Como prova de estima e gratidão offeresse a seu padrinho António Dias Maçãs, e madrinha Ana Catharina Bonito Semedo."
Prova realizada na "Photografia Lisbonense".

[Retrato de corpo inteiro de João Maçãs Fernandes]

A criança retratada encontra-se de pé, de frente para o observador. O braço esquerdo está apoiada sobre uma cerca composta por troncos de madeira, que fazem parte de um cenário bucólico, produzido em estúdio. Com a mão direita segura um brinquedo.

Traja um vestido escuro, com um realce mais acentuado nas golas, punhos e na cintura. As botas escuras, de cano médio, apertam com atacadores.

O fundo é branco, nele se diluindo o resto do cenário.

No lado esquerdo do reverso encontra-se a seguinte anotação: "Offerece a sua queridas primas Catharina e Faustina, como prova de amizade e estima."

Prova realizada na Photografia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de João Maçãs Fernandes]

A criança retratada encontra-se sentada, de frente para o observador, envolvida num cenário ao ar livre.
Traja um vestido claro, com mangas compridas em galão, franzido no peito. Os sapatos são escuros, a contrastar com o vestido.

A cadeira forrada com tecido estampado, sobre a qual se encontra o retratado, foi colocada sobre terra batida, vislumbrando-se, em segundo plano, alguma vegetação.

Na parte inferior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "Recebi dia 29-2-92."

Prova realizada na "Photografia Lisbonense".

[Retrato de corpo inteiro de João Maçãs Fernandes]

A criança retratada encontra-se sentada, de frente para o observador, envolvida num cenário ao ar livre.

Traja um vestido claro, com mangas compridas em galão, franzido no peito. Os sapatos são escuros, a contrastar com o vestido.

A cadeira forrada com tecido estampado, sobre a qual se encontra o retratado, foi colocada sobre terra batida, vislumbrando-se em segundo plano, alguma vegetação.

Na parte inferior do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "General João Maçãs Fernandes."
Prova realizada na "Photografia Lisbonense".

[Retrato de busto de João Maria Silva Sardinha]

O retratado encontra-se de frente para o observador, direcionando o olhar para a sua esquerda. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face.

Traja camisa clara, com laço escuro ao pescoço, casaco claro e, colete escuro assertoado com botões.
O fundo é branco, nele se diluindo a parte inferior da imagem.

Na parte inferior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "F.P.S.M."

Prova realizada por F. C. Morant.

[Retrato de meio corpo de um cozinheiro]

O retratado encontra-se de pé, de frente para o observador, preparando-se para comer um pedaço de carne, segurando o garfo com a mão direita e o pão com a mão esquerda.

Traja um avental comprido, a apertar atrás do pescoço.

Em segundo plano vislumbra-se um pano claro, que compõe o fundo da imagem.

Na parte inferior do reverso encontra-se a seguinte anotação a lápis: "José cozinheiro"

[Retrato de corpo inteiro de José Simões com uma criança]

O retratado encontra-se sentado num banco comprido, de madeira, voltado para a criança, que se encontra de pé sobre o assento do mesmo.

José Simões, traja fato escuro sobre uma camisa clara e gravata também escura. O retratado usa bigode.
A retratada, traja um vestido de tom claro, ornamentado com folhos, laços e "golas de marinheiro".

Ao longo do reverso, encontra-se a seguinte inscrição: "Aos Maçãs, António e José, modelos dos amigos, grandes corações, como prova da mais sincera estima, gratidão, reconhecimento, com um grande abraço, offerece com muita saudade o José Simões [...ete]".

Prova realizada por J. Duro.

[Retrato de corpo inteiro de Maria José Leonardo]

A criança retratada encontra-se sentada, de frente para o observador, envolvida num cenário criado em estúdio.
Traja um vestido escuro, com mangas compridas, sobre o qual se encontra um babete branco. Com a mão direita segura uma flor branca.

[Retrato de busto de José da Ascensão Benito Maçãs]

Reprodução de parte de um documento de identificação, no qual se destaca a imagem do retratado. Este encontra-se de frente para o observador. Usa bigode curto.
Traja camisa clara, de colarinhos subidos, com gravata, num tom gradualmente mais escuro; casaco e colete abotoado, também escuros.
A imagem sobressai rodeada por uma auréola, que se desvanece por completo num fundo branco e opaco.

[Vista geral de uma casa da quinta dos Olhos de Água, concelho de Marvão]

Surgindo rodeada de vegetação, no topo de uma colina, observa-se uma habitação de 2 pisos, com um imenso espaço exterior, [situada na quinta dos Olhos de Água, distrito de Portalegre]. Destacam-se as duas chaminés brancas e algumas janelas.
Em segundo plano, vislumbra-se apenas vegetação, que compõe a quase totalidade da imagem.

[Vista geral da fachada de um edifício destinado a lagar e moagem]

A construção conhecida como "palácio", sita na quinta dos Olhos de Água, concelho de Portalegre, foi lagar e moagem no início do século XX.
Apresenta três pisos. Distingue-se, no terceiro e segundo pisos, uma fila de oito janelas. No piso térreo, vislumbra-se uma entrada principal, uma porta e quatro janelas.

[Vista geral de um edifício militar]

Na parada subjacente ao quartel observam-se militares em formatura.
O edifício, de dois pisos, encontra-se com as portadas abertas.
Em segundo plano vislumbram-se algumas árvores junto à fachada principal e, ao redor da parada, destacam-se outras construções.

[Retrato de corpo inteiro de Raúl Maças Fernandes]

A criança retratada encontra-se sentada, de frente para o observador, envolvida num cenário produzido em estúdio.
Traja um vestido claro franzido nos ombros e sem mangas.
O fundo é branco, nele se diluindo a parte inferior da imagem.
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "4 mezes. Faustina de J. Maçãs Fernandes offerece a sua prima o retrato do seu filho Raúl. 11-10-98"
Prova realizada na Photografia Guedes.

[Plano de um oratório de madeira]

Em primeiro plano observa-se um pequeno oratório sobre uma arca, ambos de madeira. O oratório, ornamentado com motivos vegetais esculpidos sobre a madeira, apresenta no seu interior a imagem de Jesus Cristo.
Em segundo plano, destaca-se um candeeiro fixado sobre uma parede branca.
Na parte direita do reverso encontra-se a seguinte anotação: "Junho de 96".

[Plano de pormenor de uma placa memorial, em N'Zeto, província do Zaire, Angola]

Em primeiro plano observa-se uma placa de homenagem ao Batalhão de Caçadores n.º 109, em pedra, com a seguinte inscrição: "Gratidão da população do Ambrizete ao B. C. 109, que serviu nesta área, desde 7 de Junho de 1961, sob o comando do tenente coronel, Mário Fernandes da Ponte. X-VI-MCMLXII".
Em segundo plano, vislumbra-se a praça de Ambrizete, atual município de N'Zeto, em Angola, rodeada de construções.
Na parte direita do reverso, encontra-se a seguinte anotação: "Com muitas saudades oferece à madrinha amiga Delmira Maçãs".

[Retrato de busto de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador. Usa as suíças longas que acabam em barba dos dois lados da face.
Traja casaco escuro e camisa clara de colarinhos subidos.
Na parte inferior do reverso encontram-se as seguintes iniciais "A.M.".

[Retrato de busto de Ana Catarina Benito Semedo Maçãs]

A retratada figura de frente para o observador, com a cabeça ligeiramente inclinada para a sua direita. Usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.
Traja roupa escura, sobressaindo uma aplicação muito clara, presa à gola.
Na parte inferior do reverso encontram-se as seguintes iniciais "A.M.".

[Retrato de busto de Francisco Pedro Benito Maçãs]

O retratado encontra-se de frente para o observador, com a cabeça voltada para a sua esquerda. Usa bigode.
Traja casaco escuro, camisa clara de gola subida, gravata e colete, também escuros.
O fundo da imagem é claro, nele se diluindo a parte inferior do casaco.
No lado esquerdo do reverso encontra-se a seguinte anotação: "Francisco Pedro B. Maçãs offerece a sua querida mana como prova de sincera amizade."
Prova realizada na "Photographia Pinho Henriques".

[Retrato de corpo inteiro de Dulce]

A criança retratada encontra-se sentada, de frente para o observador, envolvida num cenário criado em estúdio.
Traja um vestido claro, com mangas compridas, franzido na cintura e punhos, adornado com rendas no peito.
Na parte inferior do anverso da prova, encontra-se anotado: "Dulce aos 16 meses."
Na parte superior do reverso encontra-se a seguinte anotação: "Ao meu querido padrinho, ofereço a minha photographia provadando-lhe assim a minha amizade que lhe tributo. 7/4/1908".
Prova realizada na "Photographia Guedes".

Resultados 1 a 50 de 53430