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Arquivo Eduardo Corrêa de Sá

  • PT -SCMLSB AECS
  • Fonds
  • 1848-2006

Documentação produzida, recebida e acumulada, entre o final do XIX e o início do século XXI, por Eduardo Corrêa de Sá e por sua mulher Dulce Rumina Corrêa de Sá, bem como por vários indivíduos ligados a esta por vínculos de parentesco ou afinidade, nomeadamente Joaquim José da Luz Rumina Júnior, Arminda Judite Correia Rumina, Branca Fernandes Rumina e Eduardo Malta. Esta documentação está ligada, maioritariamente, às diversas atividades, ocupações e interesses individuais, mas também à gestão do património e dos recursos financeiros pessoais.

No que se refere à gestão do património, integra documentos ligados à identificação de bens móveis e imóveis, assim como comprovativos de atos jurídicos de aquisição, transferência e alienação de direitos de propriedade, usufruto e habitação de bens imobiliários, nomeadamente certidões de escritura de compra e venda, escrituras e contratos de promessa de compra e venda, contratos de arrendamento, inventários de bens; documentos relativos à justa composição de conflitos de interesses relacionados com direitos de propriedade e usufruto de imóveis; minutas e certidões de testamentos.

Entre os documentos relativos à movimentação e controlo dos recursos financeiros pessoais, destacam-se os comprovativos de pagamentos de contribuições, impostos, quotas de associações, seguros e outros bens/serviços de utilização corrente; os comprovativos de movimentos e de saldos de contas bancárias, aplicações financeiras e fundos de investimento; as declarações de remunerações e rendimentos.

No âmbito da vida pessoal, atividades, ocupações e interesses individuais dos diversos produtores, engloba documentos de identificação (bilhetes de identidade, cadernetas militares, passaportes, cartões de identificação fiscal, cartões de identificação de membros de associações, cartões de identificação de beneficiários da Segurança Social Portuguesa ou de utentes diversas unidade hospitalares e serviços de saúde); diários, agendas e apontamentos autobiográficos; versões preparatórias e finais de composições literárias de índole poética, em prosa e em verso; versões preparatórias e finais de romances, contos e ensaios; recortes de imprensa; cartões e listas de contactos; correspondência recebida e expedida.
Salienta-se também a informação ligada à saúde dos vários produtores, com atestados médicos, requisições/relatórios de exames de diagnóstico, fichas de marcação de consultas e guias/registos de tratamentos clínicos
Integra, ainda, um vasto conjunto de documentos fotográficos, com representações individuais ou coletivas dos vários indivíduos, do património familiar, de paisagens urbanas e rurais, de animais de estimação, de cenas da vida quotidiana e da vida campestre.

Eduardo Luís de Almeida Corrêa de Sá

Arquivo Familiar Benito Maçãs

  • PT -SCMLSB AFBM
  • Fonds
  • 1681-2007

Documentação produzida, recebida e acumulada, entre o final do XVIII e o início do século XXI, pelos vários membros da família Benito Maçãs e gerações ascendentes, relacionada não só com as diversas atividades, ocupações e interesses individuais, mas também com a gestão do património e recursos financeiros da família.

No que se refere à gestão do património familiar, inclui documentos comprovativos de atos jurídicos de constituição, reconhecimento, aquisição, alienação ou modificação dos direitos de propriedade, usufruto, uso e habitação de bens imobiliários, sitos nos concelhos de Marvão, Portalegre, Crato, Monforte e Cartaxo, nomeadamente escrituras de compra e venda, cartas de arrematação, escrituras de aforamentos e escrituras/contratos de arrendamento; inventários com a identificação e a caraterização de bens móveis e imóveis; documentos relativos à justa composição de conflitos de interesses relacionados com direitos de propriedade e usufruto de imóveis; documentos respeitantes à exploração de recursos naturais e à realização de obras de construção, beneficiação e conservação de edifícios; cartas de sentença de partilha de bens, certidões e públicas formas de testamentos, entre outros documentos referentes à transmissão de bens, direitos e obrigações determinada pela morte dos respetivos sujeitos titulares.

Entre os documentos relativos à movimentação e controlo dos recursos financeiros da família, destacam-se os livros de caixa, os livros de pagamento de rendas, as folhas de férias ou folhas de pagamento de salários; os comprovativos de pagamentos de foros, impostos, taxas e contribuições, côngruas e donativos paroquiais, quotas de organismos socioprofissionais, seguros e outros bens/serviços de utilização corrente; os comprovativos de depósitos e transferências bancárias; os títulos de ações de várias companhias e sociedades; os documentos respeitantes a empréstimos, hipotecas e quitações de capitais.

Ainda num plano comum à família, salientam-se os documentos fotográficos, com representações individuais ou coletivas dos vários membros, do património familiar, de paisagens rurais, de cenas da vida quotidiana e da vida campestre.

No âmbito da vida pessoal, atividades, ocupações e interesses individuais dos diversos elementos da família, engloba documentos de identificação (bilhetes de identidade, cadernetas militares, certidões de registo de nascimentos, batismos, casamentos e óbitos); comprovativos da titularidade de direitos (escrituras de demissão do pátrio poder, provisões e alvarás de emancipação); documentos relativos ao exercício de cargos públicos (alvarás de nomeação, um livro de registo das coimas e autos de julgamentos do Juízo Eleito da freguesia da Ribeira de Nisa); diplomas e certificados de estudo; cadernos e exercícios escolares; correspondência recebida, na qual predominam os assuntos ligados à gestão do património.

Com Delmira Maria Filomena Benito Maçãs, última representante da família Benito Maçãs, os documentos vão estender-se a todos a todas as áreas do seu percurso biográfico, desde as vivências quotidianas em família, à formação escolar, à atividade académica e científica (apontamentos e versões preliminares de artigos, recensões e outros trabalhos escritos, correspondência com professores e investigadores, relatórios de atividades, etc.), à docência (atas e notas de reuniões, fichas de identificação de alunos, materiais de preparação das aulas), ao lazer e às relações de sociabilidade mantidas (cartas, aerogramas e bilhetes-postais trocados no âmbito de grupos de amizade por correspondência; relatos de viagem, com descrições pormenorizadas de lugares, paisagens, monumentos, museus e locais de culto; diários e as agendas, com anotações relativas à identificação cronológica de compromissos, viagens, falecimentos e funerais de familiares e amigos, consultas e exames médicos, entre outros dados).

Inclui, ainda, documentos ligados ao ramo familiar materno de Delmira Maçãs, nomeadamente cartas escritas pelos seus avós, Augusto Garraio (1845-1911), escritor dramático, ensaiador e empresário de teatro, e Amélia Mendes Garraio (1857-1894), atriz.

Benito Maçãs. Família

Fotografias

Inclui documentos fotográficos com representações de diversos membros da família Benito Maçãs, do património familiar, de cenas da vida quotidiana da família, de paisagens rurais e de cenas da vida campestre.

Destacam-se os retratos de busto, meio corpo e corpo inteiro de Ana Catarina Bonito Semedo Maçãs, Catarina Maria Benito Maçãs, António Dias Maçãs, Faustina Maria Benito Maçãs, Francisco Pedro Benito Maçãs, José da Ascensão Benito Maçãs, António Eusébio Benito Maçãs e Delmira Maria Filomena Benito Maçãs, entre outros membros da família; os retratos de grupo, com representações de vários elementos da família, em trajes formais e informais, e nos quais é possível vislumbrar, também, paisagens rurais (cursos de água, vegetação) e cenas da vida campestre (caçadas, passeios); retratos de grupo com representações de elementos da família, entre colegas de colégios femininos e masculinos.

Sublinham-se também as vistas parciais e gerais de propriedades da família, nomeadamente a quinta dos Olhos d’ Água, a quinta de Santa Eulália, a quinta dos Enxames, a casa do Corro, entre outros prédios rústicos; as vistas gerais e parciais de edifícios, ruas e praças maioritariamente da cidade de Portalegre.

[Retrato de corpo inteiro de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada, ainda criança, encontra-se de pé, pisando um tapete estampado. O seu rosto está voltado para o observador; a mão esquerda encontra-se apoiada no espaldar de uma cadeira, o braço direito repousa ao longo do corpo.

Traja roupa clara e botas escuras.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado a lápis "afilhada de D. Isabel Baião".

[Retrato de meio corpo de Elias Rosado Gordilho]

O retratado encontra-se a três quartos, virado para a esquerda do observador; a mão direita repousa no bolso das calças, a mão e o braço esquerdos, seguram a capa e a pasta de estudante.

Traja a farda académica (fato e colete escuros sobre uma camisa branca, rematada no colarinho por um laço também escuro).

No canto superior esquerdo do anverso da prova, encontra-se anotado "5.º ano jurídico 1908-1909".

Por baixo da imagem, encontra-se anotado "Ao seu muito afeiçoado António Maçãs pela sua reconhecida dedicação. Com um abraço oferece o Elias Rosado Gordilho".

Prova realizada na Photographia Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de frente para o observador; usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja roupa clara com aplicações de renda nos ombros.

No lado esquerdo do reverso encontra-se anotado "Catarina Maria oferece à s[...] bonn[...]".

Prova realizada na Photographia Guedes.

[Retrato de busto de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de frente para o observador, com o rosto ligeiramente voltado para a sua esquerda.

Traja roupa de dois tons (claro e escuro); usa um alfinete decorado, preso à gola. O fundo é claro, nele se diluindo a parte inferior do corpo.

No lado direito do reverso encontra-se anotado a lápis "Catarina Maria Benito Maçãs".

Prova realizada na Photographia Guedes.

[Retrato de corpo inteiro de Catarina Maria Benito Maçãs]

A retratada encontra-se de pé, rodeada por um cenário bucólico recriado em estúdio. O seu rosto está voltado para o observador. A mão esquerda encontra-se apoiada num tronco, que parece fazer parte de um espaldar de uma cadeira, o braço direito repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja roupa clara, cintada com um corpete claro que contrasta com pequenas aplicações de tecido escuro na gola, nos punhos e na cintura.

No cenário, para além dos troncos sobre os quais repousa a mão da retratada, destaca-se ainda à esquerda do observador, parte de uma árvore, rodeada por pequenos arbustos.

No lado direito do reverso, encontra-se anotado a lápis "Catarina Maria Benito Maçãs".

Prova realizada na Photographia Adriano Gomes Tinoco.

[Retrato de busto de Ana Catarina Benito Semedo Maçãs]

A retratada figura de frente para o observador, com a cabeça ligeiramente inclinada para a esquerda. Usa o cabelo apanhado atrás da cabeça.

Traja um vestido escuro, estampado a nível do peito, das golas e dos punhos. Do conjunto sobressai uma aplicação muito clara, presa à gola.

No canto inferior esquerdo do reverso, encontram-se as seguintes iniciais: "FPBM".

[Retrato de corpo inteiro de Ana José Benito]

A retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado, voltada para a sua direita. A mão direita encontra-se apoiada no espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado na nuca.

Traja roupa escura, decorada no pescoço, na frente e nos punhos, com aplicações. A saia é plissada.
Como pano de fundo observa-se uma parede.

A meio do reverso encontra-se o seguinte texto "Ana José Benito oferece o seu retrato a seu priminho José da Ascensão Benito Maçãs em prova de sincera amizade e simpatia".

[Retrato de corpo inteiro de Ana José Benito]

A retratada encontra-se de pé sobre um tapete estampado, voltada para a sua direita. A mão direita encontra-se apoiada no espaldar de uma cadeira, o braço esquerdo repousa ao longo do corpo. Usa cabelo apanhado na nuca.

Traja roupa escura, decorada no pescoço, na frente e nos punhos, com aplicações. A saia é plissada.
Como pano de fundo observa-se uma parede.

No canto superior direito do reverso, encontra-se o seguinte texto "Prima da Avó. Ana José".

[Retrato de corpo inteiro de Angélica Bragança]

A retratada encontra-se de pé, com o corpo virado para a esquerda e o rosto voltado para o observador. As mãos estão cruzadas sobre o colo. O cabelo encontra-se preso atrás do pescoço. Usa aliança no dedo anelar esquerdo.

Traja um vestido comprido de cor escura, debruado a renda no peito e nos ombros.

Do lado direito do observador, um panejamento claro, sobrepõe-se a um panejamento escuro que compõe o fundo da imagem.

No lado esquerdo do reverso, encontra-se anotado a lápis "Angélica Bragança".

Prova realizada na Fotografia España - Juan Enriquez Mimoso.

[Plano de perfil de cão em pose]

O cão encontra-se de perfil e equilibra-se em cima de um objeto.

Em plano de fundo, observa-se uma casa rústica com quintal, no lado direito, destacam-se o tronco e parte dos ramos de uma árvore.

[Retrato de meio corpo de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, ligeiramente voltado para a sua direita, direcionando o olhar para a sua esquerda. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. A mão direita está apoiada no espaldar de uma cadeira e o braço esquerdo repousa ao longo do corpo.

Traja casaco e colete escuros, camisa clara e gravata escura.

Prova realizada na Photographia Central - José de Carvalho.

[Retrato de meio corpo de António Dias Maçãs]

O retratado encontra-se de pé, ligeiramente voltado para a sua direita, direcionando o olhar para a sua esquerda. Usa as suíças longas que acabam em extensa barba grisalha dos dois lados da face. A mão direita está apoiada no espaldar de uma cadeira e o braço esquerdo repousa ao longo do corpo.

Traja casaco e colete escuros, camisa clara e gravata escura.

Prova realizada na Photographia Central - José de Carvalho.

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