-1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Fevereiro de 1928, que aprovou a minuta do contrato a celebrar com Fernand Touzet para a empreitada das obras de alteração ao edifício da antiga Companhia de Carruagens Lisbonense (segundo um projeto arquitetónico de Tertuliano de Lacerda Marques), tendo em vista a instalação dos serviços médicos da Santa Casa.
-Decreto-lei n.º 21.478, de 20 de Julho de 1932, que subordinou os serviços médicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a cinco diretores (do Instituto Médico Central, dos Lactários e Creches; dos Postos de Socorros Noturnos, dos Dispensários Médicos e do Sanatório de Sant’Ana), criando, igualmente, nove lugares de diretores de Consultas, um de diretor dos Serviços de Radiologia e outro de diretor do Laboratório de Análises Clínicas.
-14.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Julho de 1932, que mandou submeter, para aprovação do ministro do Interior, o projeto de decreto tendente a organizar os serviços médicos da Misericórdia e a proceder à equiparação dos cargos de diretores de serviços, criando os lugares de diretor do Instituto Médico Central, de diretor dos Serviços de Puericultura, de diretor dos Dispensários Médicos, de diretores de Consultas, diretor dos Serviços de Radiologia, diretor do Laboratório de Análises Clínicas, mantendo-se os lugares de diretor do Sanatório de Sant’Ana, bem como o de diretor dos Postos de Socorros Noturnos.
-1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 1 de Junho de 1933, que determinou designar de “Instituto Médico Central” os serviços médicos a instalar no edifício da antiga Companhia de Carruagens Lisbonense.
-1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 25 de Janeiro de 1934, que nomeou uma comissão para estudar a organização do Serviço de Admissão, Registo e Estatística de Doentes do Instituto Médico Central.
-2.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 25 de Janeiro de 1934, que determinou o encerramento do Posto Permanente de Socorros Médicos.
-5.ª deliberação da sessão da Mesa da santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 21 de Junho de 1934, que resolveu centralizar os Postos de Socorros Noturnos existentes em vários pontos da cidade de Lisboa nas instalações do Instituto Médico Central.
-14.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 1 de Novembro de 1934, que aprovou o início dos trabalhos tendentes à nova organização dos serviços médicos.
-1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 13 de Dezembro de 1934, que determinou a transferência do Lactário n.º 2, sito na Travessa dos Fiéis de Deus, para as instalações do Instituto Médico Central.
-1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 20 de Dezembro de 1934, que regulamentou a nomeação dos primeiros médicos assistentes a contratar para desempenho de funções no Instituto Médico Central.
-10.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Janeiro de 1935, que determinou a instalação gradual das antigas e recém-criadas unidades orgânicas da área da assistência clínica nos edifícios do Instituto Médico Central, declarando encontrar-se já em funcionamento a Farmácia Central, a Cozinha de Leite e Lactário, o Laboratório de Análises Clínicas, o Posto de Socorros Noturnos e a Secretaria.
-1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 9 de Maio de 1935, que tomou conhecimento da inauguração do Instituto Médico Central no dia 8 do mesmo mês e ano.
-Decreto-lei n.º 32.255, de 12 de Setembro de 1942, que promulgou a reorganização dos serviços da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, determinando o parágrafo 2.º, do artigo 2.º, que se procedesse à conversão do Instituto Médico Central em instituição complementar de assistência médica infantil.
-23.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 17 de Julho de 1943, que incumbiu o Dr. Manuel Nazaré Cordeiro Ferreira de presidir aos trabalhos de instalação do Hospital Infantil de São Roque, nos termos da reconversão imposta pelo 2.º parágrafo, do artigo 2.º, do Decreto-Lei n.º 32.255, de 12 de Setembro de 1942.
-15.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 29 de Julho de 1943 que ordenou a reconversão do Instituto Médico Central em estabelecimento de assistência infantil (em conformidade com o disposto no 2.º parágrafo do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 32.255, de 12 de Setembro de 1942), interditando o internamento e a admissão às consultas de especialidades dos doentes maiores de 15 anos de idade.
«