Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Postos de Socorros Noturnos
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
PSN
Zona da descrição
Datas de existência
1926-11-15 - [1943-6-17]
História
Estas unidades orgânicas, inicialmente sob a dependência da Provedoria da Assistência de Lisboa, foram integradas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, por força do Decreto-lei n.º 12.652, de 15 de Novembro de 1926.
A partir de 21 de Junho de 1934, os diversos postos foram encerrados devido à precariedade das suas instalações, tendo sido constituído um único Posto de Socorros Noturnos no Instituto Médico Central.
Lugares
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
Esta unidade orgânica tinha como função fornecer um atendimento de urgência médica "in loco", mediante chamada telefónica preferencialmente efetuada a partir das esquadras ou postos policiais da cidade de Lisboa.
Os dois médicos de serviço deveriam deslocar-se, por intermédio de automóvel, aos locais das ocorrências.
Mandatos/Fontes de autoridade
-Decreto-lei n.º 12.652, de 15 de Novembro de 1926, que determinou a integração na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa de serviços dependentes da Provedoria da Assistência de Lisboa.
-Decreto-lei n.º 21.478, de 20 de Julho de 1932, que subordinou os serviços médicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a cinco diretores (do Instituto Médico Central, dos Lactários e Creches; dos Postos de Socorros Noturnos, dos Dispensários Médicos e do Sanatório de Sant’Ana), criando, igualmente, nove lugares de diretores de Consultas, um de diretor dos Serviços de Radiologia e outro de diretor do Laboratório de Análises Clínicas.
-14.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Julho de 1932, que mandou submeter, para aprovação do ministro do Interior, o projeto de decreto tendente a organizar os serviços médicos da Misericórdia e a proceder à equiparação dos cargos de diretores de serviços, criando os lugares de diretor do Instituto Médico Central, de diretor dos Serviços de Puericultura, de diretor dos Dispensários Médicos, de diretores de Consultas, diretor dos Serviços de Radiologia, diretor do Laboratório de Análises Clínicas, mantendo-se os lugares de diretor do Sanatório de Sant’Ana, bem como o de diretor dos Postos de Socorros Noturnos.
-1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 22 de Dezembro de 1932, que extinguiu o lugar de diretor dos Postos de Socorros Noturnos e determinou a anexação provisória destas unidades orgânicas na Repartição de Assistência.
-5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 21 de Junho de 1934, que determinou o encerramento da rede de Postos de Socorros Noturnos, mandando criar um único Posto nas instalações do Instituto Médico Central, na sede da Misericórdia.
Estruturas internas/genealogia
O Posto de Socorros Noturnos criado nas instalações do Instituto Médico Central era superintendido por um diretor e composto por dois médicos.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
PSN
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 29 de Setembro de 2017.