Postos de Socorros Noturnos

Identity area

Type of entity

Corporate body

Authorized form of name

Postos de Socorros Noturnos

Parallel form(s) of name

Standardized form(s) of name according to other rules

Other form(s) of name

Identifiers for corporate bodies

PSN

Description area

Dates of existence

1926-11-15 - [1943-6-17]

History

Estas unidades orgânicas, inicialmente sob a dependência da Provedoria da Assistência de Lisboa, foram integradas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, por força do Decreto-lei n.º 12.652, de 15 de Novembro de 1926.

A partir de 21 de Junho de 1934, os diversos postos foram encerrados devido à precariedade das suas instalações, tendo sido constituído um único Posto de Socorros Noturnos no Instituto Médico Central.

Places

Legal status

Functions, occupations and activities

Esta unidade orgânica tinha como função fornecer um atendimento de urgência médica "in loco", mediante chamada telefónica preferencialmente efetuada a partir das esquadras ou postos policiais da cidade de Lisboa.

Os dois médicos de serviço deveriam deslocar-se, por intermédio de automóvel, aos locais das ocorrências.

Mandates/sources of authority

-Decreto-lei n.º 12.652, de 15 de Novembro de 1926, que determinou a integração na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa de serviços dependentes da Provedoria da Assistência de Lisboa.

-Decreto-lei n.º 21.478, de 20 de Julho de 1932, que subordinou os serviços médicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a cinco diretores (do Instituto Médico Central, dos Lactários e Creches; dos Postos de Socorros Noturnos, dos Dispensários Médicos e do Sanatório de Sant’Ana), criando, igualmente, nove lugares de diretores de Consultas, um de diretor dos Serviços de Radiologia e outro de diretor do Laboratório de Análises Clínicas.

-14.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Julho de 1932, que mandou submeter, para aprovação do ministro do Interior, o projeto de decreto tendente a organizar os serviços médicos da Misericórdia e a proceder à equiparação dos cargos de diretores de serviços, criando os lugares de diretor do Instituto Médico Central, de diretor dos Serviços de Puericultura, de diretor dos Dispensários Médicos, de diretores de Consultas, diretor dos Serviços de Radiologia, diretor do Laboratório de Análises Clínicas, mantendo-se os lugares de diretor do Sanatório de Sant’Ana, bem como o de diretor dos Postos de Socorros Noturnos.

-1.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 22 de Dezembro de 1932, que extinguiu o lugar de diretor dos Postos de Socorros Noturnos e determinou a anexação provisória destas unidades orgânicas na Repartição de Assistência.

-5.ª deliberação da sessão da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 21 de Junho de 1934, que determinou o encerramento da rede de Postos de Socorros Noturnos, mandando criar um único Posto nas instalações do Instituto Médico Central, na sede da Misericórdia.

Internal structures/genealogy

O Posto de Socorros Noturnos criado nas instalações do Instituto Médico Central era superintendido por um diretor e composto por dois médicos.

General context

Relationships area

Related entity

Instituto Médico Central (1935-05-08 - 1943-07-29)

Identifier of the related entity

IMC

Category of the relationship

hierarchical

Dates of the relationship

1935-05-08 - 1943-07-29

Description of relationship

Related entity

Serviços Médico-Farmacêuticos (1907-2-4 - 1935-5-8)

Identifier of the related entity

SMF

Category of the relationship

hierarchical

Dates of the relationship

1926-11-15 - 1935-05-08

Description of relationship

Access points area

Subject access points

Place access points

Occupations

Control area

Authority record identifier

PSN

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation, revision and deletion

Registo de autoridade elaborado a 29 de Setembro de 2017.

Language(s)

Script(s)

Sources

  • Clipboard

  • Export

  • EAC

Related subjects

Related places