Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Núcleo de Gestão de Operações de Curto Prazo
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
Zona da descrição
Datas de existência
1992-06-04 - 1998-07-16
História
Serviço criado na fase de estruturação do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, após a criação deste último pelo Decreto-lei n.º 322/91, de 26 de Agosto, que aprovou os Estatutos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Foi extinto na sequência da reestruturação orgânica do Departamento, ocorrida a 6 de Julho de 1998.
Lugares
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
Desconhece-se qualquer mandato definidor das competências funcionais da unidade orgânica entre 4 de Junho de 1992 e 30 de Março de 1993. Foi por deliberação da Mesa desta última data que a atividade e funções desta unidade orgânica foram pela primeira vez definidos.
Competia-lhe proceder à monitorização da evolução dos saldos D.O., negociando as melhores condições de remuneração, para além de levar a cabo a negociação, junto das instituições de crédito, das melhores vantagens para assegurar o pagamento de diversas despesas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (salários de colaboradores e subsídios aos utentes da Ação Social, entre outras).
Analisava e acompanhava a evolução dos produtos financeiros, negociando, também, as aplicações financeiras de curto prazo, procedendo ao controlo dos respetivos juros credores.
De tudo recolhia informação para suporte da tomada de decisão, produzindo relatórios de acompanhamento, bem como o orçamento de tesouraria do Departamento.
Mandatos/Fontes de autoridade
Desconhece-se qualquer mandato definidor das competências funcionais da unidade orgânica entre 4 de Junho de 1992 e 30 de Março de 1993, período correspondente à fase de estruturação e instalação do recém-criado Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
815.ª deliberação da 21.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 4 de Junho de 1992, que aprovou o organograma do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
567.ª deliberação da 6.ª Sessão Extraordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 30 de Março de 1993, que aprovou os conteúdos funcionais do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
417.ª deliberação da 21.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 8 de Fevereiro de 1994, que aprovou o organograma e os conteúdos funcionais do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
Estruturas internas/genealogia
Até 30 de Março de 1993 a unidade orgânica encontrava-se na dependência imediata da Direção do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
Entre a referida data e a sua extinção, constituiu um Núcleo dependente dos Serviços de Administração de Ativos Financeiros, os quais, por seu turno, se encontravam subordinados à Divisão de Gestão de Ativos Financeiros e Estatística.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
NGOCP
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 18 de Abril de 2022.