Setor de Administração de Bens

Zona da identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Setor de Administração de Bens

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Zona da descrição

Datas de existência

1993-03-30 - 1994-02-08

História

Unidade orgânica criada na fase de estruturação do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, após a criação deste último pelo Decreto-lei n.º 322/91, de 26 de Agosto, que aprovou os Estatutos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Foi extinta na sequência da reestruturação orgânica do Departamento, ocorrida a 8 de Fevereiro de 1994.

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e atividades

Competia a esta unidade orgânica, entre outras atribuições:

  • superintender à elaboração das regras de organização dos cadastros de imóveis a serem submetidos à Mesa, pugnando pela sua permanente manutenção e atualização;
  • monitorizar a promoção dos atos necessários à regularização jurídica do património imobiliário da titularidade da Misericórdia de Lisboa;
  • assegurar os procedimentos de celebração de protocolos, de contratos de arrendamento, de trespasse, de permuta ou de cedência e, bem assim, tramitar a revogação e denúncia dos mesmos;
  • apresentar propostas e promover os mecanismos necessários para se proceder, por hasta-pública, ao arrendamento e venda de imóveis, bem como à alienação de materiais inutilizados, como, entre outros, veículos automóveis, subprodutos e sucata;
  • propor e promover a avaliação fiscal extraordinária dos bens pertencentes à Santa Casa;
  • assegurar os procedimentos para a afetação de espaços ou instalações aos serviços e equipamentos da Misericórdia;
  • processar o expediente relativo à aquisição, oneração, venda, locação ou permuta de imóveis.

Mandatos/Fontes de autoridade

567.ª deliberação da 6.ª Sessão Extraordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 30 de Março de 1993, que aprovou os conteúdos funcionais do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.

Estruturas internas/genealogia

Encontrava-se na dependência dos Serviços de Administração do Património, subordinados, por seu turno, à Direção de Gestão do Património Imobiliário, a qual respondia perante a Direção do Departamento.

Contexto geral

Zona das relações

Entidade relacionada

Serviços de Administração do Património (1992-06-04 - 1998-07-16)

Identificador da entidade relacionada

SAP

Categoria da relação

hieráquico

Datas da relação

1993-03-30 - 1994-02-08

Descrição da relação

Setor de Administração de Bens subordinado aos Serviços de Administração do Património.

Entidade relacionada

Setor de Administração de Imóveis (1994-02-08 - 1998-07-16)

Identificador da entidade relacionada

SAI

Categoria da relação

temporal

Datas da relação

1994-02-08

Descrição da relação

Setor de Administração de Imóveis sucessor de Setor de Administração de Bens.

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

SAB

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Registo de autoridade elaborado a 19 de Abril de 2022.

Línguas e escritas

Sistema(s) de escrita

Fontes

  • A minha lista

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados