Setor de Administração de Imóveis

Zona da identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Setor de Administração de Imóveis

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Zona da descrição

Datas de existência

1994-02-08 - 1998-07-16

História

Unidade orgânica criada na dependência dos Serviços de Administração do Património, na sequência da reestruturação do Departamento de Gestão Imobiliária e Património operada a 8 de Fevereiro de 1994.

Assumiu, grosso modo, as competências funcionais do extinto Setor de Administração de Bens, às quais acresceram algumas das que anteriormente eram asseguradas pela Unidade de Expediente Geral.

Foi extinta a 16 de Julho de 1998, após aprovada a nova orgânica e respetivos conteúdos funcionais do Departamento.

Lugares

Estatuto legal

Funções, ocupações e atividades

Competia a esta unidade orgânica, entre outras atribuições:

  • promover o registo e o encaminhamento da correspondência recebida e expedida pelos Serviços de Administração do Património, nomeadamente a que se relacionava com a gestão corrente de condomínios, dos porteiros, dos elevadores e dos direitos de compropriedade dos imóveis pertencentes à Misericórdia de Lisboa;
  • elaborar as requisições de material necessário às atividades dos Serviços de Administração do Património;
  • proceder aos atos necessários à regularização jurídica do património imobiliário da titularidade da Misericórdia de Lisboa;
  • assegurar os procedimentos de celebração de protocolos, de contratos de arrendamento, de trespasse, de permuta ou de cedência, bem como promover a rescisão, revogação e denúncia dos mesmos;
  • instruir os processos de aquisição, oneração, alienação, locação ou permuta de imóveis;
  • propor e realizar os procedimentos necessários para se proceder, por hasta-pública, ao arrendamento e venda de imóveis, bem como à alienação de materiais inutilizados, como veículos automóveis, subprodutos, sucata, entre outros;
  • proceder à avaliação fiscal extraordinária dos bens pertencentes à Santa Casa;
  • assegurar a afetação de espaços ou instalações aos serviços e equipamentos da Misericórdia;
  • recolher dados estatísticos relativos à sua área de atuação organizacional.

Mandatos/Fontes de autoridade

417.ª deliberação da 21.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 8 de Fevereiro de 1994, que aprovou o organograma e os conteúdos funcionais do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Zona das relações

Entidade relacionada

Serviços de Administração do Património (1992-06-04 - 1998-07-16)

Identificador da entidade relacionada

SAP

Categoria da relação

hieráquico

Datas da relação

1994-02-08 - 1998-07-16

Descrição da relação

Setor de Administração de Imóveis subordinado aos Serviços de Administração do Património

Entidade relacionada

Setor de Administração de Bens (1993-03-30 - 1994-02-08)

Identificador da entidade relacionada

SAB

Categoria da relação

temporal

Datas da relação

1994-02-08

Descrição da relação

Setor de Administração de Imóveis sucessor de Setor de Administração de Bens.

Entidade relacionada

Unidade de Expediente Geral (1993-03-30 - 1994-02-08)

Identificador da entidade relacionada

UEG

Categoria da relação

temporal

Datas da relação

1994-02-08

Descrição da relação

Setor de Administração de Imóveis sucessor de Unidade de Expediente Geral.

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

SAI

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Registo de autoridade elaborado a 20 de Abril de 2022.

Línguas e escritas

Sistema(s) de escrita

Fontes

  • A minha lista

  • Exportar

  • EAC

Assuntos relacionados

Locais relacionados