Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Unidade de Apoio Técnico e Arquivo
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
Zona da descrição
Datas de existência
2019-06-06 - 2021-07-01
História
Unidade orgânica criada na dependência da Direção de Planeamento, Estudos e Projetos do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, na sequência da reestruturação deste último ocorrida a 6 de Junho de 2019.
Assumiu, grosso modo, as atribuições asseguradas anteriormente pelo Núcleo de Apoio Técnico, com reforço das competências relativas à gestão documental no âmbito da referida direção e serviços dependentes. Passou, também, a executar algumas tarefas que antes se encontravam adstritas ao Núcleo de Projetos.
Foi extinta em 7 de Julho de 2021, após aprovada a nova orgânica e respetivos conteúdos funcionais do Departamento.
Lugares
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
Competia a esta unidade orgânica, entre outras atribuições:
- assessorar o planeamento, desenvolvimento e gestão de projetos e obras nos imóveis da Misericórdia de Lisboa;
- articular com os restantes serviços da Direção de Estudos e Projetos a elaboração de um manual de arquivo, destinado à organização, normalização procedimental e correta afetação de meios para tratamento da documentação, em suporte de papel e digital;
- proceder à pré-seleção e acreditação de prestadores de serviços no âmbito da elaboração de estudos e projetos arquitetónicos;
- organizar e manter atualizado o arquivo dos estudos e projetos executados, bem como das peças desenhadas;
- assegurar a gestão da documentação produzida no âmbito de estudos, de projetos, da gestão e fiscalização de empreitadas;
- monitorizar os procedimentos de licenciamento dos projetos junto das instâncias competentes;
- promover a execução de trabalhos de desenho, de topografia, de levantamento e de medição para suporte dos projetos e obras;
- reproduzir e proceder à dobragem de peças desenhadas;
- apoiar a elaboração dos projetos de especialidades;
- garantir a execução dos trabalhos de sondagens de arqueologia e de geologia, bem como dos relatórios estruturais e dos estudos de tráfego;
- elaborar pareceres técnicos no quadro da obtenção de apoios financeiros para os projetos;
- instruir e acompanhar os procedimentos aquisitivos relativos a projetos arquitetónicos, participando, também, nos respetivos júris de seleção.
Mandatos/Fontes de autoridade
920.ª deliberação da 75.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Junho de 2019, que aprovou a reestruturação orgânica do Departamento de Gestão Imobiliária e Património e o seu novo organograma.
Estruturas internas/genealogia
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
UATA
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 6 de Junho de 2022.