Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Unidade de Benemerências
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
Zona da descrição
Datas de existência
2013-01-17 - até ao presente
História
Unidade orgânica criada na dependência da Direção de Património do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, na sequência da reestruturação deste último aprovada a 17 de Janeiro de 2013.
Assumiu parte das atribuições anteriormente asseguradas pela Unidade de Benemerências e Ativos.
Os seus conteúdos funcionais foram alargados relativamente a unidades orgânicas precedentes, revelando a adoção de uma política organizacional estrategicamente direcionada para a captação de heranças, legados e doações a favor da Misericórdia de Lisboa, através da promoção de uma relação de maior proximidade com promitentes beneméritos e, também, pela valorização dos acervos testamentários. A partir de 3 de Fevereiro de 2015, e em parte como resultado desta nova orientação, passou a assegurar procedimentos mais rigorosos e sistematizados relativos à recolha e registo de informação sobre os beneméritos, à caraterização e avaliação dos bens a receber e acerca das condições objetivas da Misericórdia para a aceitação dos mesmos.
A partir de 28 de Abril de 2016, passou a assegurar os procedimentos aquisitivos relativos à sua área funcional, em articulação com as unidades orgânicas departamentais responsáveis pelo apoio à gestão.
Lugares
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
Compete a esta unidade orgânica, entre outras atribuições:
- atender, esclarecer e monitorizar as formalidades inerentes à elaboração de testamentos ou escrituras de doação, apoiando os beneméritos e promitentes beneméritos na produção dos atos jurídicos extrajudiciais;
- promover uma relação de maior proximidade com os beneméritos, por intermédio da criação de projetos e da implementação de práticas direcionados à satisfação das suas necessidades, em articulação com outras unidades orgânicas;
- propor, desenvolver e monitorizar estratégias e planos de ação para a manutenção e aumento das benemerências a favor da Misericórdia de Lisboa;
- instruir e informar os processos de aceitação ou repúdio de heranças, legados e doações;
- assegurar os atos procedimentais de natureza jurídica, notarial, registal e administrativa necessários para a transferência da titularidade dos bens herdados, legados ou doados para a Misericórdia;
- propor a partilha de bens indivisos e a extinção de usufrutos;
- proceder à instrução, ao acompanhamento e ao arquivamento dos processos de benemerências prometidas à Santa Casa;
- pesquisar, localizar, identificar e inventariar os direitos, créditos, bens móveis e imóveis, deveres, obrigações e débitos, com vista ao apuramento dos acervos hereditários;
- assegurar o cumprimento dos direitos, formalidades e encargos associados às benemerências;
- proceder ao cumprimento, por parte da Misericórdia, dos testamentos e legados, tanto na qualidade de cabeça-de-casal e testamenteira, como na de legatária ou herdeira;
- produzir relatórios para encerramento de contas de heranças e legados, lançando os respetivos registos nos 'livros do tombo' (movimentos de débito e crédito associados a contas de várias testamentarias);
- elaborar relatórios e contas de bens cativos de usufruto;
- pugnar pela organização e atualização do arquivo de heranças, legados e doações;
- organizar leilões para a venda de bens provenientes de deixas testamentárias;
- propor e monitorizar os processos de aquisição de serviços de recolha, transporte e limpeza de bens móveis procedentes de deixas testamentárias e doações.
Mandatos/Fontes de autoridade
100.ª deliberação da 61.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 17 de Janeiro de 2013, que aprovou o regulamento orgânico do Departamento de Gestão Imobiliária e Património, alterado pela 44.ª deliberação da 105.ª Sessão Ordinária, de 21 de Janeiro de 2014.
90.ª deliberação da 15.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 2 e 3 de Fevereiro de 2015, que aprovou o regulamento orgânico do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
234.ª deliberação da 8.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 28 de Abril de 2016, que aprovou a revisão do regulamento orgânico do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
367.ª deliberação da 52.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Abril de 2017, que aprovou a reestruturação orgânica do Departamento de Gestão Imobiliária e Património e o seu novo regulamento orgânico.
920.ª deliberação da 75.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Junho de 2019, que aprovou a reestruturação e o regulamento orgânico do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
1159.ª deliberação da 165.ª Sessão Ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 1 de Julho de 2021, que aprovou a reestruturação orgânica e o novo regulamento do Departamento de Gestão Imobiliária e Património.
Estruturas internas/genealogia
Compreendia, inicialmente, as seguintes unidades orgânicas:
Núcleo de Doações, Heranças e Legados
Núcleo de Apoio ao Benemérito
Núcleo de Valorização e Cadastro.
Após a reestruturação orgânica do Departamento levada a cabo a 6 de Abril de 2017, passou a enquadrar apenas o Núcleo de Apoio ao Benemérito, que manteve sob sua alçada até 1 de Julho de 2021.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
UBEN
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 24 de Maio de 2022.