Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Unidade Funcional de Ginecologia e Obstetrícia
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
UFGO
Zona da descrição
Datas de existência
[?] - 2002-10-03
História
Lugares
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
A Unidade Funcional de Ginecologia e Obstetrícia tinha como missão a promoção da saúde e a prestação de cuidados médicos de especialidade, ao nível de consulta e de outros atos de diagnóstico e terapêutica, englobando tratamentos.
Competia-lhe, em especial:
a) assegurar o bom acolhimento e atendimento dos utentes nos aspetos técnico e relacional;
b) efetuar o diagnóstico, tão precoce quanto possível, e o correto tratamento das doenças agudas e crónicas dos utentes;
c) elaborar relatórios clínicos circunstanciados para acompanhar os utentes quando enviados aos serviços hospitalares;
d) assegurar a referência clínica e administrativa que deve acompanhar o utente quando enviado para as Unidades Locais de Saúde ou para o médico de família;
e) promover a informação dos utentes e familiares sobre as indispensáveis noções básicas de saúde e de prevenção da doença, designadamente no âmbito dos hábitos elementares da higiene e de risco profissional;
f) assegurar a prestação dos cuidados solicitados pela Unidade Funcional de Pediatria, que pode compreender, para além da área de consulta, a de internamento.
Mandatos/Fontes de autoridade
•[deliberação da 2.ª sessão extraordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 29 de Janeiro de 1996,] que determinou a criação de um grupo de trabalho para elaborar uma proposta de alteração da estrutura orgânica dos Serviços de Saúde de São Roque.
•736.ª e 737.ª deliberações da 21.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 23 de Maio de 1996, que aprovaram o organograma dos Serviços de Saúde de São Roque e a nova estrutura orgânica dos mesmos.
•785.ª deliberação da 68.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 30 de Abril de 1997, que determinou a constituição de um grupo de trabalho encarregue de apresentar um "Projeto de Reestruturação dos Serviços de Saúde de São Roque".
•2010.ª deliberação da 99.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 4 de Dezembro de 1997, que aprovou o regulamento orgânico dos Serviços de Saúde de São Roque.
•2012.ª deliberação da 99.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 4 de Dezembro de 1997, que nomeou uma Comissão de Gestão e Reestruturação dos Serviços de Saúde de São Roque, com a incumbência de criar as condições indispensáveis à implementação do novo regulamento orgânico e encarregue de proceder à reorganização, regularização e estabilização dos referidos serviços, sem prejuízo da apresentação de propostas de alteração ou aperfeiçoamento que se mostrassem necessárias.
•83.ª deliberação da 104.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 15 de Janeiro de 1998, que definiu as competências específicas dos vogais da Comissão de Gestão e Reestruturação dos Serviços de Saúde de São Roque.
•6.ª deliberação da 153.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 6 de Janeiro de 1999, que aprovou, com ressalva, o Regulamento Geral dos Serviços de Saúde de São Roque, determinando que o conjunto destes Serviços passasse a designar-se Direção de Coordenação dos Serviços de Saúde de São Roque.
•107.ª deliberação da 155.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 21 de Janeiro de 1999, que aprovou definitivamente o regulamento geral da Direção de Coordenação dos Serviços de Saúde de São Roque.
•345.ª deliberação da 13.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 3 de Outubro de 2002, que revogou o regulamento orgânico da Direção de Coordenação dos Serviços de Saúde de São Roque e aprovou a nova estrutura orgânica da Direção dos Serviços de Saúde.
Estruturas internas/genealogia
A Unidade Funcional de Ginecologia e Obstetrícia era coordenada por um responsável médico, que reportava em termos funcionais ao diretor coordenador dos Serviços de Saúde de São Roque. Era nomeado pela Mesa, mediante proposta do diretor coordenador, ouvido o diretor do Centro Policlínico de São Roque.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
UFGO
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 27 de Julho de 2017.