Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Unidade W Mais
Forma(s) paralela(s) de nome
- W +
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
W+
Zona da descrição
Datas de existência
2009-10-16 -
História
Lugares
A Unidade W+ disponibiliza a sua oferta assistencial a todos os residentes carenciados da cidade de Lisboa.
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
A Unidade W Mais é uma unidade de saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, integrada na área da Saúde Mental, fazendo parte da rede de cobertura da cidade de Lisboa, no que respeita a unidades funcionais específicas e outros equipamentos de saúde da Santa Casa.
Esta unidade orgânica tem como objetivo a prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade psicológica, em ambulatório ou na comunidade, apostando também na prevenção de comportamentos de risco e na promoção de estilos saudáveis de vida, no que se relaciona com os seus principais públicos alvo.
Tem por missão a prestação de cuidados de saúde personalizados em ambulatório e na comunidade, à população carenciada, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a
qualidade e a continuidade dos mesmos, assegurando a confidencialidade e a gratuitidade. Visa prestar cuidados de saúde que se destaquem pela proximidade, personalização e
qualidade de serviço, apostando na inovação, melhoria contínua da qualidade, promovendo e envolvendo o utente como agente de mudança da sua saúde.
A W Mais e os seus colaboradores exercem a sua atividade, assente em valores, atitudes e práticas humanistas, num quadro de permanente e atuante disponibilidade, de dignificação humana e profissional, de responsabilização e de diálogo. Assume um compromisso com o utente, sendo este o foco central dos esforços da unidade, devendo ser tratado com respeito pela sua individualidade e, face à respetiva carta de direitos e deveres, com elevada qualidade na prestação de cuidados, com vista à satisfação das suas necessidades de saúde.
Esta unidade orgânica leva a cabo uma política de inserção na comunidade, atenta à sua dinâmica, criando respostas adequadas às necessidades e expectativas da população, inspirando no utente sentimentos de pertença e confiança, procurando ouvir a sua opinião sobre os serviços prestados, informando e sensibilizando para os custos e meios utilizados e para a necessidade de sustentabilidade dos mesmos.
Nos termos do regulamento orgânico da Unidade W Mais, datado de 10 e 13 de Outubro de 2014, compete-lhe:
a) proporcionar à população alvo cuidados na área da intervenção psicológica, nomeadamente através de psicoterapia de apoio, intervenção em crise, aconselhamento, grupos terapêuticos/suporte e aptidões sociais e avaliações psicológicas;
b) proporcionar à população alvo meios de desenvolvimento global a nível biopsicossocial, promovendo a defesa da saúde e a reinserção social;
c) acolher e informar os utentes sobre todas as questões por eles colocadas tendo em conta o respetivo grau de desenvolvimento psicológico e social;
d) identificar, prevenir e intervir sobre os diversos fatores de risco que podem ocorrer e conduzir a situações graves e indesejáveis ou comportamentos de alto risco, para o desenvolvimento psicológico, com graves consequências para a sociedade ou para o próprio;
e) desenvolver os fatores protetores possíveis para estimular a mudança de estilos de vida, o desenvolvimento da autoestima e uma adaptação social adequada;
f) sensibilizar e promover a adesão aos serviços de saúde através da abordagem feita na W Mais e do encaminhamento, articulação e integração nos recursos existentes;
g) proporcionar à população alvo programas de educação para a saúde no âmbito da psicologia da saúde;
h) promover, em estreita colaboração com a Ação Social, o apoio psicológico às crianças e jovens dos equipamentos e estruturas da Misericórdia de Lisboa no âmbito da terapia familiar, das perturbações da atenção, dos fóruns socio ocupacionais e de outras respostas que se considerem oportunas em cada momento.
Mandatos/Fontes de autoridade
•1221.ª deliberação da 39.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 16 de Outubro de 2009, que aprovou o regulamento orgânico do Departamento de Ação Social e Saúde.
•647.ª deliberação da 74.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 25 de Junho de 2010, que aprovou o regulamento interno da Unidade W Mais.
•1025.ª deliberação da 133.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 8 de Setembro de 2011, que aprovou o regulamento interno da Unidade W Mais.
•472.ª deliberação da 12.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 22 e 23 de Dezembro de 2011, que determinou a reestruturação do Departamento de Ação Social e Saúde.
•742.ª deliberação da 27.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 5 de Abril de 2012, que aprovou a revisão do regulamento orgânico do Departamento de Ação Social e Saúde.
•2355.ª deliberação da 52.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 8 de Novembro de 2012, que determinou a criação da Direção de Saúde Santa Casa e a extinção da Direção de Saúde de Proximidade.
•1975.ª deliberação da 97.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 14 de Novembro de 2013, que aprovou o regulamento orgânico do Departamento de Ação Social e Saúde;
•527.ª deliberação da 118.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 15 de Maio de 2014, que aprovou o regulamento orgânico da Direção de Saúde Santa Casa.
•115.ª deliberação da 4.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 10 e 13 de Outubro de 2014, que aprovou o regulamento interno da Unidade W Mais.
Estruturas internas/genealogia
Inicialmente, a Unidade W Mais era dirigida por um diretor de unidade, nomeado pela Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sob proposta do presidente do Conselho Executivo da Direção de Saúde de Proximidade, ao qual reportava diretamente.
Nos termos do regulamento interno datado de 10 e 13 de Outubro de 2014, a unidade é gerida por um coordenador e por um Conselho Técnico. Pela sua especificidade está funcionalmente ligada à Unidade de Saúde Santa Casa do Castelo, nomeadamente no que se refere ao médico e enfermeiro que integram o referido Conselho e à deslocalização de profissionais de saúde no âmbito do apoio à oferta assistencial da W Mais.
O coordenador da Unidade é nomeado pela Mesa, sob proposta do diretor clínico, ao qual reporta, ouvidos os restantes membros da Direção de Saúde Santa Casa. Por sua vez, os membros do Conselho Técnico são nomeados pela Mesa, sob proposta da Direção de Saúde Santa Casa, ouvido o coordenador da W Mais, salvo no que respeita ao médico e ao enfermeiro.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
W+
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 25 de Julho de 2017.