Código de referência
PT -SCMLSB AFBM
Título
Data(s)
- 1681-2007 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
18,06 m.l.; c. 23214 documentos textuais, em papel; 256 provas fotográficas em albumina, em papel direto de colódio ou gelatina e em papel de revelação; 41 negativos de gelatina e prata em acetato de celulose e em nitrato de celulose; 5 negativos de gelatina e prata em vidro; 21 livros; 3 maços; 674 envelopes; 10 álbuns.
Nome do produtor
História biográfica
Entidade detentora
História do arquivo
Documentação conservada pelas várias gerações da família Benito Maçãs e integrada, em 2008, no Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no âmbito do cumprimento das disposições testamentárias de Delmira Maçãs, última representante da família, falecida a 14 de Outubro de 2007, que instituiu a Santa Casa como sua herdeira universal.
Por determinação da testadora a correspondência remetida à própria Delmira Maçãs e a seus pais por D. Domingos Maria Frutuoso, bispo de Portalegre, foi entregue ao Convento de S. Tomás (Queluz); a correspondência de Leite Vasconcelos endereçada a António Eusébio Benito Maçãs foi entregue ao Museu Nacional de Etnologia; os livros e separatas sobre numismática e linguística, bem como a correspondência remetida a Delmira Maçãs pelos professores Manuel de Paiva Boléo, Harri Meier e Richard Riegler foram entregue à Biblioteca e Arquivo do Instituto de Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foram ainda entregues ao Museu Nacional do Teatro os livros e folhetos relacionados com teatro.
Depois de devidamente higienizado, o conjunto documental foi, na globalidade, classificado, ordenado e descrito, encontrando-se atualmente acondicionado em condições que garantem a sua conservação a longo prazo.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Documentação incorporada no Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, conforme as disposições testamentárias de Delmira Maçãs.
Âmbito e conteúdo
Documentação produzida, recebida e acumulada, entre o final do XVIII e o início do século XXI, pelos vários membros da família Benito Maçãs e gerações ascendentes, relacionada não só com as diversas atividades, ocupações e interesses individuais, mas também com a gestão do património e recursos financeiros da família.
No que se refere à gestão do património familiar, inclui documentos comprovativos de atos jurídicos de constituição, reconhecimento, aquisição, alienação ou modificação dos direitos de propriedade, usufruto, uso e habitação de bens imobiliários, sitos nos concelhos de Marvão, Portalegre, Crato, Monforte e Cartaxo, nomeadamente escrituras de compra e venda, cartas de arrematação, escrituras de aforamentos e escrituras/contratos de arrendamento; inventários com a identificação e a caraterização de bens móveis e imóveis; documentos relativos à justa composição de conflitos de interesses relacionados com direitos de propriedade e usufruto de imóveis; documentos respeitantes à exploração de recursos naturais e à realização de obras de construção, beneficiação e conservação de edifícios; cartas de sentença de partilha de bens, certidões e públicas formas de testamentos, entre outros documentos referentes à transmissão de bens, direitos e obrigações determinada pela morte dos respetivos sujeitos titulares.
Entre os documentos relativos à movimentação e controlo dos recursos financeiros da família, destacam-se os livros de caixa, os livros de pagamento de rendas, as folhas de férias ou folhas de pagamento de salários; os comprovativos de pagamentos de foros, impostos, taxas e contribuições, côngruas e donativos paroquiais, quotas de organismos socioprofissionais, seguros e outros bens/serviços de utilização corrente; os comprovativos de depósitos e transferências bancárias; os títulos de ações de várias companhias e sociedades; os documentos respeitantes a empréstimos, hipotecas e quitações de capitais.
Ainda num plano comum à família, salientam-se os documentos fotográficos, com representações individuais ou coletivas dos vários membros, do património familiar, de paisagens rurais, de cenas da vida quotidiana e da vida campestre.
No âmbito da vida pessoal, atividades, ocupações e interesses individuais dos diversos elementos da família, engloba documentos de identificação (bilhetes de identidade, cadernetas militares, certidões de registo de nascimentos, batismos, casamentos e óbitos); comprovativos da titularidade de direitos (escrituras de demissão do pátrio poder, provisões e alvarás de emancipação); documentos relativos ao exercício de cargos públicos (alvarás de nomeação, um livro de registo das coimas e autos de julgamentos do Juízo Eleito da freguesia da Ribeira de Nisa); diplomas e certificados de estudo; cadernos e exercícios escolares; correspondência recebida, na qual predominam os assuntos ligados à gestão do património.
Com Delmira Maria Filomena Benito Maçãs, última representante da família Benito Maçãs, os documentos vão estender-se a todos a todas as áreas do seu percurso biográfico, desde as vivências quotidianas em família, à formação escolar, à atividade académica e científica (apontamentos e versões preliminares de artigos, recensões e outros trabalhos escritos, correspondência com professores e investigadores, relatórios de atividades, etc.), à docência (atas e notas de reuniões, fichas de identificação de alunos, materiais de preparação das aulas), ao lazer e às relações de sociabilidade mantidas (cartas, aerogramas e bilhetes-postais trocados no âmbito de grupos de amizade por correspondência; relatos de viagem, com descrições pormenorizadas de lugares, paisagens, monumentos, museus e locais de culto; diários e as agendas, com anotações relativas à identificação cronológica de compromissos, viagens, falecimentos e funerais de familiares e amigos, consultas e exames médicos, entre outros dados).
Inclui, ainda, documentos ligados ao ramo familiar materno de Delmira Maçãs, nomeadamente cartas escritas pelos seus avós, Augusto Garraio (1845-1911), escritor dramático, ensaiador e empresário de teatro, e Amélia Mendes Garraio (1857-1894), atriz.
Avaliação, selecção e eliminação
A documentação não foi sujeita a ações de avaliação, seleção e eliminação.
Ingressos adicionais
O fundo encontra-se fechado, não se prevendo o ingresso adicional de documentos.
Sistema de organização
Para efeitos de organização e descrição, o fundo documental foi subdividido em várias secções, nas quais se tentou, por um lado, agrupar os documentos resultantes de atividades comuns às várias gerações da família, e por outro individualizar a documentação associada a cada indivíduo. O resultado desta metodologia foi a criação de duas secções transversais, como a “Gestão patrimonial” e a “Gestão financeira e contabilística”, e de doze secções que, acompanhando a genealogia familiar, englobam a documentação dos vários membros considerados na sua individualidade.
Foi, ainda, criada uma secção para englobar quatro documentos dispersos, associados a linhas familiares colaterais dos Benito Maçãs e uma série artificial que reúne os diversos tipos de documentos fotográficos presentes no fundo.
Condições de acesso
As condições de acesso à documentação obedecem à legislação em vigor para o património arquivístico português, nomeadamente o Decreto-Lei 16/93, de 23 de Janeiro, bem como as disposições estipuladas pelos art.ºs 71.º a 81.º do Código Civil (Decreto-Lei n.º 47.344, de 25 de Novembro de 1966 - atualizado até à Lei n.º 82/2014, de 30 de Dezembro). No n.º 1 do art.º 80 deste diploma, determina-se que “Todos devem guardar reserva quanto à intimidade da vida privada de outrem”. Aos documentos de carácter confidencial ou que se refiram à intimidade da vida privada, e que estejam na posse de terceiro, aplicam-se os preceitos dos art.ºs 71.º e 76.º do referido diploma, pelos quais os mencionados documentos só podem ser utilizados e/ou publicados com o consentimento do seu autor, ou, depois da morte deste, pelo “cônjuge sobrevivo ou qualquer descendente, ascendente, irmão, sobrinho ou herdeiro”. Caso o documento não seja confidencial, o depositário só pode usar dele em termos que não contrariem a expectativa do autor, ou seja, que não contrariem uma vontade presumível do seu autor, nos termos do art.º 78.º do mesmo diploma.
A consulta das espécies documentais será feita mediante uma autorização especial, após o preenchimento de uma requisição onde constem elementos sobre a identificação pessoal do requisitante e uma justificação dos seus objetivos.
Condiçoes de reprodução
A reprodução dos documentos, independentemente da técnica utilizada, está sujeita ao estado de conservação dos mesmos e à boa justificação dos fins a que se destina.
Idioma do material
- alemão
- espanhol
- esperanto
- francês
- inglês
- italiano
- latim
- português
- romeno
- russo
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Em geral, a documentação apresenta-se em razoável estado de conservação.
Existem, no entanto, casos pontuais de rasgões e outras deteriorações do suporte, com consequências para a boa leitura dos documentos.
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
- GOMES, Ana - "Benemerências: Crónica da dádiva. Com o papel por testemunha". Lisboa: SCML, 2012.
- LIMA, Luís - Preservar a memória dos beneméritos. O fundo documental dos Benito Maçãs. "Cidade Solidária" [Em linha ]. N.º 31, 2014, p. 136-147. Disponível em: <URL: http://imgs.santacasa.viatecla.com/share/2014-12/2014-12-15162952_f7664ca7-3a1a-4b25-9f46-2056eef44c33$$72f445d4-8e31-416a-bd01-d7b980134d0f$$20CFA9EC-318C-4554-BD97-A0E627D9F49B$$storage_image$$pt$$1.pdf>.
- MAÇÃS, Delmira – “Notas Genealógicas no Ano Internacional da Família”. Lisboa: Ed. da Autora, 1994.
- MAÇÃS, Delmira – “Santa Eulália na Ribeira do Cartaxo”. Lisboa: Ed. da Autora, 1991.
- MAÇÃS, Delmira – “Livro de horas dos Olhos D`Água em Marvão”. Lisboa: Ed. da Autora, 1991.
- MAÇÃS, Delmira – “A Senhora da Lapa – subsídios para uma monografia de Besteiros, em Alegrete”. Lisboa: Ed. da Autora, 1991.
- MAÇÃS, Delmira – “Pela Europa de Celtas e Romanos”. Lisboa: Ed. da Autora, 1993.
- MAÇÃS, Delmira – “Efemérides à sombra do segredo”. Lisboa: Ed. da Autora, 1996.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
-
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS - "ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição". Estocolmo: Suécia, 19-22 de Setembro de 1999 [Em linha]. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002. [Consult. 20 Out. 2014]. Disponível em: <URL: http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isadg.pdf>.
-
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS - "ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registo de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias" [Em linha]. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Consult. 20 Out. 2014]. Disponível em: <URL: http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isaar.pdf>.
-
DIRECÇÃO-GERAL DE ARQUIVOS – "Orientações para a Descrição Arquivística" [Em linha]. 2ª Versão. Lisboa: Direcção-Geral de Arquivos, 2007, 325 p. [Consult. 20 Out. 2014]. Disponível em: <URL: http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf>.
-
NP 4041: 2005 – I"nformação e Documentação. Terminologia arquivística: conceitos básicos". Lisboa: IPQ, 29 p.
-
NP 405-1:1994 – "Informação e Documentação. Referências Bibliográficas". Parte 1. Lisboa: IPQ; 46 p.
-
NP/ISO 832: 2009 – "Informação e Documentação. Descrição e referências bibliográficas. Regras para a abreviatura de termos bibliográficos". Lisboa: IPQ; CT7.
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição realizada entre 2009 e 2012, e revista em 2014.
Línguas e escritas
Sistema(s) de escrita
Fontes
Objeto digital metadados
Nome do ficheiro
Arquivo_Familiar_Benito_Ma__as.jpg
Latitude
Longitude
Tipo de suporte
Imagem
Mime-type
image/jpeg