Código de referência
PT -SCMLSB CFSCML/0000112
Título
Data(s)
- [1968] (Produção)
Nível de descrição
U.I.
Dimensão e suporte
2 negativos de gelatina e prata em nitrato de celulose (p&b; 13x18 cm.), 22 negativos de gelatina e prata em acetato de celulose (p&b; 13x18 cm.), 19 provas cromogéneas plastificadas (p&b, cor; 10x15 cm.), 0,17 m.l.
Nome do produtor
História administrativa
A primeira designação do atual Museu de São Roque terá sido Museu do Tesouro da Capela de São João Baptista em São Roque, inaugurado a 11 de Janeiro de 1905.
Após a inauguração de novas instalações, em 1931, o Museu da Misericórdia ou Museu de Arte Sacra de São Roque ficou, por deliberação da Mesa de 09 de Janeiro de 1936, provisoriamente subordinado à 1.ª Repartição - Secretaria.
Ao longo dos anos 40 e 50 do século XX, a direção do Museu de São Roque terá estado na dependência do Chefe de Secção do Património da Misericórdia.
As instalações do Museu foram objeto de sucessivas obras de remodelação e ampliação, existindo referências à inauguração de novos espaços em 1968 e 1978. Neste período o Museu de São Roque continuou na dependência direta do Serviço de Património.
A instituição do Museu de São Roque como um serviço independente ocorreu por força do Decreto-Lei n.º 313/79, de 20 de Agosto.
Em 1982 o Museu de São Roque era um dos serviços da área cultural da Misericórdia que se encontrava enquadrado na Secretaria-Geral. No regulamento desta unidade orgânica, aprovado pela 1104.ª deliberação da 70.ª sessão ordinária da Mesa, de 03 de Junho de 1993, é confirmada a subordinação do Museu de São Roque à Secretaria-Geral.
Em Junho de 2012, com o objetivo de valorizar a cultura como área de missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é criada a Direção da Cultura, passando a ser a unidade orgânica responsável pela promoção e coordenação, de forma integrada e transversal, da ação cultural da instituição, designadamente nas áreas do estudo e investigação, conservação, incorporação de bens culturais e desenvolvimento cultural. No regulamento desta Direção, aprovado pela 1316.ª deliberação da 34.ª sessão ordinária da Mesa, de 06 de Junho de 2012, o Museu de São Roque passa figurar entre os serviços dependentes da nova unidade orgânica.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Unidade de instalação incorporada em 2009, proveniente do Museu de São Roque de Lisboa.
Âmbito e conteúdo
Representações da Igreja de São Roque de Lisboa e da coleção de tapeçaria do Museu de São Roque da mesma cidade.
Inclui reproduções de plantas do mencionado Museu.
Integra, também, imagens do Hermitage, museu situado em São Petersburgo, na Rússia, e do Museu de Belas Artes de Boston, sito nos Estados Unidos da América.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Estado de conservação: Razoável.
Apresenta oxidação da prata.
Instrumentos de descrição
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota
Cota antiga: MSR03 a MSR09.
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
Pontos de acesso de género
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Descrição elaborada a 2 de agosto de 2024.