Identity area
Type of entity
Corporate body
Authorized form of name
Centro Social Polivalente Santa Isabel
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
- Antigo Orfanato Escola Santa Isabel
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
1983-06-22 - 1988-08-02
History
O antigo Orfanato Escola Santa Isabel foi extinto e integrado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 22 de Junho de 1983, funcionando durante os primeiros anos como centro de ocupação de tempos livres e colónia de férias.
Em Julho de 1984 foi aprovado, pela Mesa da Misericórdia, um projeto de formação de jovens, visando a constituição dos cursos de cozinha e economia doméstica, bem como das oficinas de carpintaria, de sapateiro e de barbearia. Este projeto surgiu da necessidade de rentabilização das antigas instalações e, também, para dar resposta às carências psicossomáticas e comportamentais dos jovens provindos de internatos da Misericórdia de Lisboa, de colocações familiares ou mesmo externos à instituição.
Em 1986, por despacho de José Damasceno de Campos, provedor da Misericórdia de Lisboa, o antigo Orfanato Escola Santa Isabel, passou a denominar-se Centro Social Polivalente Santa Isabel, nomeando António Duarte Amaro, técnico superior da Casa Pia de Lisboa, como diretor, em regime de destacamento, e Julieta Almeida Araújo como coordenadora pedagógica.
Em 1987, o Centro Polivalente Santa Isabel, configurava-se já como uma "pequena aldeia", constituída por 48 edifícios, uma igreja e um centro de formação profissional, criado no âmbito do Fundo Social Europeu. Este centro de formação era constituído pelas oficinas de corte e confeção, carpintaria, sapataria, pintura auto e um curso de agro-pecuária que incluía uma pequena exploração agrícola.
No ano de 1988 foram criados mais dois cursos de eletrónica, cuja perspetiva pedagógica se apresentava inovadora, a nível nacional. Nesta altura, a ação do centro encontrava-se organizada numa perspetiva pedagógica de formação integral do aluno, configurando a vertente prática, sem descurar a parte teórica da formação, tendo como base o desenvolvimento da personalidade, nas suas componentes física, afetiva e intelectual.
Em Agosto de 1988, altura em que a Mesa da Santa Casa delibera autorizar a alteração do nome do Centro Social Polivalente Santa Isabel para Aldeia de Santa Isabel, começou a delinear-se um projeto para a criação de um lar, destinado a idosos e crianças, aberto à comunidade local.
Places
Legal status
No período anterior à integração do orfanato na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, este constituía-se, em termos legais, como uma instituição particular de solidariedade social.
Por despacho de 10 de Novembro de 1986, José Damasceno de Campo, provedor da Misericórdia de Lisboa, renomeou o antigo orfanato, passando a designar-se Centro Social Polivalente Santa Isabel, e colocou-o na sua dependência direta.
A partir de 29 de Setembro de 1987, e de acordo com o seu regulamento interno, o Centro Social Polivalente Santa Isabel passou a constituir uma divisão enquadrada e dependente da Direção de Serviços de Ação Social da Misericórdia de Lisboa.
Functions, occupations and activities
O Centro Polivalente Santa Isabel tinha como atribuições:
- Proporcionar aos jovens formandos as condições necessárias a uma formação integral, atualizada, prosseguindo uma estreita articulação entre a formação humana e a formação profissional;
- garantir condições de equilíbrio ambiental, afetivo e emocional dos idosos, respeitando o sentir e o querer de cada um.
Mandates/sources of authority
- Decreto-Lei n.º 289, de 22 de Junho de 1983, que determinou a extinção do Orfanato Escola Santa Isabel e a sua integração na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
- 101.ª deliberação da 27.ª sessão ordinária da Mesa, de 10 de Julho de 1984, que aprovou o projeto de formação de jovens nas instalações do antigo Orfanato Escola Santa Isabel.
- Despacho de José Damasceno de Campos, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 10 de Novembro de 1986, que renomeou o antigo Orfanato Escola Santa Isabel como Centro Social Polivalente Santa Isabel, colocando-o na sua dependência direta.
- 10.ª deliberação da 37.ª sessão ordinária da Mesa, de 29 de Setembro de 1987, que aprovou o regulamento interno do Centro Social Polivalente Santa Isabel.
- 7.ª deliberação da 31.ª sessão ordinária da Mesa, de 2 de Agosto de 1988, que aprovou a nova designação do Centro Social Polivalente de Santa Isabel, passando a denominar-se "Aldeia de Santa Isabel".
Internal structures/genealogy
Este organismo era dirigido por um Conselho Diretivo, do qual faziam parte o diretor e os coordenadores pedagógico e oficinal.
De acordo com o regulamento interno, aprovado pela Mesa da Santa Casa da Misericórdia em 29 de Setembro de 1987, o centro dispunha dos seguintes órgãos e serviços: Direção; Conselho Técnico, Serviço de Apoio Psicológico e Social, Serviço de Educação e Ensino, coordenador oficinal, Serviço de Coordenação de Lares, Corpo Educativo, Serviços Administrativos, Economato e encarregado de armazém.
O diretor do Centro Social Polivalente Santa Isabel dependia diretamente da diretora do Serviço de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, competindo-lhe, designadamente, coordenar os serviços, propor o recrutamento de funcionários, distribuir os colaboradores, de acordo com a conveniência do serviço, incrementar ações educativas superiormente definidas, propor alterações, emitir instruções e ordens de serviço, garantir o bem-estar moral e físico dos utentes, gerir os bens patrimoniais e financeiros, elaborar o relatório anual de atividades.
O conselho técnico era um órgão de carater consultivo, constituído pelo diretor do centro, pelos coordenadores oficinal e de agro-pecuária, pelo responsável do Serviço de Educação e Ensino, pela equipa de Apoio Psicológico e Social e pelos coordenadores dos lares.
Ao Serviço de Apoio Psicológico e Social competia, nomeadamente, colaborar na admissão de formandos, em colaboração com a equipa do Gabinete de Coordenação do Fundo Social Europeu, acompanhar a evolução dos formandos e apoiar, bem como apoiar e colaborar nos programas e projetos do centro.
O Serviço de Educação e Ensino era responsável pelo estudo, organização e implementação da formação integral dos formandos, em harmonia com as orientações superiores.
Ao coordenador oficinal competia, grosso modo, propor, organizar, assegurar e fiscalizar o funcionamento das oficinas, bem como ministrar a formação.
O Corpo Educativo era constituído pelos educadores.
General context
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