Série 07 - Processamento de vencimentos de funcionários do Centro Social Polivalente Santa Isabel

Código de referência

PT -SCMLSB SCML/GF/DP/07

Título

Processamento de vencimentos de funcionários do Centro Social Polivalente Santa Isabel

Data(s)

  • 1963-11-30 - 1987-10-30 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

1 cap.; 0,02; papel.

Nome do produtor

(1983-06-22 - 1988-08-02)

História administrativa

O antigo Orfanato Escola Santa Isabel foi extinto e integrado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 22 de Junho de 1983, funcionando durante os primeiros anos como centro de ocupação de tempos livres e colónia de férias.

Em Julho de 1984 foi aprovado, pela Mesa da Misericórdia, um projeto de formação de jovens, visando a constituição dos cursos de cozinha e economia doméstica, bem como das oficinas de carpintaria, de sapateiro e de barbearia. Este projeto surgiu da necessidade de rentabilização das antigas instalações e, também, para dar resposta às carências psicossomáticas e comportamentais dos jovens provindos de internatos da Misericórdia de Lisboa, de colocações familiares ou mesmo externos à instituição.

Em 1986, por despacho de José Damasceno de Campos, provedor da Misericórdia de Lisboa, o antigo Orfanato Escola Santa Isabel, passou a denominar-se Centro Social Polivalente Santa Isabel, nomeando António Duarte Amaro, técnico superior da Casa Pia de Lisboa, como diretor, em regime de destacamento, e Julieta Almeida Araújo como coordenadora pedagógica.

Em 1987, o Centro Polivalente Santa Isabel, configurava-se já como uma "pequena aldeia", constituída por 48 edifícios, uma igreja e um centro de formação profissional, criado no âmbito do Fundo Social Europeu. Este centro de formação era constituído pelas oficinas de corte e confeção, carpintaria, sapataria, pintura auto e um curso de agro-pecuária que incluía uma pequena exploração agrícola.

No ano de 1988 foram criados mais dois cursos de eletrónica, cuja perspetiva pedagógica se apresentava inovadora, a nível nacional. Nesta altura, a ação do centro encontrava-se organizada numa perspetiva pedagógica de formação integral do aluno, configurando a vertente prática, sem descurar a parte teórica da formação, tendo como base o desenvolvimento da personalidade, nas suas componentes física, afetiva e intelectual.

Em Agosto de 1988, altura em que a Mesa da Santa Casa delibera autorizar a alteração do nome do Centro Social Polivalente Santa Isabel para Aldeia de Santa Isabel, começou a delinear-se um projeto para a criação de um lar, destinado a idosos e crianças, aberto à comunidade local.

História do arquivo

Os documentos produzidos e acumulados pelo Orfanato Escola Santa Isabel foram incorporados na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa , na sequência do processo de integração promulgada pelo Decreto-Lei n.º 289, de 22 de Junho de 1983.

Em cumprimento do artigo 9.º do referido Decreto, a Misericórdia de Lisboa teve necessidade de reunir alguma da documentação produzida pelo antigo orfanato, relacionada com o processamento de salários dos funcionários que transitaram daquele organismo para a sua alçada e que foram integrados na entidade sucessora, o Centro Social Polivalente Santa Isabel.

Em data desconhecida, este conjunto documental foi incorporado no Arquivo Histórico da Santa Casa.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Âmbito e conteúdo

Inclui documentos de apoio ao processamento dos vencimentos de funcionários do Centro Social Polivalente Santa Isabel, designadamente, recibos de remunerações, folhas com cálculos das horas de trabalho efetuadas por alguns colaboradores do Centro Social Polivalente Santa Isabel, bem como correspondência trocada no âmbito do referido processamento.

Engloba, ainda, documentação de controlo do processamento de vencimentos de alguns funcionários que transitaram do antigo Orfanato Escola Santa Isabel, na altura da integração desta instituição na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Os documentos encontram-se organizados por tipologia (recibos, folhas de horas e correspondência) e estão ordenados segundo o critério cronológico ascendente.

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota

Cota antiga: PT -SCMLSB OESI/GF/07.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Descrição elaborada a 11 de Janeiro de 2024.

Línguas e escritas

Sistema(s) de escrita

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados