Identity area
Type of entity
Corporate body
Authorized form of name
Direção de Comunicação e Marketing
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
DICM
Description area
Dates of existence
2012-11-15 -
History
Unidade orgânica instrumental, criada em 2012, com o objetivo de garantir a coerência entre a estratégia de comunicação global da SCML e as políticas de comunicação, marketing, publicidade, imagem e patrocínios, desenvolvidos no âmbito das atribuições da Misericórdia de Lisboa, contribuindo para a promoção e consolidação da imagem e reputação institucionais.
Sofreu reestruturações internas em 2014, 2015 e 2016, mantendo-se em vigência os seus objetivos e atribuições iniciais.
Places
Legal status
Functions, occupations and activities
A Direção de Comunicação e Marketing coordena a estratégia de comunicação global da SCML e é responsável pelo desenvolvimento e execução da política de comunicação e marketing institucional.
Desde a sua criação, em 15 de Novembro de 2012, esta unidade orgânica detém as seguintes competências:
a) propor superiormente a estratégia de comunicação global da SCML em conformidade com as orientações estratégicas definidas pela Mesa;
b) coordenar o plano estratégico de comunicação global da SCML de acordo com a estratégia definida na alínea a), em articulação com os demais departamentos e serviços da SCML;
c) colaborar na definição da política de comunicação e marketing institucional e assegurar a sua execução através de ações ou projetos de comunicação, publicidade e marketing,
imagem e patrocínios institucionais;
d) assegurar, diretamente ou sob sua coordenação, a execução dos projetos operacionais de comunicação, marketing, publicidade, imagem e patrocínios, que lhe sejam cometidos superiormente, garantindo a respetiva coerência com a estratégia de comunicação global da SCML;
e) promover a elaboração de estudos de mercado e pareceres técnicos orientados para o desenvolvimento da estratégia de comunicação global da SCML;
f) assegurar a relação com os meios de comunicação social;
g) prestar apoio, enquanto centro de competências técnicas em matéria de comunicação, marketing, imagem e publicidade, aos demais departamentos e serviços da SCML, que o solicitem.
A partir da reestruturação orgânica de 16 de Julho de 2015, passou a acumular também a seguinte atribuição:
h) assegurar a gestão dos contratos relativos às categorias de bens e serviços que lhe estão afetos e pelos quais é responsável.
Mandates/sources of authority
- 2381.ª deliberação da 53.ª sessão ordinária da Mesa, de 15 de Novembro de 2012, que aprovou o regulamento orgânico da Direção de Comunicação e Marketing;
- 758.ª deliberação da 124.ª sessão ordinária da Mesa, de 03 de Julho de 2014, que aprovou a reestruturação orgânica da Direção de Comunicação e Marketing e o seu novo regulamento;
- 663.ª deliberação da 34.ª sessão ordinária da Mesa, de 16 de Julho de 2015, que aprovou a reestruturação orgânica da Direção de Comunicação e Marketing e o seu novo regulamento;
- 301.ª deliberação da 10.ª sessão ordinária da Mesa, de 13 de Maio de 2016, que aprovou a revisão do regulamento orgânico da Direção de Comunicação e Marketing.
Internal structures/genealogy
-
Entre 15 de Novembro de 2012 e 03 de Julho de 2014 a Direção de Comunicação e Marketing integrou os seguintes serviços: Conselho de Comunicação e Marketing; Unidade de Comunicação Institucional; Unidade de Marketing, Publicidade e Gestão de Meios.
-
Com a reestruturação orgânica de 03 de Julho de 2014, até 16 de Julho de 2015, a Direção de Comunicação e Marketing englobava os seguintes serviços: Conselho de Comunicação e Marketing; Unidade de Comunicação Institucional; Unidade de Marketing, Publicidade e Gestão de Meios; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação.
-
A partir de 16 de Julho de 2015, até 13 de Maio de 2016, a Direção de Comunicação e Marketing reuniu os seguintes serviços: Unidade de Comunicação e Imprensa; Unidade de Conteúdos e Comunicação Interna; Unidade de Marketing, Publicidade, Meios e Controle de Gestão e os respetivos núcleos (Núcleo de Gestão de Eventos, Patrocínios e Produção; Núcleo de Gestão de Inovação, Canais Digitais e Parcerias; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação).
-
Com as alterações ao regulamento da Direção de Comunicação e Marketing, aprovadas em 13 de Maio de 2016, esta unidade orgânica passou a compreender os seguintes serviços: Gabinete de Estudos Sociais; Unidade de Comunicação e Imprensa; Unidade de Conteúdos e Comunicação Interna; Unidade de Marketing, Publicidade, Meios e Controlo de Gestão; Unidade de Gestão de Inovação, Canais Digitais e Parcerias; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação.
General context
Relationships area
Related entity
Identifier of the related entity
Category of the relationship
Dates of the relationship
Description of relationship
Related entity
Identifier of the related entity
Category of the relationship
Dates of the relationship
Description of relationship
Related entity
Identifier of the related entity
Category of the relationship
Dates of the relationship
Description of relationship
Access points area
Subject access points
Place access points
Occupations
Control area
Authority record identifier
DICM
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation, revision and deletion
Registo de autoridade elaborado a 18 de Julho de 2017.
Language(s)
- Portuguese