Direção de Comunicação e Marketing

Zone d'identification

Type d'entité

Collectivité

Forme autorisée du nom

Direção de Comunicação e Marketing

Forme(s) parallèle(s) du nom

Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions

Autre(s) forme(s) du nom

Numéro d'immatriculation des collectivités

DICM

Zone de description

Dates d'existence

2012-11-15 -

Historique

Unidade orgânica instrumental, criada em 2012, com o objetivo de garantir a coerência entre a estratégia de comunicação global da SCML e as políticas de comunicação, marketing, publicidade, imagem e patrocínios, desenvolvidos no âmbito das atribuições da Misericórdia de Lisboa, contribuindo para a promoção e consolidação da imagem e reputação institucionais.

Sofreu reestruturações internas em 2014, 2015 e 2016, mantendo-se em vigência os seus objetivos e atribuições iniciais.

Lieux

Statut juridique

Fonctions et activités

A Direção de Comunicação e Marketing coordena a estratégia de comunicação global da SCML e é responsável pelo desenvolvimento e execução da política de comunicação e marketing institucional.

Desde a sua criação, em 15 de Novembro de 2012, esta unidade orgânica detém as seguintes competências:
a) propor superiormente a estratégia de comunicação global da SCML em conformidade com as orientações estratégicas definidas pela Mesa;
b) coordenar o plano estratégico de comunicação global da SCML de acordo com a estratégia definida na alínea a), em articulação com os demais departamentos e serviços da SCML;
c) colaborar na definição da política de comunicação e marketing institucional e assegurar a sua execução através de ações ou projetos de comunicação, publicidade e marketing,
imagem e patrocínios institucionais;
d) assegurar, diretamente ou sob sua coordenação, a execução dos projetos operacionais de comunicação, marketing, publicidade, imagem e patrocínios, que lhe sejam cometidos superiormente, garantindo a respetiva coerência com a estratégia de comunicação global da SCML;
e) promover a elaboração de estudos de mercado e pareceres técnicos orientados para o desenvolvimento da estratégia de comunicação global da SCML;
f) assegurar a relação com os meios de comunicação social;
g) prestar apoio, enquanto centro de competências técnicas em matéria de comunicação, marketing, imagem e publicidade, aos demais departamentos e serviços da SCML, que o solicitem.

A partir da reestruturação orgânica de 16 de Julho de 2015, passou a acumular também a seguinte atribuição:
h) assegurar a gestão dos contratos relativos às categorias de bens e serviços que lhe estão afetos e pelos quais é responsável.

Textes de référence

  • 2381.ª deliberação da 53.ª sessão ordinária da Mesa, de 15 de Novembro de 2012, que aprovou o regulamento orgânico da Direção de Comunicação e Marketing;
  • 758.ª deliberação da 124.ª sessão ordinária da Mesa, de 03 de Julho de 2014, que aprovou a reestruturação orgânica da Direção de Comunicação e Marketing e o seu novo regulamento;
  • 663.ª deliberação da 34.ª sessão ordinária da Mesa, de 16 de Julho de 2015, que aprovou a reestruturação orgânica da Direção de Comunicação e Marketing e o seu novo regulamento;
  • 301.ª deliberação da 10.ª sessão ordinária da Mesa, de 13 de Maio de 2016, que aprovou a revisão do regulamento orgânico da Direção de Comunicação e Marketing.

Organisation interne/Généalogie

  • Entre 15 de Novembro de 2012 e 03 de Julho de 2014 a Direção de Comunicação e Marketing integrou os seguintes serviços: Conselho de Comunicação e Marketing; Unidade de Comunicação Institucional; Unidade de Marketing, Publicidade e Gestão de Meios.

  • Com a reestruturação orgânica de 03 de Julho de 2014, até 16 de Julho de 2015, a Direção de Comunicação e Marketing englobava os seguintes serviços: Conselho de Comunicação e Marketing; Unidade de Comunicação Institucional; Unidade de Marketing, Publicidade e Gestão de Meios; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação.

  • A partir de 16 de Julho de 2015, até 13 de Maio de 2016, a Direção de Comunicação e Marketing reuniu os seguintes serviços: Unidade de Comunicação e Imprensa; Unidade de Conteúdos e Comunicação Interna; Unidade de Marketing, Publicidade, Meios e Controle de Gestão e os respetivos núcleos (Núcleo de Gestão de Eventos, Patrocínios e Produção; Núcleo de Gestão de Inovação, Canais Digitais e Parcerias; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação).

  • Com as alterações ao regulamento da Direção de Comunicação e Marketing, aprovadas em 13 de Maio de 2016, esta unidade orgânica passou a compreender os seguintes serviços: Gabinete de Estudos Sociais; Unidade de Comunicação e Imprensa; Unidade de Conteúdos e Comunicação Interna; Unidade de Marketing, Publicidade, Meios e Controlo de Gestão; Unidade de Gestão de Inovação, Canais Digitais e Parcerias; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação.

Contexte général

Zone des relations

Entité associée

Núcleo de Audiovisuais e Multimédia (2007-03-01 -)

Identifiant de l'entité associée

NAM

Type de la relation

hiérarchique

Dates de la relation

2014-07-03

Description de la relation

Entité associée

Núcleo de Design de Comunicação (2012-06-06 -)

Identifiant de l'entité associée

NDC

Type de la relation

hiérarchique

Dates de la relation

2014-07-03

Description de la relation

Entité associée

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1498-)

Identifiant de l'entité associée

SCML

Type de la relation

hiérarchique

Dates de la relation

2012-11-15

Description de la relation

Zone des points d'accès

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Occupations

Zone du contrôle

Identifiant de la notice d'autorité

DICM

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision et de suppression

Registo de autoridade elaborado a 18 de Julho de 2017.

Langue(s)

  • portugais

Écriture(s)

Sources

  • Presse-papier

  • Exporter

  • EAC

Sujets associés

Lieux associés