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Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

  • PT -SCMLSB SCML
  • Fundo
  • 1498-

O fundo testemunha a estrutura orgânica, as funções e as atividades desenvolvidas pela Misericórdia de Lisboa. A documentação encontra-se classificada em secções relativas à constituição, organização e regulamentação da Misericórdia, às atividades dos órgãos dirigentes e expediente, à gestão dos recursos financeiros, patrimoniais e humanos, e, ainda, às atividades da instituição no âmbito da assistência social e religiosa, exercidas através da criação e sustento de crianças expostas, das visitas a pobres, da concessão de dotes a órfãs, subsídios e alimentos, da assistência médica a necessitados, da manutenção de recolhimentos de órfãs, do fomento de jogos sociais, etc.

Entre as suas séries documentais destacam-se compromissos (1502-1818); registo de privilégios e mercês à Irmandade da Misericórdia, Hospital de Todos-os-Santos e Mesa dos Enjeitados (1500-1731); decretos, avisos e ordens (1528-1813); registo de decretos, avisos e ordens (1756-1828); registo de decretos, avisos e consultas (1812-1835); registo de portarias e outros diplomas (1835-1930); portarias e outros diplomas (1835- -1902); registo de consultas e representações (1835- 1925); acórdãos da Mesa (1757-1837); atas da Comissão Administrativa (1840-1851); atas da Mesa (1851-2008); documentos anexos às atas da Comissão Administrativa (1834-1851); documentos anexos às atas da Mesa (1878-1865); registo de ordens da Mesa / Comissão Administrativa / Administração (1766-1922); ordens da Comissão Administrativa (1834-1851); resoluções transmitidas às Repartições (1ª, 2ª, 3ª e 4ª) e ao diretor do Hospital dos Expostos e Recolhimento (1877-1911); atas da Junta Pequena [dos definidores] (1756 - 1801); atas da Junta Grande [Assembleia de Irmãos] (1756-1832); termos de eleição e posse (1756-1831); documentação sobre a admissão de irmãos (1756-1833); registo de irmãos (1708-1832); livros de segredos (1757-1777); registo de cartas (1754-1896); registo de ofícios (1852-1952); índice de correspondência (séc. XIX-XX); correspondência reservada com o Ministro (1849-1853); registo de correspondência com o Governo Civil de Lisboa (1846-1911); registo de correspondência (1927-1972); correspondência recebida (1704-1962); copiadores de correspondência enviada (1860-1943); "livros da porta" (1757-1966); índices de requerimentos (século. XIX); registo de requerimentos (1841-1911); tombos de propriedades e mapas de cadastro de bens do domínio privado (1938-1960); registo de escrituras e escrituras celebradas entre a Misericórdia e terceiros (1756-1865); registos de testamentos, certidões dos testamentos e das verbas testamentárias deixados à Misericórdia (séc. XVIII-1937); documentação sobre "legados de novo aplicados" (1789-1800); documentação referente a legados não cumpridos (1782-1854); documentos sobre legados de visitadores (1762); documentação relativa a legados de capelas e dotes (1766-1845); autos cíveis e sentenças (séc. XVIII-XIX); documentação sobre a desamortização dos bens da Misericórdia e das crianças expostas (1868-1904); registo de sepulturas na igreja da Misericórdia (1601-1700); registo e processos de casamentos (1760-1870); registo de óbitos (1755-1882); inventários de bens da igreja e capelas (1586-1932), registo de provisões e licenças dos homens das tumbas (1776-1827); cartas régias de nomeação (1850-1907); diversas séries relacionadas com a Caixa de Aposentação dos Funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1918-1948).

Entre a documentação que testemunha as atividades assistenciais da Misericórdia, contam-se diversas séries relativas aos recolhimentos de órfãs (1618-1952); registo de visitadas (1744-1873); registo de visitadores (1778-1941); várias séries documentais sobre a concessão de dotes (1756-1932) e referentes à lotaria e outros jogos sociais (1783-1981).

A secção mais completa é a que diz respeito à “criação de expostos” [1636-1926), 1977 u.i.], da qual se podem destacar as seguintes séries: resoluções transmitidas à direção do Hospital dos Expostos (1877-1895); assentos da Mesa dos Enjeitados (1718-1767); despachos (1873-1920); registo de ofícios enviados (1865-1915); registo de ofícios recebidos (1879-1918); ofícios recebidos (1870-1924); ofícios da direção do Hospital dos Expostos (1915-1924); demandas da Mesa dos Enjeitados (1730-1753); registo da entrada de expostos (1657-1775); registo da entrada e batismo de expostos (1775-1862); registo da entrada e batismo de expostos negros e mulatos (1780-1834); registo da entrada de crianças desamparadas (1850-1941); registo de batismos de expostos (1903-1911); sinais da entrada de expostos (1790-1926); registo da entrada de expostos dos extintos concelhos de Belém e Olivais (1886-1889); matrículas das entradas de expostos (1775-1789); registo de exposições (1870-1906); diversas séries sobre a criação de expostos - leite e seco (1751-1847); termos de entrega das crianças aos pais (1775-1941), processos de entrega de enjeitados aos pais e registo de emancipações (1854-1870).

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Associação Protetora da Infância Desvalida e dos Pobres do Lumiar

  • PT -SCMLSB APIDPL
  • Fundo
  • 1867 - 1977

Do conjunto documental destacam-se os estatutos da instituição, os livros de atas das reuniões da Direção e da Assembleia-Geral, que atestam a vida administrativa da associação, bem como os documentos respeitantes à comunicação interna e com outras entidades, nomeadamente a correspondência recebida e o registo de correspondência expedida.

Inclui, também, documentação relacionada com a gestão financeira, nomeadamente orçamentos, relatórios e contas, balancetes, registos de receita e despesa, registos de quotas mensais e anuais, registos de pensões, livros caixa e livros diário.

Integra ainda, entre outros, os conjuntos documentais relativos às crianças assistidas, salientando-se as candidaturas de admissão, os processos de crianças admitidas, o registo de matrículas, o registo biográfico e o registo da avaliação escolar das alunas institucionalizadas.

Associação Protetora da Infância Desvalida e dos Pobres do Lumiar

Maria Alice da Costa Machado

  • PT -SCMLSB AMACM
  • Fundo
  • 1940-?

Documentação produzida, recebida e acumulada, entre [datas extremas aproximadas], por Maria Alice da Costa Machado, bem como por vários indivíduos ligados a esta por vínculos de parentesco ou afinidade, nomeadamente os pais e o irmão [VER]. Esta documentação está ligada, maioritariamente, às diversas atividades, ocupações e interesses individuais, mas também à gestão do património e dos recursos financeiros pessoais de Maria Alice da Costa Machado.

No que se refere à gestão do património, integra documentos ligados à identificação de bens móveis e imóveis, assim como comprovativos de atos jurídicos de aquisição, transferência e alienação de direitos de propriedade, usufruto e habitação de bens imobiliários, nomeadamente certidões de escritura de compra e venda, escrituras e contratos de promessa de compra e venda, contratos de arrendamento, inventários de bens; documentos relativos à justa composição de conflitos de interesses relacionados com direitos de propriedade e usufruto de imóveis; minutas e certidões de testamentos.

Entre os documentos relativos à movimentação e controlo dos recursos financeiros pessoais, destacam-se os comprovativos de pagamentos de contribuições, impostos, quotas de associações, seguros e outros bens/serviços de utilização corrente; os comprovativos de movimentos e de saldos de contas bancárias, aplicações financeiras e fundos de investimento; as declarações de remunerações e rendimentos.

No âmbito da vida pessoal, atividades, ocupações e interesses individuais dos diversos produtores, engloba documentos de identificação (bilhetes de identidade, passaportes, cartões de identificação fiscal, cartões de identificação de membros de associações, cartões de identificação de beneficiários da Segurança Social Portuguesa ou de utentes diversas unidade hospitalares e serviços de saúde); diários, agendas e apontamentos autobiográficos; versões preparatórias e finais de composições literárias de índole poética, em prosa e em verso; cartões e listas de contactos; correspondência recebida e expedida.

Integra, ainda, um vasto conjunto de documentos fotográficos, com representações individuais ou coletivas dos vários indivíduos, do património familiar, de paisagens urbanas e rurais, bem de cenas da vida quotidiana [VER].

Maria Alice da Costa Machado

Arquivo João Rodrigues Alves

  • PT -SCMLSB AJRA
  • Fundo
  • 1920-1996

Conjunto heterogéneo de documentos produzidos, recebidos e/ou reunidos por João Rodrigues Alves no decurso da sua formação escolar, atividade profissional, bem como no âmbito da sua vida particular. Destacam-se os cadernos de estudos de várias disciplinas pertencentes ao aluno João Rodrigues Alves; um diploma de nomeação para funções públicas; as fichas de identificação e avaliação dos alunos do mestre Rodrigues Alves; as versões finais, impressas, de vários trabalhos realizados pelo ilustrador Rodrigues Alves.

João Rodrigues Alves

Arquivo Familiar Benito Maçãs

  • PT -SCMLSB AFBM
  • Fundo
  • 1681-2007

Documentação produzida, recebida e acumulada, entre o final do XVIII e o início do século XXI, pelos vários membros da família Benito Maçãs e gerações ascendentes, relacionada não só com as diversas atividades, ocupações e interesses individuais, mas também com a gestão do património e recursos financeiros da família.

No que se refere à gestão do património familiar, inclui documentos comprovativos de atos jurídicos de constituição, reconhecimento, aquisição, alienação ou modificação dos direitos de propriedade, usufruto, uso e habitação de bens imobiliários, sitos nos concelhos de Marvão, Portalegre, Crato, Monforte e Cartaxo, nomeadamente escrituras de compra e venda, cartas de arrematação, escrituras de aforamentos e escrituras/contratos de arrendamento; inventários com a identificação e a caraterização de bens móveis e imóveis; documentos relativos à justa composição de conflitos de interesses relacionados com direitos de propriedade e usufruto de imóveis; documentos respeitantes à exploração de recursos naturais e à realização de obras de construção, beneficiação e conservação de edifícios; cartas de sentença de partilha de bens, certidões e públicas formas de testamentos, entre outros documentos referentes à transmissão de bens, direitos e obrigações determinada pela morte dos respetivos sujeitos titulares.

Entre os documentos relativos à movimentação e controlo dos recursos financeiros da família, destacam-se os livros de caixa, os livros de pagamento de rendas, as folhas de férias ou folhas de pagamento de salários; os comprovativos de pagamentos de foros, impostos, taxas e contribuições, côngruas e donativos paroquiais, quotas de organismos socioprofissionais, seguros e outros bens/serviços de utilização corrente; os comprovativos de depósitos e transferências bancárias; os títulos de ações de várias companhias e sociedades; os documentos respeitantes a empréstimos, hipotecas e quitações de capitais.

Ainda num plano comum à família, salientam-se os documentos fotográficos, com representações individuais ou coletivas dos vários membros, do património familiar, de paisagens rurais, de cenas da vida quotidiana e da vida campestre.

No âmbito da vida pessoal, atividades, ocupações e interesses individuais dos diversos elementos da família, engloba documentos de identificação (bilhetes de identidade, cadernetas militares, certidões de registo de nascimentos, batismos, casamentos e óbitos); comprovativos da titularidade de direitos (escrituras de demissão do pátrio poder, provisões e alvarás de emancipação); documentos relativos ao exercício de cargos públicos (alvarás de nomeação, um livro de registo das coimas e autos de julgamentos do Juízo Eleito da freguesia da Ribeira de Nisa); diplomas e certificados de estudo; cadernos e exercícios escolares; correspondência recebida, na qual predominam os assuntos ligados à gestão do património.

Com Delmira Maria Filomena Benito Maçãs, última representante da família Benito Maçãs, os documentos vão estender-se a todos a todas as áreas do seu percurso biográfico, desde as vivências quotidianas em família, à formação escolar, à atividade académica e científica (apontamentos e versões preliminares de artigos, recensões e outros trabalhos escritos, correspondência com professores e investigadores, relatórios de atividades, etc.), à docência (atas e notas de reuniões, fichas de identificação de alunos, materiais de preparação das aulas), ao lazer e às relações de sociabilidade mantidas (cartas, aerogramas e bilhetes-postais trocados no âmbito de grupos de amizade por correspondência; relatos de viagem, com descrições pormenorizadas de lugares, paisagens, monumentos, museus e locais de culto; diários e as agendas, com anotações relativas à identificação cronológica de compromissos, viagens, falecimentos e funerais de familiares e amigos, consultas e exames médicos, entre outros dados).

Inclui, ainda, documentos ligados ao ramo familiar materno de Delmira Maçãs, nomeadamente cartas escritas pelos seus avós, Augusto Garraio (1845-1911), escritor dramático, ensaiador e empresário de teatro, e Amélia Mendes Garraio (1857-1894), atriz.

Benito Maçãs. Família

Arquivo Eduardo Corrêa de Sá

  • PT -SCMLSB AECS
  • Fundo
  • 1848-2006

Documentação produzida, recebida e acumulada, entre o final do XIX e o início do século XXI, por Eduardo Corrêa de Sá e por sua mulher Dulce Rumina Corrêa de Sá, bem como por vários indivíduos ligados a esta por vínculos de parentesco ou afinidade, nomeadamente Joaquim José da Luz Rumina Júnior, Arminda Judite Correia Rumina, Branca Fernandes Rumina e Eduardo Malta. Esta documentação está ligada, maioritariamente, às diversas atividades, ocupações e interesses individuais, mas também à gestão do património e dos recursos financeiros pessoais.

No que se refere à gestão do património, integra documentos ligados à identificação de bens móveis e imóveis, assim como comprovativos de atos jurídicos de aquisição, transferência e alienação de direitos de propriedade, usufruto e habitação de bens imobiliários, nomeadamente certidões de escritura de compra e venda, escrituras e contratos de promessa de compra e venda, contratos de arrendamento, inventários de bens; documentos relativos à justa composição de conflitos de interesses relacionados com direitos de propriedade e usufruto de imóveis; minutas e certidões de testamentos.

Entre os documentos relativos à movimentação e controlo dos recursos financeiros pessoais, destacam-se os comprovativos de pagamentos de contribuições, impostos, quotas de associações, seguros e outros bens/serviços de utilização corrente; os comprovativos de movimentos e de saldos de contas bancárias, aplicações financeiras e fundos de investimento; as declarações de remunerações e rendimentos.

No âmbito da vida pessoal, atividades, ocupações e interesses individuais dos diversos produtores, engloba documentos de identificação (bilhetes de identidade, cadernetas militares, passaportes, cartões de identificação fiscal, cartões de identificação de membros de associações, cartões de identificação de beneficiários da Segurança Social Portuguesa ou de utentes diversas unidade hospitalares e serviços de saúde); diários, agendas e apontamentos autobiográficos; versões preparatórias e finais de composições literárias de índole poética, em prosa e em verso; versões preparatórias e finais de romances, contos e ensaios; recortes de imprensa; cartões e listas de contactos; correspondência recebida e expedida.
Salienta-se também a informação ligada à saúde dos vários produtores, com atestados médicos, requisições/relatórios de exames de diagnóstico, fichas de marcação de consultas e guias/registos de tratamentos clínicos
Integra, ainda, um vasto conjunto de documentos fotográficos, com representações individuais ou coletivas dos vários indivíduos, do património familiar, de paisagens urbanas e rurais, de animais de estimação, de cenas da vida quotidiana e da vida campestre.

Eduardo Luís de Almeida Corrêa de Sá