Subfundo RO - Recolhimento das Órfãs

Cote

PT -SCMLSB SCML/RO

Titre

Recolhimento das Órfãs

Date(s)

  • 1590 - 1943-09-30 (Production)

Niveau de description

Subfundo

Étendue matérielle et support

VER

Nom du producteur

(1590 - 1943-09-30)

Histoire administrative

Antónia de Castro, viúva de Diogo Lopes de Sousa, governador da Casa do Cível [de Lisboa], no seu testamento, aprovado a 6 de Setembro de 1587, instituíra como testamenteira a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com o encargo de estabelecer um hospital para peregrinos nas casas, sitas na freguesia da Sé, pertencentes à testadora.

Após o seu falecimento, a 26 de Setembro de 1587, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa considerara a utilidade de substituir o hospital inicialmente projetado por um recolhimento de meninas pobres e órfãs, medida que obteve confirmação pela bula pontifícia de comutação, outorgada pelo papa Clemente VIII, em 6 de Dezembro de 1594.

Instalado inicialmente na freguesia da Sé, este recolhimento transitou, a 27 de Junho de 1654, para junto do edifício da Misericórdia de Lisboa, à Ribeira. Após a destruição causada pelo terramoto de 1755, terá conhecido diversas localizações.

Por Carta Régia de 8 de Fevereiro de 1768 determinou-se a instalação do Recolhimento das Órfãs da Misericórdia de Lisboa no complexo de edifícios de São Roque.

Por força do Decreto de 31 de Dezembro de 1833, a Santa Casa tomou posse do antigo convento da ordem dos Religiosos Menores reformados de Santa Maria da Arrábida, sito na Rua de São Pedro de Alcântara n.º 85, que fora destinado a acolher o referido recolhimento.

A deliberação n.º 57 da sessão da Mesa de 30 de Setembro de 1943 determinou a extinção do Recolhimento das Órfãs, ao estabelecer a fusão entre este recolhimento e outra entidade, denominada Instituto Luísa Paiva de Andrada, medida que fora estabelecida tendo como base os resultados de um relatório sobre o funcionamento e os encargos dos estabelecimentos de ensino da Misericórdia de Lisboa.

Histoire archivistique

O Recolhimento das Órfãs foi fundado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em cumprimento do legado de Antónia de Castro, falecida em 1590.

Os documentos do Recolhimento das Órfãs da Misericórdia de Lisboa, que hoje se conservam no Arquivo Histórico da Santa Casa, constituem uma dimensão considerável, tendo em consideração a inconstância geográfica a que este organismo esteve sujeito, para além dos hiatos resultantes do sismo de 1755 que ditou a perda de grande parte da documentação produzida até essa data.
Foram vários os locais onde este recolhimento se terá estabelecido, nomeadamente, na antiga sede da Misericórdia, à Ribeira das Naus, no edifício de São Roque e, finalmente, após 1834, no extinto convento de São Pedro de Alcântara, para onde terá transitado a documentação do Recolhimento.

Estes documentos foram, mais tarde, incorporados no Arquivo Histórico da Misericórdia de Lisboa.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Portée et contenu

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Conditions d’accès

Documentação comunicável, sob o regime de consulta presencial e mediante o preenchimento de requisição de leitura.

Conditions de reproduction

É permitida a cópia digital dos documentos, mediante apresentação e deferimento de um requerimento de reprodução.

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Note de publication

Marta Brites Rosa - Carolina Augusta Picaluga Paiva de Andrade: o quarto da menina. Coleção Beneméritos. Lisboa: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 2022.

Joaquim Veríssimo Serrão - A Misericórdia de Lisboa. Quinhentos Anos de História. Lisboa: Livros Horizonte. Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 1998.

Vítor Ribeiro – A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: contributos para a sua história. Lisboa: Academia das Ciências, 1902.

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Lieux

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Descrição elaborada a 5 de Julho de 2022.

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés

Lieux associés