Identity area
Reference code
PT -SCMLSB OESI/GF/02
Title
Date(s)
- 1927-07-01 - 1981-12-31 (Creation)
Level of description
Series
Extent and medium
3 cxs.; 0,51 m.l.; papel.
Context area
Name of creator
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Inclui minutas e versões validadas dos relatórios de gestão e contas da gerência do Orfanato Escola Santa Isabel, elaborados pelo Conselho de Direção e aprovados anualmente pela Assembleia Geral.
Para os anos económicos de 1927-1928 a 1933-1934 existem apenas as minutas.
A partir do ano económico de 1934-1935 e até ao ano de 1947, para além das minutas, passou a constituir-se um processo de aprovação dirigido à Junta da Província da Extremadura. Acompanhava o referido processo, a documentação de suporte à elaboração do relatório, nomeadamente, as certidões de receita, bem como os duplicados dos orçamentos anuais e mapas comparativos entre a despesa orçamentada e a despesa executada.
A partir do ano de 1947, o processo passou a ser enviado ao Tribunal de Contas, para a obtenção do respetivo acórdão de quitação, sendo que a partir de 1966, nos termos do Decreto-Lei n.º 47.526, de 7 de Fevereiro de 1967, a remessa passou a efetuar-se apenas quando o saldo da conta excedesse os 200.000 escudos. Nos anos em que os montantes eram inferiores ao referido valor, o processo seguiu para a Direção Geral da Assistência, à qual competia exarar o visto.
As contas referentes aos anos de 1974 a 1980, apesar de terem sido remetidas ao Tribunal de Contas, o mesmo decidiu não exarar o acórdão de quitação, por se julgar incompetente, nos termos do n.º 3 do artigo 48.º do seu Estatuto, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 519-G2, de 29 de Dezembro de 1979.
A partir de 1981, o Centro Regional de Segurança Social de Lisboa passou, por delegação de competência do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, a visar os relatórios de gestão e contas do orfanato, bem como os das restantes Instituições Portuguesas de Solidariedade Social da região de Lisboa.
Para o ano de 1983, existe, apenas, o mapa balanço e restante documentação de suporte à elaboração do relatório.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Os relatórios e os processos estão organizados por ano económico até 1935. A partir de 1936, o ano económico passou a corresponder ao ano civil.
A documentação encontra-se ordenada segundo o critério cronológico ascendente.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Cota antiga: PT -SCMLSB OESI/GF/01.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Descrição elaborada a 31 de Outubro de 2023.