Cote
PT -SCMLSB CFSCML/003218
Titre
Date(s)
- 1972-06-04 (Production)
Niveau de description
Pièce
Étendue matérielle et support
1 diapositivo em película (cor; 35 mm em tira).
Nom du producteur
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Diapositivo incorporado no Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da remessa n.º 32/2007.
Portée et contenu
Retrato de um momento do jogo da final da Taça de Portugal em futebol, no qual se observa a disputa aérea da bola, entre Eusébio da Silva Ferreira, avançado do Sport Lisboa e Benfica, e José Carlos da Silva José, defesa do Sporting Clube de Portugal.
Em segundo plano, identificam-se, a contar da esquerda para a direita, Francisco Delfim Dias Faria ("Chico Faria"), avançado leonino, e Vítor Manuel Rosa Martins, médio do clube encarnado.
Vislumbra-se, ainda, ao fundo, em plano desfocado, dois agentes da PSP - Polícia de Segurança Pública, ao serviço do evento, e parte das bancadas do Estádio Nacional repletas de adeptos.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Estado de conservação: Bom.
Instruments de recherche
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Note
O encontro terminou com uma vitória do Sport Lisboa e Benfica por três golos de Eusébio da Silva Ferreira, contra dois do Sporting Clube de Portugal, marcados por Fernando Peres da Silva e por Joaquim António Dinis.
Note
A Taça de Portugal é uma competição portuguesa de futebol organizada pela Federação Portuguesa de Futebol desde a época 1938–1939, quando sucedeu ao Campeonato de Portugal, criado em 1921–1922, usando o mesmo troféu mas alterando o nome e o formato da prova.
É disputada, anualmente, por todos os clubes das três ligas do Campeonato Nacional Português e por representantes dos Campeonatos Distritais.
As equipas de reservas dos principais clubes (também conhecidas como equipas B) que participem em alguns destes campeonatos não podem participar na Taça de Portugal.
Organiza-se segundo o sistema de eliminatórias a uma mão (com sorteio do clube visitado), com exceção das meias-finais, que se disputam a duas mãos.
Em 2015 tomou a designação de Taça de Portugal Placard por motivos de patrocínio.
A conquista deste torneio dá acesso direto à fase de grupos da "Liga Europa", vaga que poderá reverter para o quarto classificado da Primeira Liga, se o vencedor da Taça de Portugal já se tenha qualificado para a Liga dos Campeões, através da sua classificação no campeonato (1.º, 2.º ou 3.º lugares).
A final é comumente disputada no Estádio Nacional do Jamor e o troféu é, por tradição, entregue pelo Presidente da República Portuguesa.
Note
Eusébio da Silva Ferreira, também conhecido como o "Pantera Negra", foi um futebolista português do Sport Lisboa e Benfica. É considerado por especialistas e adeptos do futebol, bem como pelo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol como um dos melhores futebolistas de todos os tempos.
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Descrição elaborada a 24 de Maio de 2024.
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Objet numérique - métadonnées
Nom du fichier
PT_SCMLSB__CFSCML_003218.pdf
Latitude
Longitude
Type de support
Texte
Type MIME
application/pdf
