Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
Unidade de Saúde Santa Casa da Tapada
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
- Unidade Local de Saúde da Tapada ([?] - 2006-03-09)
Numéro d'immatriculation des collectivités
USSCT
Zone de description
Dates d'existence
[?] -
Historique
Unidade orgânica cuja designação foi alterada, a 9 de Março de 2006, de Unidade Local de Saúde da Tapada para Unidade de Saúde Santa Casa da Tapada, com a aprovação do regulamento orgânico da Saúde de Proximidade Santa Casa.
Lieux
Statut juridique
Fonctions et activités
Segundo o regulamento orgânico da Direção dos Serviços de Saúde, datado de 26 de Junho de 2003, competia à Unidade Local de Saúde da Tapada:
a) elaborar o plano estratégico da Unidade, com a duração de um ano, de acordo com o plano estratégico dos Serviços de Saúde;
b) elaborar o plano de ação da Unidade, com a duração de seis meses, devendo incluir, nomeadamente: a calendarização prevista para o desenvolvimento das ações; os ganhos em Saúde a obter, através da utilização de indicadores propostos pela Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento em Saúde e aprovados pela Direção; a implementação de atividades para promoção e vigilância da saúde, prevenção, diagnóstico, terapêutica e monitorização, através do planeamento, organização e prestação de cuidados ao indivíduo, à família e à comunidade, bem como o desenvolvimento de atividades específicas para situações de maior risco ou vulnerabilidade de saúde;
c) desenvolver a atividade na observância do plano de ação aprovado para a Unidade;
d) elaborar relatório de execução do plano semestral;
e) orientar o funcionamento e a gestão interna da Unidade e assegurar o seu cumprimento, nomeadamente a conjugação dos diferentes profissionais relativamente a turnos, escalas, propondo horários de trabalho e férias, de forma a otimizar a capacidade instalada, assegurando a gestão global integrada adequada dos recursos humanos;
f) garantir aos utentes a prestação de cuidados de saúde atempados e de qualidade, acompanhada da gestão criteriosa dos recursos disponíveis;
g) implementar e desenvolver processos de melhoria continua de qualidade em saúde, no âmbito do plano aprovado;
h) elaborar mapas de atividade e movimento da Unidade;
i) Implementar a investigação na área da saúde;
j) tomar conhecimento e propor medidas adequadas em resposta a reclamações;
k) identificar necessidades de formação dos diferentes profissionais de saúde, contribuindo para a elaboração do plano de aprendizagem/formação elaborado pela Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento em Saúde;
l) propor ações de formação dos diferentes profissionais, desde que enquadradas no plano de formação aprovado.
A Direção da Unidade Local de Saúde tinha como atribuições, entre outras:
a) decidir sobre dúvidas de caráter técnico no âmbito da Medicina;
b) promover a implementação de orientações médicas e protocolos adequados às diferentes patologias;
c) promover o uso racional de medicamentos e de meios complementares de diagnóstico, através de evidência científica ou, na sua ausência, a criação de metodologias, que após validação, sejam implementadas;
d) gerir os recursos humanos da Unidade (gestão administrativa), podendo delegar parte dessa responsabilidade no enfermeiro-chefe;
e) gerir o fundo fixo da Unidade;
f) responsabilizar-se, com os profissionais de saúde competentes, pela entrega atempada de relatórios, pareceres e informações dos utentes a seu cargo;
g) responsabilizar-se com os profissionais de saúde competentes pela entrega atempada ao diretor clínico dos relatórios solicitados pelo sistema judicial ou outras instituições.
Textes de référence
•341.ª deliberação da 13.ª sessão ordinária da Mesa, de 3 de Outubro de 2002, que adotou medidas para refundar os Serviços de Saúde de São Roque;
•345.ª deliberação da 13.ª sessão ordinária da Mesa, de 3 de Outubro de 2002, que aprovou o organograma da Direção dos Serviços de Saúde, no âmbito da reestruturação orgânica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;
•498.ª deliberação da 41.ª sessão ordinária da Mesa, de 24 de Abril de 2003, que aprovou a proposta de modelo de gestão para os Serviços de Saúde, criando na Direção dos Serviços de Saúde uma Comissão de Acompanhamento do Desenvolvimento dos Serviços de Saúde e alterou o modelo de gestão das Unidades Locais de Saúde;
•755.ª deliberação da 50.ª sessão ordinária da Mesa, de 26 de Junho de 2003, que aprovou o regulamento orgânico da Direção dos Serviços de Saúde, no âmbito da reestruturação orgânica da Santa Casa;
•442.ª deliberação da 137.ª sessão ordinária da Mesa, de 7 de Abril de 2005, que colocou a Direção dos Serviços de Saúde sob a alçada do Departamento Saúde-Santa Casa, criado pela deliberação n.º 335 da 134.ª sessão ordinária, de 17 de Março do mesmo ano;
•629.ª deliberação da 142.ª sessão ordinária da Mesa, de 12 de Maio de 2005, que aprovou o regulamento orgânico do Departamento Saúde-Santa, extinguindo a Direção dos Serviços de Saúde e criando o Serviço de Saúde de Proximidade.
•339.ª deliberação da 28.ª sessão ordinária da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, de 9 de Março de 2006, que aprovou o regulamento orgânico da Saúde de Proximidade Santa Casa.
Organisation interne/Généalogie
Com o regulamento orgânico aprovado em 26 de Junho de 2003, a direção da Unidade de Saúde do Bairro da Tapada era composta, à semelhança das demais, por um médico responsável e por um enfermeiro-chefe, que reportavam diretamente à Direção dos Serviços de Saúde.
Contexte général
Zone des relations
Entité associée
Identifiant de l'entité associée
Type de la relation
Dates de la relation
Description de la relation
Entité associée
Identifiant de l'entité associée
Type de la relation
Dates de la relation
Description de la relation
Zone des points d'accès
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Occupations
Zone du contrôle
Identifiant de la notice d'autorité
USSCT
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision et de suppression
Registo de autoridade elaborado a 21 de Julho de 2017.