Identity area
Reference code
PT -SCMLSB CFSCML/0000114
Title
Date(s)
- [196? - 1998] (Creation)
Level of description
U.I.
Extent and medium
383 provas cromogéneas plastificadas (p&b, cor), 200 negativos em acetato de celulose (p&b, cor), 0,23 m.l.
Context area
Name of creator
Administrative history
A primeira designação do atual Museu de São Roque terá sido Museu do Tesouro da Capela de São João Baptista em São Roque, inaugurado a 11 de Janeiro de 1905.
Após a inauguração de novas instalações, em 1931, o Museu da Misericórdia ou Museu de Arte Sacra de São Roque ficou, por deliberação da Mesa de 09 de Janeiro de 1936, provisoriamente subordinado à 1.ª Repartição - Secretaria.
Ao longo dos anos 40 e 50 do século XX, a direção do Museu de São Roque terá estado na dependência do Chefe de Secção do Património da Misericórdia.
As instalações do Museu foram objeto de sucessivas obras de remodelação e ampliação, existindo referências à inauguração de novos espaços em 1968 e 1978. Neste período o Museu de São Roque continuou na dependência direta do Serviço de Património.
A instituição do Museu de São Roque como um serviço independente ocorreu por força do Decreto-Lei n.º 313/79, de 20 de Agosto.
Em 1982 o Museu de São Roque era um dos serviços da área cultural da Misericórdia que se encontrava enquadrado na Secretaria-Geral. No regulamento desta unidade orgânica, aprovado pela 1104.ª deliberação da 70.ª sessão ordinária da Mesa, de 03 de Junho de 1993, é confirmada a subordinação do Museu de São Roque à Secretaria-Geral.
Em Junho de 2012, com o objetivo de valorizar a cultura como área de missão da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é criada a Direção da Cultura, passando a ser a unidade orgânica responsável pela promoção e coordenação, de forma integrada e transversal, da ação cultural da instituição, designadamente nas áreas do estudo e investigação, conservação, incorporação de bens culturais e desenvolvimento cultural. No regulamento desta Direção, aprovado pela 1316.ª deliberação da 34.ª sessão ordinária da Mesa, de 06 de Junho de 2012, o Museu de São Roque passa figurar entre os serviços dependentes da nova unidade orgânica.
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Unidade de instalação incorporada em 2009, proveniente do Museu de São Roque de Lisboa.
Content and structure area
Scope and content
Inclui planos do interior e vistas exteriores dos edifícios do Museu e Igreja de São Roque, do Convento dos Inglesinhos, do Instituto de São Pedro de Alcântara, do antigo Palácio dos Marqueses de Minas, do Hospital Ortopédico de Sant'Ana, do Centro Social de São Boaventura, do Centro de Dia da Sé, do n.º 2 a n.º 6 da Rua D. Pedro V., do Convento dos Inglesinhos, do n.º 51 da Rua Silva Carvalho e do antigo Palácio do Marquês do Alegrete.
Integra, também, retratos de funcionários e utentes da Farmácia da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e do Hospital Infantil de São Roque.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Estado de conservação: Razoável.
Algumas espécies apresentam riscos e fungos.
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Cota antiga: MSR12.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Descrição elaborada a 2 de agosto de 2024.