Zona da identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
Direção de Comunicação e Marketing
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
DICM
Zona da descrição
Datas de existência
2012-11-15 -
História
Unidade orgânica instrumental, criada em 2012, com o objetivo de garantir a coerência entre a estratégia de comunicação global da SCML e as políticas de comunicação, marketing, publicidade, imagem e patrocínios, desenvolvidos no âmbito das atribuições da Misericórdia de Lisboa, contribuindo para a promoção e consolidação da imagem e reputação institucionais.
Sofreu reestruturações internas em 2014, 2015 e 2016, mantendo-se em vigência os seus objetivos e atribuições iniciais.
Lugares
Estatuto legal
Funções, ocupações e atividades
A Direção de Comunicação e Marketing coordena a estratégia de comunicação global da SCML e é responsável pelo desenvolvimento e execução da política de comunicação e marketing institucional.
Desde a sua criação, em 15 de Novembro de 2012, esta unidade orgânica detém as seguintes competências:
a) propor superiormente a estratégia de comunicação global da SCML em conformidade com as orientações estratégicas definidas pela Mesa;
b) coordenar o plano estratégico de comunicação global da SCML de acordo com a estratégia definida na alínea a), em articulação com os demais departamentos e serviços da SCML;
c) colaborar na definição da política de comunicação e marketing institucional e assegurar a sua execução através de ações ou projetos de comunicação, publicidade e marketing,
imagem e patrocínios institucionais;
d) assegurar, diretamente ou sob sua coordenação, a execução dos projetos operacionais de comunicação, marketing, publicidade, imagem e patrocínios, que lhe sejam cometidos superiormente, garantindo a respetiva coerência com a estratégia de comunicação global da SCML;
e) promover a elaboração de estudos de mercado e pareceres técnicos orientados para o desenvolvimento da estratégia de comunicação global da SCML;
f) assegurar a relação com os meios de comunicação social;
g) prestar apoio, enquanto centro de competências técnicas em matéria de comunicação, marketing, imagem e publicidade, aos demais departamentos e serviços da SCML, que o solicitem.
A partir da reestruturação orgânica de 16 de Julho de 2015, passou a acumular também a seguinte atribuição:
h) assegurar a gestão dos contratos relativos às categorias de bens e serviços que lhe estão afetos e pelos quais é responsável.
Mandatos/Fontes de autoridade
- 2381.ª deliberação da 53.ª sessão ordinária da Mesa, de 15 de Novembro de 2012, que aprovou o regulamento orgânico da Direção de Comunicação e Marketing;
- 758.ª deliberação da 124.ª sessão ordinária da Mesa, de 03 de Julho de 2014, que aprovou a reestruturação orgânica da Direção de Comunicação e Marketing e o seu novo regulamento;
- 663.ª deliberação da 34.ª sessão ordinária da Mesa, de 16 de Julho de 2015, que aprovou a reestruturação orgânica da Direção de Comunicação e Marketing e o seu novo regulamento;
- 301.ª deliberação da 10.ª sessão ordinária da Mesa, de 13 de Maio de 2016, que aprovou a revisão do regulamento orgânico da Direção de Comunicação e Marketing.
Estruturas internas/genealogia
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Entre 15 de Novembro de 2012 e 03 de Julho de 2014 a Direção de Comunicação e Marketing integrou os seguintes serviços: Conselho de Comunicação e Marketing; Unidade de Comunicação Institucional; Unidade de Marketing, Publicidade e Gestão de Meios.
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Com a reestruturação orgânica de 03 de Julho de 2014, até 16 de Julho de 2015, a Direção de Comunicação e Marketing englobava os seguintes serviços: Conselho de Comunicação e Marketing; Unidade de Comunicação Institucional; Unidade de Marketing, Publicidade e Gestão de Meios; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação.
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A partir de 16 de Julho de 2015, até 13 de Maio de 2016, a Direção de Comunicação e Marketing reuniu os seguintes serviços: Unidade de Comunicação e Imprensa; Unidade de Conteúdos e Comunicação Interna; Unidade de Marketing, Publicidade, Meios e Controle de Gestão e os respetivos núcleos (Núcleo de Gestão de Eventos, Patrocínios e Produção; Núcleo de Gestão de Inovação, Canais Digitais e Parcerias; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação).
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Com as alterações ao regulamento da Direção de Comunicação e Marketing, aprovadas em 13 de Maio de 2016, esta unidade orgânica passou a compreender os seguintes serviços: Gabinete de Estudos Sociais; Unidade de Comunicação e Imprensa; Unidade de Conteúdos e Comunicação Interna; Unidade de Marketing, Publicidade, Meios e Controlo de Gestão; Unidade de Gestão de Inovação, Canais Digitais e Parcerias; Núcleo de Audiovisuais e Multimédia; Núcleo de Design de Comunicação.
Contexto geral
Zona das relações
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Entidade relacionada
Identificador da entidade relacionada
Categoria da relação
Datas da relação
Descrição da relação
Área de pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Ocupações
Zona do controlo
Identificador do registo de autoridade
DICM
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão ou eliminação
Registo de autoridade elaborado a 18 de Julho de 2017.
Línguas e escritas
- português